Quase metade dos usuários de celulares ainda só fala e envia mensagens de texto, segundo novo estudo da GSMA

GSMA Intelligence publica estudo anual para medir o envolvimento móvel global

LONDRES--()--De acordo com a nova pesquisa do consumidor realizada pela GSMA Intelligence, quase metade dos usuários de telefones celulares em todo o mundo ainda usa seus dispositivos apenas para fazer chamadas de voz e enviar SMS. O “Global Mobile Engagement Index” (GMEI – ou Índice Global de Compromisso Móvel) mensura o nível de envolvimento dos usuários de celulares em uma grande variedade de casos de utilização e serviços. Este primeiro índice de consumo é baseado em dados do estudo de consumo de 2016 da GSMA Intelligence, que pesquisou os usuários de celulares em 56 mercados globais, representando 80% da população mundial. O primeiro estudo do GMEI foi publicado hoje e será atualizado anualmente.

O GMEI classifica o envolvimento do usuário móvel em quatro níveis: “Aficionados” (os mais engajados), “Pragmáticos”, “Networkers” e “Conversadores” (os menos engajados). A pesquisa revela que os “Conversadores” – aqueles que usam seus telefones celulares apenas para ligar e enviar mensagens de texto – representaram 47% dos proprietários adultos de telefones celulares em 2016. No entanto, este segmento deve diminuir para 29% do total até 2030, à medida que os usuários dos países em desenvolvimento se envolvam mais devido aos avanços na inovação, acessibilidade e disponibilidade de celulares.

Os consumidores podem participar de uma pesquisa online aqui para descobrir em que segmento de consumo estão e se comparar com todas as pessoas ao redor do mundo que participaram da pesquisa.

“Em uma era com o dispositivo móvel praticamente onipresente em todo o planeta e no cerne do estilo de vida das pessoas, há uma crescente necessidade de medir os níveis de mobilidade do usuário para identificar futuras oportunidades de crescimento da indústria”, disse Hyunmi Yang, diretor de Estratégia da GSMA. “Os comportamentos dos consumidores continuam mudando à medida que os dispositivos móveis ficam mais inteligentes, os serviços crescem mais e as sociedades se tornam mais conectadas. O Global Mobile Engagement Index é uma ferramenta única da indústria para ajudar a entender essas tendências de mudança.”

O relatório do GMEI publicado hoje oferece uma série de insights baseados nas últimas pesquisas:

• Coreia do Sul, Qatar e EUA foram os três mercados de maior pontuação em termos de compromisso móvel
  • O SMS tradicional ainda é usado com mais frequência do que o envio de mensagens IP em vários mercados maduros, como França e EUA.
  • Os “millennials” não estão necessariamente em maior número entre os usuários móveis do que as gerações mais velhas; em mercados como a Coreia do Sul, mais de um quarto dos usuários de smartphones são “baby boomers” (entre 51 e 69 anos)
  • Existem alguns mercados, como Mianmar, onde a propriedade de smartphones é relativamente alta, mas o envolvimento dos usuários é baixo – devido ao analfabetismo digital e à falta de conteúdo local relevante
  • Existem vários países africanos com alto envolvimento dos usuários de smartphones em serviços financeiros. Por exemplo, no Quênia e na Tanzânia, cerca de quatro em cada cinco proprietários adultos usam seus aparelhos para acessar serviços de dinheiro móvel
  • Mais de 70% dos usuários de smartphones assistem a vídeos online gratuitos no telefone (por exemplo, YouTube) e um em cada dois usuários de smartphones assiste ou reproduz programas de TV ao vivo em seu dispositivo
  • Mais de 70% dos consumidores de smartphones usam seu dispositivo para pesquisar informações sobre produtos e serviços, mas apenas um em cada dois usa o aparelho para pedir e comprar bens
  • Existe uma diferença de gênero na utilização da internet móvel em vários mercados. Na Índia, por exemplo, as mulheres proprietárias de telefones celulares são 43% menos propensas a usar serviços de internet móvel do que os homens

O GMEI calcula uma pontuação de engajamento para cada um dos 56 mercados globais cobertos na pesquisa com consumidores. Os 10 melhores países baseados nesta pontuação são:

Classificação   País

Pontuação1

1 Coreia do Sul 5.0
2 Qatar 5.0
3 EUA 4.7
4 Arábia Saudita 4.6
5 Dinamarca 4.5
6 Finlândia 4.5
7 Austrália 4.5
8 Espanha 4.4
9 Suécia 4.4
10 Romênia 4.3

O relatório do “GSMA Intelligence Global Mobile Engagement Index” pode ser baixado em: https://www.gsmaintelligence.com/research/2017/02/gmei-2017/602/

-FIM-

Sobre a GSMA

A GSMA representa os interesses das operadoras de telefonia móvel do mundo inteiro, reunindo cerca de 800 operadoras de aproximadamente 300 empresas do amplo ecossistema da tecnologia móvel, incluindo fabricantes de aparelhos e dispositivos, empresas de software, fornecedores de equipamentos e empresas de Internet, assim como organizações de setores industriais adjacentes. A GSMA também realiza os principais eventos do setor, como o Mobile World Congress, o Mobile World Congress Shanghai, Mobile World Congress para toda a América e as conferências Mobile 360 Series.

Para mais informações, acesse o site corporativo da GSMA em www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.

1 A pontuação do GMEI baseia-se nas respostas dadas à pesquisa global ao consumidor de 2016 da GSMA Intelligence. Uma pontuação zero no país significaria que os consumidores nunca usariam seus telefones celulares para nenhum dos 29 casos de uso móvel cobertos pela pesquisa. Uma pontuação 10 no país significaria que os consumidores se envolvem em cada um dos 29 casos de uso móvel todos os dias.

Para a GSMA
Sophie Waterfield