Especialistas da China e Coreia do Sul se Unem à Iniciativa SpaceResources.lu do Governo de Luxemburgo como Consultores de Alto Nível

LUXEMBURGO--()--O Ministro de Economia de Luxemburgo anunciou hoje que os principais especialistas da China e Coreia do Sul se uniram ao Conselho Consultivo Internacional, que orienta o Governo de Luxemburgo na formação e desenvolvimento de sua iniciativa SpaceResources.lu, que visa promover o uso comercial de recursos coletados de corpos celestes como asteroides ou da lua.

O Prof. Wu Ji é cientista chefe e líder de projeto do Programa Estratégico de Prioridade em Ciência Espacial da Academia Chinesa de Ciências onde têm sido professor pleno desde 1996. Em 2016, foi eleito Presidente da Sociedade Chinesa de Pesquisa Espacial. O Prof. Wu Ji também é Diretor Geral do Centro Nacional de Ciência Espacial, Vice-Presidente do Comitê para Pesquisa Espacial e membro pleno da Academia Internacional de Astronáutica.

O Prof. Seung Jo Kim é Professor Emérito da Universidade Nacional de Seul, da qual se desligou em 2015. Também é membro do Instituto Americano de Aeronáutica e Astronáutica bem como do Instituto de Física. Trabalhou como Presidente do Instituto de Pesquisa Aeroespacial da Coreia do Sul por três anos desde 2011, e entre outros projetos importantes conduziu o lançamento bem sucedido do primeiro veículo de lançamento espacial sul-coreano em 2013.

O terceiro novo membro que se associou hoje ao Conselho Consultivo de Governo é Jean-Louis Schiltz. Ele é Professor Convidado na Universidade de Luxemburgo e advogado como atividade particular. Também é membro do Conselho Consultivo do Modelo Inteligente de Desenvolvimento Sustentável da União Internacional de Telecomunicações. De 2004 a 2009, Jean-Louis Schiltz foi Ministro do Governo de Luxemburgo. Seus portfólios incluem mídia, telecomunicações, tecnologia (TI e Internet), desenvolvimento internacional e defesa.

Estes três novos membros do Conselho Consultivo se uniram ao Sr. Georges Schmit, antigo Consul Geral e Diretor Executivo no Departamento de Comércio e Investimentos de Luxemburgo em San Francisco, ao Sr. Jean-Jacques Dordain, Diretor Geral da Agência Espacial Europeia (ESA) de 2003 a 2015, e ao Dr. Simon "Pete” Worden, antigo Diretor do Centro de Pesquisa da NASA-Ames na Califórnia onde já trabalham como consultores de alto nível na orientação do Governo de Luxemburgo.

O Vice Primeiro Ministro e Ministro de Economia, Etienne Schneider, comentou: "Sinto muito prazer em dar as boas vindas a estes três novos membros, cuja valiosa experiência e conhecimento fortalecem ainda mais o Conselho Consultivo. Suas contribuições e consultorias terão um importante impacto positivo nas futuras atividades da iniciativa SpaceResources.lu."

O Prof. Wu Ji declarou: "Apoio a iniciativa SpaceResources.lu, pois reflete a história espacial de Luxemburgo e o espírito de abertura do país. Ao contrário de importantes nações espaciais, que estão perseguindo seus próprios objetivos, o Grão-Ducado pode se basear na cooperação internacional para atrair capacidades tecnológicas e ideias inovadoras a Luxemburgo."

O Prof. Seung Jo Kim disse: "Estou honrado em ser chamado para dar consultoria ao Governo de Luxemburgo em seus esforços de posicionar o país como um local ideal para projetos inovadores em tecnologias espaciais avançadas. Meu objetivo é fazer com que pessoas e outros governos no mundo acreditem na exploração de recursos espaciais."

Publicado pelo Ministério de Economia de Luxemburgo

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Contato de mídia:
Ministro de Economia de Luxemburgo
Paul ZENNERS
E-mail: paul.zenners@eco.etat.lu
Tel.: (+352) 247-74126
Cel.: (+352) 621 409 141

Contacts

Contato de mídia:
Ministro de Economia de Luxemburgo
Paul ZENNERS
E-mail: paul.zenners@eco.etat.lu
Tel.: (+352) 247-74126
Cel.: (+352) 621 409 141