• O REVLIMID® oral é o primeiro e único medicamento autorizado na Europa para uso como terapia de manutenção após transplante autólogo de células estaminais no mieloma múltiplo
  • A nova indicação amplia a disponibilidade do REVLIMID® ao longo do contínuo da doença do mieloma múltiplo

BOUDRY, Suíça--()--A Celgene International Sàrl, uma subsidiária integral da Celgene Corporation (NASDAQ: CELG), anunciou hoje que a Comissão Europeia (CE) aprovou o REVLIMID® (lenalidomida) como monoterapia para o tratamento de manutenção de pacientes adultos recém-diagnosticados com mieloma múltiplo que foram submetidos ao transplante autólogo de células estaminais (TACE). O REVLIMID® é o primeiro e único tratamento de manutenção licenciado disponível para esses pacientes.

A Autorização de Comercialização do REVLIMID® foi atualizada para incluir esta nova indicação, que expande as indicações existentes de mieloma múltiplo como terapia de combinação para o tratamento de pessoas não elegíveis para transplante que foram recentemente diagnosticadas ou que receberam pelo menos uma terapia anterior.

O mieloma múltiplo é um câncer de sangue sem cura e com risco de morte que se caracteriza pela proliferação e supressão tumoral do sistema imunológico.1 É uma doença rara, mas fatal: a cada ano, cerca de 39 mil pessoas são diagnosticadas com mieloma múltiplo na Europa e cerca de 24 mil pessoas morrem da doença.2 A idade média do diagnóstico na Europa é entre 65 e 70 anos.3 Na Europa, os pacientes que estão em boa forma e boas condições clínicas são normalmente considerados elegíveis para o TACE.4

No caso dos pacientes que são recém-diagnosticados com mieloma múltiplo e elegíveis para o TACE, os objetivos-chave do tratamento são retardar a progressão da doença e, em última instância, alcançar o controle a longo prazo sobre o mieloma múltiplo.5 Esses pacientes normalmente recebem terapia de indução e altas doses de quimioterapia com melfalano, seguido do transplante autólogo de células estaminais. Esta abordagem terapêutica tem sido um padrão estabelecido de atendimento por mais de 20 anos.6 Considerando que mais da metade dos pacientes que recaem o fazem em dois a três anos do TACE7,8, a aprovação de uma terapia de manutenção para uso pós-TACE capaz de retardar a progressão da doença representa um avanço importante para estes pacientes.

Após o TACE, a maioria dos pacientes ainda verá sua doença tornar ou progredir. Agora temos a oportunidade de aumentar a função imune e retardar a progressão da doença controlando as células malignas residuais e retardando o crescimento tumoral. O REVLIMID® demonstrou aumentar a sobrevida livre de progressão pós-TACE nos ensaios clínicos. Ter uma terapia autorizada para o uso neste cenário tão importante significa que agora temos a chance de retardar a progressão da doença sustentando a resposta”, afirma o professor Michel Attal, diretor executivo do Institut Universitaire du Cancer Toulouse Oncopole e Institut Claudius Regaud, na França.

A decisão da CE de aprovar o REVLIMID® como monoterapia para o mieloma múltiplo na configuração pós-TACE foi baseada nos resultados de dois estudos conduzidos por grupos cooperativos, o CALGB 1001049 e o IFM 2005-02.10

• CALGB 100104 foi um estudo multicêntrico, duplo-cego, controlado, de fase III, englobando 460 pacientes recém-diagnosticados com mieloma múltiplo submetidos ao TACE, que foram randomizados para receber tratamento diário contínuo com REVLIMID® ou placebo até reincidência ou intolerância.
  • IFM 2005-02 foi um estudo internacional multicêntrico, duplo-cego, controlado, de fase III, englobando 614 pacientes recém-diagnosticados com mieloma múltiplo que foram randomizados para receber um regime de consolidação de 2 meses pós-TACE do REVLIMID® em monoterapia, seguido de tratamento diário contínuo com REVLIMID® ou placebo até reincidência ou intolerância.

Em ambos os estudos, o parâmetro primeiro de eficácia foi a sobrevida livre de progressão (SLP) desde o transplante até a data de progressão da doença ou morte, o que ocorrer primeiro. A monoterapia com o REVLIMID® como tratamento de manutenção pós-TACE reduziu significativamente o risco de progressão da doença ou morte em pacientes com mieloma múltiplo, levando a que os estudos fossem abertos (não cegos) com base em passar seus limites pré-especificados para superioridade na análise interina. A SLP atualizada, usando um corte de 1º de fevereiro de 2016, continua mostrando uma vantagem na sobrevida livre de progressão:

• CALGB 100104: após 81,6 meses de seguimento, a SLP mediana foi de 56,9 meses (IC 95%: 41,9, 71,7) no grupo REVLIMID® versus 29,4 meses (95% IC 20,7, 35,5) no grupo placebo (RH=0,61; IC 95% 0,48, 0,76; p<0,001).
  • IFM 2005-02: após 96,7 meses de seguimento, a SLP mediana foi de 44,4 meses (IC 95%: 39,6, 52,0) no grupo REVLIMID® versus 23,8 meses (IC 95% 21,2, 27,3) no grupo placebo (RH=0,57; IC 95% 0,47, 0,68; p<0,001).

Os estudos individuais não foram alimentados por um parâmetro de sobrevida global (SG). Usando um corte de 1º de fevereiro de 2016, uma análise descritiva mostrou que a mediana de sobrevida global no CALGB 100104 foi de 111 meses (IC 95%, 101,8, não estimável) para pacientes que receberam o REVLIMID versus 84,2 (IC 95% 71,0, 102,7) no grupo placebo (RH=0,61; IC 95% 0,46, 0,81; p<0,001). No estudo IFM 2005-02, a sobrevida global mediana foi de 105,9 meses (IC 95%, 88,8, não estimável) nos pacientes que receberam o REVLIMID versus 88,1 (IC 95%: 80,7, 108,4) no grupo placebo (RH=0,90; IC 95% 0,72, 1,13; p=0,355, não significativo).

Em ambos os estudos de fase III, o perfil de segurança estava alinhado com outros dados clínicos em transplante de células não-estaminais recém-diagnosticado e um estudo de segurança pós-aprovação em mieloma múltiplo recidivante/refratário. Os eventos adversos mais frequentemente notificados nesses dois estudos foram hematológicos e envolviam neutropenia e trombocitopenia. Os eventos adversos não hematológicos mais frequentemente notificados foram as infecções. Também foi observada uma maior taxa de incidência de segundas malignidades hematológicas primárias (SMPs) no grupo REVLIMID® em comparação com o grupo placebo em ambos os estudos. Contudo, a decisão da CE confirma que a relação risco-benefício para o REVLIMID® é positiva nesta indicação alargada.

Tuomo Pätsi, presidente de Operações Europeias e Internacionais da Celgene, afirmou: “Estamos felizes em fornecer uma opção de tratamento para esses pacientes com mieloma múltiplo que anteriormente não tinham nenhum medicamento licenciado disponível para que eles tenham um tratamento de manutenção após o TACE. Esta última aprovação destaca o importante papel do REVLIMID® no tratamento do mieloma múltiplo, estendendo seu uso ao longo do espectro da doença e demonstrando nosso compromisso com os pacientes com mieloma múltiplo. Continuamos investindo em pesquisa e desenvolvimento ao mesmo tempo em que nos esforçamos para transformar o mieloma múltiplo e outras doenças atualmente incuráveis em condições gerenciáveis”.

A decisão da CE relativa à utilização do REVLIMID® como monoterapia para o tratamento de manutenção de pacientes adultos recém-diagnosticados com mieloma múltiplo submetidos ao TACE segue o parecer positivo emitido pelo Comitê de Medicamentos para Uso Humano (CHMP) em janeiro de 2017.

A Celgene anunciou, em 22 de fevereiro de 2017, que a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA expandiu a indicação existente para o REVLIMID® para incluir o uso em pacientes com mieloma múltiplo como terapia de manutenção após o transplante autólogo de células estaminais hematopoiéticas nos Estados Unidos.

Sobre o CALGB 100104

O CALGB 100104 foi um estudo de fase III, randomizado, controlado, duplo-cego e multicêntrico realizado em 47 centros dos Estados Unidos. Um total de 460 pacientes recém-diagnosticados com mieloma múltiplo – com idade entre 18 e 70 anos – que atingiram pelo menos uma doença estável ou melhor 100 dias após terem sido submetidos ao transplante autólogo de células estaminais, foram randomizados para receberem manutenção tanto de REVLIMID® (10 mg/dia por três meses, depois 15 mg/dia) quanto de placebo, até progressão da doença, efeitos colaterais intoleráveis ou morte.

Sobre o IFM 2005-02

O IFM 2005-02 foi um estudo de fase III, controlado, duplo-cego e multicêntrico, realizado em 77 centros de três países da Europa. Um total de 614 pacientes recém-diagnosticados com mieloma múltiplo – com idade inferior a 65 anos – sem sinais de progressão da doença dentro de seis meses após terem sido submetidos ao transplante autólogo de células estaminais, foram randomizados para receber um regime de consolidação de dois meses da monoterapia de REVLIMID®, 25 mg/dia por 21/28 dias, seguido por manutenção de REVLIMID® (10 mg/dia por três meses, depois 15 mg/dia) ou de placebo, até progressão da doença, efeitos colaterais intoleráveis ou morte.

Sobre o REVLIMID®

O REVLIMID® como terapêutica combinada é aprovado na Europa, EUA e Japão e em cerca de 25 outros países para o tratamento de pacientes adultos com mieloma múltiplo (MM) previamente não tratado que não são elegíveis para transplante. O REVLIMID® também é aprovado em combinação com dexametasona para o tratamento de pacientes com MM que receberam pelo menos uma terapia prévia em quase 70 países, abrangendo Europa, Américas, Oriente Médio e Ásia, e em combinação com dexametasona para o tratamento de pacientes cuja doença progrediu após uma terapia, na Austrália e Nova Zelândia.

O REVLIMID® também é aprovado nos EUA, Canadá, Suíça, Austrália, Nova Zelândia e vários países da América Latina, bem como na Malásia e Israel, para anemia dependente de transfusão devido a síndromes mielodisplásicas (SMD) de risco baixo ou intermediário 1 associadas a anomalias citogenéticas de deleção do cromossomo 5q com ou sem anomalias citogenéticas adicionais; e na Europa para o tratamento de pacientes com anemia dependente de transfusão devido a SMD de risco baixo ou intermediário 1 associadas a uma anomalia citogenética isolada de deleção do 5q quando outras opções terapêuticas são insuficientes ou inadequadas.

Além disso, o REVLIMID® é aprovado na Europa e nos Estados Unidos para o tratamento de pacientes com linfoma de células do manto (LCM) cuja doença recidivou ou progrediu após duas terapias anteriores, uma das quais incluindo bortezomibe. Na Suíça, o REVLIMID está indicado para o tratamento de pacientes com LCM recidivante ou refratário após terapêutica prévia que incluiu bortezomibe e quimioterapia/rituximabe.

O REVLIMID não é indicado e não é recomendado para o tratamento de pacientes com leucemia linfoide crônica (LLC) fora dos ensaios clínicos controlados.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES ADICIONAIS DE SEGURANÇA baseadas no Resumo das Características do Produto da UE

Contraindicações

O REVLIMID® (lenalidomida) está contraindicado em pacientes com hipersensibilidade conhecida à substância ativa ou a qualquer um dos excipientes na formulação.

O REVLIMID® (lenalidomida) é contraindicado durante a gravidez e também em mulheres em idade fértil, a menos que todas as condições do Programa de Prevenção da Gravidez sejam atendidas.

Advertências e precauções

Gravidez: as condições do Programa de Prevenção da Gravidez devem ser cumpridas para todos os pacientes, a menos que haja evidência confiável de que o paciente não tem potencial para engravidar.

Doenças cardiovasculares: os pacientes com fatores de risco conhecidos para infarto do miocárdio ou tromboembolismo devem ser cuidadosamente monitorados.

Neutropenia e trombocitopenia: as contagens de células sanguíneas devem ser realizadas todas as semanas durante as primeiras oito semanas de tratamento e, mensalmente, para monitorar as citopenias. Pode ser necessária uma redução da dose.

Infecção com ou sem neutropenia: todos os pacientes devem ser aconselhados a procurar assistência médica imediatamente após o primeiro sinal de infecção.

Insuficiência renal: o monitoramento da função renal é aconselhado em pacientes com insuficiência renal.

Distúrbios da tireoide: recomenda-se o controle ideal das condições comórbidas que influenciam a função da tireoide antes do início do tratamento. Recomenda-se o monitoramento contínuo e em linha de base da função da tireoide.

Síndrome da lise tumoral: os pacientes com elevada carga tumoral antes do tratamento devem ser cuidadosamente monitorados e tomar as precauções adequadas.

Reações alérgicas: os pacientes que tiveram reações alérgicas anteriores durante o tratamento com talidomida devem ser cuidadosamente monitorados.

Reações cutâneas graves: O REVLIMID® (lenalidomida) deve ser descontinuado se houver erupção cutânea esfoliativa ou bolhosa, ou em caso de suspeita de Síndrome de Stevens-Johnson (SSJ) e Necrólise Epidérmica Tóxica (NET) e não deve ser retomada após a interrupção destas reações. A interrupção ou descontinuação da lenalidomida deve ser considerada para outras formas de reação cutânea, dependendo da gravidade. Os pacientes com história de erupção cutânea grave associada ao tratamento com talidomida não devem receber lenalidomida.

Intolerância à lactose: pacientes com problemas hereditários raros de intolerância à galactose, deficiência de lactase lapp ou má absorção de glucose-galactose não devem tomar este medicamento.

Segunda malignidade primária (SMP): o risco de ocorrência de SPM hematológica deve ser considerado antes de iniciar o tratamento com REVLIMID® (lenalidomida), quer em combinação com melfalano, quer imediatamente após uma dose elevada de melfalano e transplante autólogo de células estaminais (TACE). Os médicos devem avaliar cuidadosamente os pacientes antes e durante o tratamento usando o exame padrão de câncer para a ocorrência da SPM e instituir o tratamento conforme indicado.

Doenças hepáticas: devem ser efetuados ajustes de dose em pacientes com insuficiência renal. Recomenda-se o monitoramento da função hepática, particularmente quando existe uma história de infecção hepática viral concomitante ou quando o REVLIMID® (lenalidomida) é combinado com medicamentos conhecidos por estarem associados à disfunção hepática.

Pacientes com mieloma múltiplo recentemente diagnosticado: os pacientes devem ser cuidadosamente avaliados quanto à sua capacidade de tolerar o REVLIMID® (lenalidomida) em combinação, considerando a idade, com estágio III da ISS, ECOG PS≤2 ou CLcr<60 mL/min.

Catarata: recomenda-se o monitoramento regular da capacidade visual.

Resumo do perfil de segurança no mieloma múltiplo

Mieloma múltiplo recentemente diagnosticado: pacientes submetidos ao TACE tratados com manutenção de REVLIMID® (lenalidomida):

• As reações adversas graves observadas com mais frequência (≥ 5%) a partir da manutenção de REVLIMID® (lenalidomida), do que de placebo, foram pneumonias (10,6%) e infecção pulmonar (9,4%)
  • As reações adversas observadas com mais frequência a partir da manutenção de REVLIMID® (lenalidomida), do que de placebo, foram neutropenia (79%), trombocitopenia (72,3%), diarreia (54,5%), bronquite (47,4%), nasofaringite (34,8%), espasmos musculares (33,4%), leucopenia (31,7%), exantema (31,7%), astenia (29,7%), tosse (27,3%), infecção do trato respiratório superior (26,8%), fadiga (22,8%), gastroenterite (22,5%), anemia (21%) e pirexia (20,5%).

Mieloma múltiplo recentemente diagnosticado: os pacientes que não são elegíveis para transplante tratados com REVLIMID® (lenalidomida) em combinação com doses baixas de dexametasona:

• As reações adversas graves observadas com mais frequência (≥ 5%) com REVLIMID® (lenalidomida) em combinação com doses baixas de dexametasona (Rd e Rd18), do que com melfalano, prednisona e talidomida (MPT), foram pneumonia (9,8%) e insuficiência renal (incluindo aguda) (6,3%).
  • As reações adversas observadas com maior frequência com Rd ou Rd18, do que com MPT, foram: diarreia (45,5%), fadiga (32,8%), dor nas costas (32%), astenia (28,2%), insônia (27,6%), erupção cutânea (24,3%), diminuição do apetite (23,1%), tosse (22,7%), pirexia (21,4%) e espasmos musculares (20,5%).

Mieloma múltiplo recentemente diagnosticado: pacientes que não são elegíveis para o TACE tratados com REVLIMID® (lenalidomida) em combinação com melfalano e prednisona:

• As reações adversas graves observadas com mais frequência (≥ 5%) com melfalano, prednisona e REVLIMID® (lenalidomida) seguida da manutenção de REVLIMID® (lenalidomida) (MPR+R) ou melfalano, prednisona e REVLIMID® (lenalidomida) seguida de placebo (MPR+p), do que melfalano, prednisona e placebo seguido de placebo (MPp+p), foram neutropenia febril (6%) e anemia (5,3%).
  • As reações adversas observadas com mais frequência com MPR+R ou MPR+p do que MPp+p foram: neutropenia (83,3%), anemia (70,7%), trombocitopenia (70%), leucopenia (38,8%), constipação (34%), diarreia (33,3%), erupção cutânea (28,9%), pirexia (27%), edema periférico (25%), tosse (24%), diminuição do apetite (23,7%) e astenia (22%).

Pacientes com mieloma múltiplo que receberam pelo menos uma terapêutica prévia:

• As reações adversas mais graves observadas com mais frequência com REVLIMID® (lenalidomida) e dexametasona, do que com placebo e dexametasona em combinação, foram tromboembolismo venoso (trombose venosa profunda, embolia pulmonar) e neutropenia de grau 4.
  • As reações adversas observadas com mais frequência com REVLIMID® (lenalidomida) e dexametasona, do que placebo e dexametasona em ensaios clínicos combinados de mieloma múltiplo (MM-009 e MM-010), foram fadiga (43,9%), neutropenia (42,2%), constipação 40,5%), diarreia (38,5%), cãibras musculares (33,4%), anemia (31,4%), trombocitopenia (21,5%) e erupção cutânea (21,2%).

Populações especiais

População pediátrica: O REVLIMID® (lenalidomida) não deve ser utilizado em crianças e adolescentes desde o nascimento até os 18 anos.

Idosos com mieloma múltiplo recentemente diagnosticado: para pacientes com idade superior a 75 anos tratados com REVLIMID® (lenalidomida) em associação com dexametasona, a dose inicial de dexametasona é de 20 mg/dia nos Dias 1, 8, 15 e 22 de cada ciclo de tratamento de 28 dias. Não é proposto nenhum ajuste de dose para pacientes com mais de 75 anos de idade tratados com REVLIMID® (lenalidomida) em combinação com melfalano e prednisona.

Pessoas idosas com mieloma múltiplo que receberam pelo menos uma terapia anterior: deve ser tomado cuidado na seleção de dose e seria prudente monitorar a função renal.

Pacientes com insuficiência renal: deve ser tomado cuidado na seleção da dose e é aconselhável monitorar a função renal. Não são necessários ajustes de dose em pacientes com insuficiência renal leve e mieloma múltiplo. Recomenda-se o ajuste de dose no início da terapêutica e durante todo o tratamento para pacientes com insuficiência renal moderada ou grave ou doença renal em fase terminal.

Pacientes com insuficiência hepática: O REVLIMID® (lenalidomida) não foi formalmente estudado em pacientes com insuficiência hepática e não existem recomendações de dose específicas.

Consulte o Resumo das Características do Produto para obter informações completas sobre a prescrição europeia.

SOBRE A CELGENE

A Celgene International Sàrl, localizada em Boudry, Suíça, é uma subsidiária integral e sede internacional da Celgene Corporation. A Celgene Corporation, com sede em Summit (Nova Jersey, EUA), é uma empresa farmacêutica global dedicada principalmente à descoberta, desenvolvimento e comercialização de terapias inovadoras para o tratamento de câncer e doenças inflamatórias através de soluções de próxima geração em homeostase de proteínas, imuno-oncologia, epigenética, imunologia e neuroinflamação. Para mais informações, acesse www.celgene.com. Siga a Celgene nas redes sociais: @CelgenePinterestLinkedInFacebook e YouTube.

DECLARAÇÕES PROSPECTIVAS

Este comunicado à imprensa contém declarações prospectivas, que geralmente são declarações que não são fatos históricos. As declarações prospectivas podem ser identificadas pelas palavras "espera", "antecipa", "acredita", "pretende", "estima", "planeja", "vai", "irá", "perspectiva" e expressões semelhantes. As declarações prospectivas são baseadas nos planejamentos, estimativas, premissas e projeções atuais da administração, e falam somente na data em que são feitas. A Celgene não assume nenhuma obrigação de atualizar qualquer declaração prospectiva à luz de novas informações ou eventos futuros, exceto quando exigido por lei. Declarações prospectivas envolvem riscos inerentes e incertezas, a maioria das quais são difíceis de prever e estão geralmente além do controle da Celgene. Os resultados ou consequências reais podem diferir materialmente daqueles implícitos nas declarações prospectivas como resultado do impacto de vários fatores, muitos dos quais são discutidos com mais detalhes no Relatório Anual da Celgene no Formulário 10-K e em outros relatórios arquivados na Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos.

Todas as marcas registradas são propriedade da Celgene Corporation.

# # #

1 Palumbo A, et al. N Engl J Med. 2011;364:1046–1060.

2 Ferlay J, et al. Eur J Cancer. 2013;49:1374–1403

3 Moreau P, et al. Ann Oncol. 2013; 24 (Suppl 6): vi133-vi137

4 Moreau P, et al. Ann Oncol. 2013; 24 (Suppl 6): vi133-vi137

5 Stewart AK, et al. Blood. 2009;114:5436-5443.

6 Bird JM, et al. Br J Haematol. 2011;154:32-75

7 Attal M, et al. Blood. 2006 Nov 15;108(10):3289-94

8 Child JA, et al. N Engl J Med. 2003; 348:1875-1883

9 McCarthy PL, et al. N Engl J Med. 2012;366(19):1770-1781. O CALGB é o grupo cooperativo Cancer and Leukemia Group B (conhecido atualmente como Alliance).

10 Attal M, et al. N Engl J Med. 2012;366(19):1782-1791. IFM é o grupo cooperativo Intergroupe Francophone du Myélome.

Imprensa:
Stacey Minton