Yamaha Motor estabelece uma estrutura de negócio altamente lucrativa

—Receita e lucro aumentam, não considerando os efeitos do câmbio—

IWATA, Japão--()--A Yamaha Motor Co., Ltd. (TOKYO:7272) (ISIN:JP3942800008) anunciou hoje que no ano fiscal de 2016, encerrado no dia 31 de dezembro, o lucro líquido aumentou 5,2%, para 63,2 bilhões de ienes, devido às expansões dos negócios em mercados emergentes e maior lucratividade em vários setores de negócio. As vendas líquidas diminuíram 7,9%, para 1.502,8 bilhões de ienes, e a receita ordinária caiu 18,5%, para 102,1 bilhões de ienes.

As vendas unitárias de motocicletas e o lucro operacional foram maiores em mercados emergentes como Índia, Vietnã e Filipinas, graças ao aumento de vendas de produtos de maior preço e redução nos custos. As vendas líquidas globais diminuíram devido aos efeitos do câmbio. Em mercados desenvolvidos, o progresso contínuo foi alcançado com iniciativas para reduzir inventários, melhorar cargos financeiros e executar reformas estruturais.

No setor marítimo, as vendas unitárias de motores de popa aumentaram, particularmente de modelos maiores na América do Norte e na Europa. No geral, as vendas e receitas diminuíram devido aos efeitos do câmbio, mas a lucratividade continuou alta e o rendimento operacional foi de 19%. As iniciativas para estabelecer um modelo de negócio de um sistema fornecedor progrediram.

No novo ano fiscal, a previsão geral é de melhoria para as condições de mercado e negócios. A Yamaha Motor espera aumentar as receitas e os lucros, desde que os câmbios não mudem de forma significativa. A empresa prevê que as vendas líquidas do ano fiscal de 2017 aumentarão 6,5%, para 1.600 bilhões de ienes, e a receita líquida subirá 18,8%, para 75 bilhões de ienes. Espera-se que o rendimento operacional e a receita ordinária aumentem 10,5% e 17,6%, respectivamente.

Para saber mais sobre os resultados da Yamaha Motor, acesse: http://bit.ly/2iDSCN8

Sobre a Yamaha Motor

Yamaha Motor (TOKYO:7272) é um produtor líder mundial de motocicletas, produtos marinhos, produtos de energia e máquinas inteligentes. A grande variedade de negócios diversificados da empresa de produtos está construída em torno de suas tecnologias proprietárias focadas em pequenos motores, chassis e casco, e controle eletrônico. A Yamaha Motor executa operações de desenvolvimento global, produção e comercialização através de 140 subsidiárias e afiliadas pelo método de equivalência patrimonial em 30 países. Cerca de 90% das vendas líquidas consolidadas são geradas em mais de 200 países fora do Japão. A empresa está constantemente reestruturando suas capacidades globais de engenharia, fabricação e comercialização para um crescimento sustentável a longo prazo. Visite https://global.yamaha-motor.com/ir/report/.

Yamaha Motor Co., Ltd.
Kenji Otsuki, +81-3-5220-7211