Kingsland inicia processo para nomear auditores independentes para a revisão de transações de partes relacionadas da Avianca com o Germán Efromovich e a Synergy

Ação visa defender os interesses dos acionistas minoritários e melhorar a governança corporativa

NASSAU, Bahamas--()--A Kingsland Holdings Limited (“Kingsland”), acionista minoritário da Avianca Holdings S.A. (“Avianca”), hoje pediu formalmente que a Avianca convoque uma assembléia extraordinária dos acionistas para votar a nomeação de um auditor independente, para examinar as diversas transações com partes relacionadas realizadas pela Avianca com a sua acionista controladora, Synergy Aerospace Corporation e outras entidades afiliadas à Synergy e Germán Efromovich. De acordo com os estatutos da Avianca, a empresa deverá convocar a assembleia geral extraordinária nos próximos dez dias.

Diante de tantas transações com partes relacionadas que Efromovich realizou e continua a realizar para a Avianca se relacionar com afiliadas dele, e em face ao aparente beneficio unilateral de tais transações, que favorecem a Synergy à custa de outros acionistas da empresa, Roberto Kriete, representante da Kingsland no conselho de administração da Avianca, vem solicitando há vários meses que a empresa mantenha um auditor independente para revisar essas operações. Até então, a Synergy fez com que a Avianca negasse esses pedidos, não deixando escolha para Kingsland a não ser tomar todas as medidas necessárias para proteger os interesses dos acionistas minoritários da companhia.

Caso a Synergy, na assembleia geral extraordinária de acionistas, utilize sua posição de controle das ações com direito a voto da Avianca para negar novamente uma revisão imparcial das transações entre partes relacionadas com a empresa, a Kingsland pretende solicitar que um tribunal civil do Panamá nomeie auditores independentes para revisar tais operações, de acordo com o artigo 425 do Código de Comércio do Panamá.

Em 28 de fevereiro de 2017, a Kingsland também entrou com uma ação no Tribunal de Nova York contestando a conduta da Synergy e do Sr. Efromovich em relação à Avianca.

Contato de Imprensa
Burson-Marsteller