Novo relatório da GSMA destaca sistema de mensagens como oportunidade para plataforma

Plataforma disponibiliza aos clientes acesso a várias marcas e serviços

LONDRES--()--A GSMA emitiu hoje um novo relatório intitulado “Messaging as a Platform – The Operator Opportunity” (Sistema de mensagens como plataforma – A oportunidade para as operadoras), que descreve como as operadoras de telefonia móvel podem desempenhar um papel central no futuro do Sistema de mensagens como Plataforma (MaaP). O relatório foi criado com a colaboração das empresas AT&T, China Mobile, China Unicom, Deutsche Telekom, Ericsson, Metaswitch, Orange, KPN, Reliance Jio, Samsung, SK Telecom, Summit Tech, Syniverse, Telenor, Telia, T-Mobile US, Vodafone Group, WIT e Xura. A GSMA está trabalhando em estreita colaboração com operadoras de sistemas móveis e com a indústria como um todo nas oportunidades e serviços avançados que o MaaP oferece aos consumidores.

O MaaP combina as funcionalidades de sistemas avançados de mensagens com interfaces padronizadas para chatbots e plug-ins que criam uma grande experiência para os clientes, permitindo que as empresas coloquem em prática o potencial do aplicativo-para-pessoa dos sistemas de mensagens via IP. As plataformas de chatbot aproveitam a inteligência artificial (AI) para imitar interações humanas, proporcionando aos clientes acesso a provedores de serviços e marcas que considerarem mais adequados. As previsões do setor indicam que os interesses dos clientes estão se afastando de apps para interagir com um grande número de empresas e provedores de serviços em direção a uma experiência mais simples e intuitiva baseada em chats (ou bate-papos). No futuro, os clientes irão trabalhar com bancos, companhias aéreas, fornecedores de serviços públicos, restaurantes, táxis e outras empresas através de um único aplicativo nativo de sistemas avançados de mensagens.

“Isto representa uma oportunidade para que as operadoras prestem um serviço de sistemas de mensagens baseado em IP que coloca o controle nas mãos dos assinantes. Através de parcerias e colaborações com o setor, as operadoras podem desempenhar um papel central em oferecer uma experiência de usuário unificada, consistente e engajada, que pode ser escalada para criar uma comunidade global”, disse o diretor de Tecnologia da GSMA, Alex Sinclair. “A adoção do perfil universal para sistemas avançados de mensagens da GSMA é um fator imprescindível que sustenta os serviços de MaaP e disponibiliza ao setor os fundamentos para criar um serviço dinâmico e flexível.”

Experiências de usuário aprimoradas

O MaaP habilita serviços de comunicação entre negócios de terceiros – como provedores de aplicativos, serviços e conteúdo – e consumidores. O MaaP também ajuda as empresas a disponibilizarem uma maneira interativa de conectar-se diretamente aos clientes nos seus dispositivos, oferecendo uma experiência similar à conversa com um agente humano ou um funcionário de uma organização baseada em serviço. As mensagens via operador estão muito bem posicionadas para desempenhar um papel no MaaP, considerando que as operadoras já têm uma relação com clientes no que se refere a identidade segura e informações de faturamento.

O perfil universal da GSMA para sistemas avançados de mensagens

O relatório também destaca o papel-chave que o Universal Profile (UP – Perfil Universal) da GSMA desempenha para as operadoras ao fornecer uma plataforma MaaP consistente. No entanto, para muitos clientes de empresas de telecomunicações, um ponto de início é pensar na migração do tráfego já existente de serviços de SMS A2P (Application–to-Person) em relação a sistemas de mensagens enriquecidas baseadas em RCS. Isso ajudará a estabelecer os fundamentos para um ecossistema de MaaP avançado e flexível. O MaaP será um importante componente da próxima versão do Universal Profile, lançada em abril/maio de 2017, e irá representar uma oportunidade para que as operadoras criem uma experiência de engajamento de usuários em colaboração com outros parceiros do setor. O Universal Profile é apoiado atualmente por 76 operadoras, fabricantes de equipamentos e provedores de sistemas operacionais globais. Ele atualiza os serviços de sistemas de mensagens já existentes das operadoras e disponibiliza aos usuários um serviço comum, consistente e interoperável a nível global, que inclui funcionalidades como chat em grupo, compartilhamento de fotografias de alta resolução e acesso a receitas.

Para fazer o download de “Sistema de mensagens como plataforma – A oportunidade para as operadoras”, acesse: http://www.gsma.com/network2020/digest/messaging-platform-operator-opportunity/. A GSMA também criou um artigo sobre o MaaP que está disponível para os membros da GSMA.

Programa Network 2020 no Mobile World Congress 2017

No Mobile World Congress deste ano, realizado entre 27 de fevereiro e 2 de março em Barcelona, o programa Network 2020 da GSMA irá expor seu trabalho sobre o perfil universal de sistemas avançados de mensagens. Haverá várias demonstrações interativas no espaço de exposição da Innovation City da GSMA no Pavilhão 3, bem como um programa completo de seminários que abrangerá 5G e Sistemas de mensagens como plataforma comercial, chatbots e muito mais. Para mais informações, acesse: http://www.gsma.com/network2020/events-and-webinars/mobile-world-congress-2017/.

Fique por dentro do Mobile World Congress 2017

Para mais informações sobre o Mobile World Congress 2017, acesse www.mobileworldcongress.com. Siga os desenvolvimentos e novidades sobre o Mobile World Congress no Twitter @GSMA usando #MWC17, na nossa página do Mobile World Congress no LinkedIn https://www.linkedin.com/company/gsma-mobile-world-congress ou no Facebook em https://www.facebook.com/mobileworldcongress/. Para informações adicionais sobre canais sociais da GSMA, acesse www.mobileworldcongress.com/about/contact/social-media/.

-FIM-

Sobre a GSMA

A GSMA representa os interesses das operadoras de telefonia móvel do mundo inteiro, reunindo cerca de 800 operadoras de aproximadamente 300 empresas do amplo ecossistema da tecnologia móvel, incluindo fabricantes de aparelhos e dispositivos, empresas de software, fornecedores de equipamentos e empresas de Internet, assim como organizações de setores industriais adjacentes. A GSMA também realiza os principais eventos do setor, como o Mobile World Congress, o Mobile World Congress Shanghai, Mobile World Congress para toda a América e as conferências Mobile 360 Series.

Para mais informações, acesse o site corporativo da GSMA em www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.

GSMA
Imprensa: