GSA e GSMA anunciam acordo para colaborar no espectro para redes 5G

LONDRES--()--A Global mobile Suppliers Association (GSA) e a GSMA anunciaram hoje um acordo que irá ajudar a pavimentar o caminho para o desenvolvimento global das redes de banda larga móvel 5G. A partir desse quadro de cooperação, as duas organizações irão compartilhar e colaborar em questões de gestão de espectro, com referência especial à atribuição, harmonização e disponibilidade de novas bandas no mercado.

Na preparação para a Conferência Mundial de Radiocomunicações da UIT, em 2019 (WRC-19), esta parceria será fundamental. Ela irá contribuir para garantir uma abordagem consistente e coerente em apoio às novas atribuições de espectro para as redes móveis de banda larga baseadas na tecnologia IMT. A cooperação também irá tratar do espectro já identificado, que deverá ser atribuído para satisfazer a procura atual e futura de serviços de banda larga móvel.

Após a parceria bem-sucedida em um workshop sobre 5G no ITU Telecom World 2016, na Tailândia, a GSA e a GSMA assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) durante uma reunião em Londres.

Joe Barrett, presidente da GSA observou: “Tanto a GSA quanto a GSMA compartilham um interesse comum em promover serviços móveis avançados. Nossa colaboração e mensagens combinadas na alocação do espectro irão apoiar a implementação global do 5G para atender às expectativas da indústria com relação à cobertura estendida e taxas de dados gigabit”.

“A GSMA está muito satisfeita em trabalhar com a GSA para defender o acesso dos cidadãos a serviços móveis 5G de alta velocidade e alta qualidade a partir da alocação de espectro futuro. Por meio de uma estreita colaboração temos a chance de conscientizar sobre a necessidade de conectar mais e mais consumidores e empresas”, afirmou John Giusti, diretor de Regulação da GSMA.

O MoU emprega uma abordagem multifacetada que irá priorizar os estudos de compartilhamento em apoio às bandas de frequência para futuras implementações 5G. Além disso, as duas organizações irão identificar e apoiar países-chave, a fim de facilitar a disponibilidade oportuna do espectro já atribuído, realizando estudos nacionais e análises técnicas, conforme necessário.

-FIM-

Sobre a GSMA

A GSMA representa os interesses das operadoras de telefonia móvel do mundo inteiro, reunindo cerca de 800 operadoras de aproximadamente 300 empresas do amplo ecossistema da tecnologia móvel, incluindo fabricantes de aparelhos e dispositivos, empresas de software, fornecedores de equipamentos e empresas de Internet, assim como organizações de setores industriais adjacentes. A GSMA também realiza os principais eventos do setor, como o Mobile World Congress, o Mobile World Congress Shanghai, Mobile World Congress para toda a América e as conferências Mobile 360 Series.

Para mais informações, acesse o site corporativo da GSMA em www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.

Sobre a GSA

A GSA promove o roteiro da tecnologia 3GPP – 3G; 4G; 5G incluindo NB-IoT, VoLTE, LTE-V, LTE-U, LTE Broadcast, disponibilidade e recursos de dispositivos móveis etc. e representa empresas no ecossistema móvel global envolvidas no fornecimento de infraestrutura, semicondutores, equipamentos de teste, dispositivos e aplicativos e serviços de suporte móvel. O Conselho Executivo da GSA é composto por Ericsson, Huawei, Intel, Nokia e Qualcomm Incorporated, cobrindo quase 100% das implementações de infraestrutura de redes móveis.

Para mais informações, acesse o site corporativo da GSA em www.gsacom.com. Siga a GSA no Twitter: @gsacom.

Para a GSMA
Sophie Waterfield