Takeda divulga resultados do terceiro trimestre do ano fiscal de 2016 e melhora a perspectiva do final do ano

Resultados subjacentes relativos ao acumulado no ano: Crescimento de 7,4% na receita, aumento de 23,5% nos ganhos principais, aumento de +31,7% no lucro por ação (EPS)
Lucros principais subjacentes ao ano cheio registraram "crescimento alto"

OSAKA, Japão--()--Takeda Pharmaceutical Company Limited (TOKYO:4502):

Resultados excelentes para o terceiro trimestre no exercício atual impulsionado pelos motores de crescimento

• A receita subjacente aumentou 7,4%, com os fatores determinantes de crescimento da Takeda [gastrenterologia, oncologia, SNC (sistema nervoso central) e mercados emergentes], apresentando crescimento de 15,5% e um crescimento da receita subjacente em todas as regiões (EUA +14,4%, Japão +5,0%, Europa e Canadá +4,6%, Mercados Emergentes +4,9%).
    A receita informada recuou 5,6%, devido ao câmbio desfavorável (-8,4pp) e o impacto das alienações (-4,5pp).
  • Aumento de 23,5% nos ganhos principais subjacentes com um aumento de 2,1 pontos na margem dos ganhos principais. Apesar do câmbio desfavorável e do impacto negativo das alienações, o lucro operacional divulgado foi de +29,8%, beneficiando-se de um forte crescimento e um ganho único na transação da Teva JV que foi registrada no primeiro trimestre do ano fiscal de 2016.
  • Aumento de 31,7% no lucro por ação (EPS) subjacente, refletindo forte crescimento dos ganhos principais e uma taxa de imposto mais baixa devido ao período. O lucro por ação (EPS) informado foi 212 ienes, um aumento de 46,3% de 145 ienes no ano anterior.
  • O fluxo de caixa livre operacional ajustado aumentou 9,3% para 120,0 bilhões de ienes.

Os fatores determinantes de crescimento da Takeda apresentaram crescimento da receita de 15,5%

• Aumento de 37,9% da receita subjacente em gastroenterologia, impulsionado por ENTYVIO® e TAKECAB®.
  • A receita subjacente de oncologia aumentou 6,3%, impulsionada pelo NINLARO® e ADCETRIS®.
  • A receita subjacente de CNS de +28,3% foi impulsionada por um forte desempenho do TRINTELLIX®.
  • Aumento de 4,9% da receita subjacente de mercados emergentes, com robusto crescimento nos principais mercados do Brasil (+9,5%), China (+8,0%) e Rússia (+7,3%).

Christophe Weber, presidente e diretor executivo da Takeda, comentou:

"Nosso notável desempenho no acumulado do ano é uma evidência de como nossa transformação estratégica está gerando crescimento lucrativo. Temos o prazer de informar que os fatores determinantes de crescimento da Takeda (gastroenterologia, oncologia, SNC e mercados emergentes) mantiveram seu forte momento, impulsionados principalmente pelo sucesso contínuo de ENTYVIO e NINLARO. Isso nos dá confiança para melhorar as perspectivas do ano todo para o ano fiscal de 2016. Além disso, continuamos a fazer um forte progresso em relação à nossa transformação estratégica. Em dezembro, anunciamos nosso plano para vender a participação da Takeda na Wako Pure Chemical e, em janeiro, anunciamos nosso plano de adquirir a ARIAD Pharmaceuticals. Este acordo aumentará significativamente nosso portfólio de oncologia global e criará valor para nossos acionistas."

Resultados divulgados para o terceiro trimestre (abril a dezembro) do ano fiscal de 2016

(bilhões de ienes)   Ano fiscal de 2015   Ano fiscal de 2016   Crescimento
  T3 T3 Relatado   Subjacente2
Receita 1.393,3 1.315,8 -5,6% +7,4%
Ganhos principais1 267,9 228,3 -14,8% +23,5%
Lucro operacional 167,5 217,4 +29,8% N/A
Lucro líquido3 113,6 165,7 +45,8% N/A
EPS 145 ienes 212 ienes +46,3% N/A
EPS principal   240 ienes   229 ienes   -4,4%   +31,7%

1

O valor de Ganhos principais é calculado através da dedução de despesas de SG&A (despesas de vendas, gerais e administrativas) e P&D do lucro bruto divulgado. Além disso, outros itens com valor significativo e de natureza não recorrente também podem ser ajustados.

2

Crescimento subjacente compara dois períodos de resultados financeiros com uma mesma base, apresentando o desempenho contínuo do negócio, excluindo o impacto do câmbio e alienações dos dois períodos.

3

Atribuível aos proprietários da empresa.

Orientação da diretoria para 2016: Takeda aumenta orientação da gestão para ganhos
principais subjacentes para “crescimento alto” e EPS principal subjacente apresenta tendência para o limite superior da faixa “crescimento médio”

Orientação anterior (28 de outubro de 2016)   Orientação revisada (1 de fevereiro de 2017)
Receita subjacente Crescimento médio (%) Crescimento médio (%)
Ganhos principais subjacentes Crescimento de médio a alto (%) Crescimento alto (%)
EPS (Lucro por ação) principal subjacente Crescimento de baixo a médio (%) Crescimento médio (%)
Dividendo anual por ação   180 ienes   180 ienes

Previsão divulgada para o ano fiscal de 2016: crescimento dos ganhos principais de 16-17 bilhões de ienes irão compensar os custos acelerados de
transformação de P&D
1 e impactos potenciais da aquisição da ARIAD2

(bilhões de ienes)   Previsão anterior (28 de outubro de 2016)   Previsão revisada (1 de fevereiro de 2017)
Receita 1.670,0 1.700,0
Despesas P&D -310,0 -315,0
Lucro operacional 135,0 135,0
Lucro líquido 3 91,0 93,0
EPS 116 ienes 119 ienes
Taxa de câmbio
(média anual)
  1 US$=104 ienes
1 euro=117 ienes
  1 US$=109 ienes
1 euro=120 ienes
1   A previsão revisada inclui os custos relacionados ao programa de transformação de P&D de 47 bilhões de ienes no ano fiscal de 2016 (a previsão anterior era de 40 bilhões de ienes). Os custos totais estimados para o programa estão inalterados em 75 bilhões de ienes (28 bilhões de ienes esperados para o ano fiscal de 2017).
2 Os impactos potenciais para o lucro operacional de aproximadamente menos 9-10 bilhões de ienes são esperados no ano fiscal de 2016 relacionados à aquisição da ARIAD Pharmaceuticals, Inc.
3 Atribuível aos proprietários da empresa

Para obter outros detalhes sobre os resultados do terceiro trimestre do exercício de 2016 da Takeda e outras informações financeiras, acesse o site http://www.takeda.com/investor-information/results/

Sobre a Takeda Pharmaceutical Company Limited

A Takeda Pharmaceutical Company Limited é uma empresa farmacêutica global orientada para a pesquisa e desenvolvimento, com o compromisso de levar uma saúde melhor e um futuro mais promissor aos pacientes, traduzindo ciência em medicamentos que transformam vidas. A Takeda concentra seus esforços de pesquisa e desenvolvimento nas áreas terapêuticas de oncologia, gastroenterologia e do sistema nervoso central, além de vacinas. A Takeda conduz pesquisa e desenvolvimento internamente e com parceiros para estar na vanguarda da inovação. Novos produtos inovadores, especialmente em oncologia e gastroenterologia, assim como sua presença em mercados emergentes, impulsionam o crescimento da Takeda. Mais de 30 mil funcionários da Takeda estão comprometidos em melhorar a qualidade de vida para pacientes, trabalhando com nossos parceiros em cuidados de saúde em mais de 70 países. Para obter outras informações, acesse http://www.takeda.com/news/.

Informações adicionais

Este comunicado à imprensa é fornecido apenas para fins informativos e não constitui uma oferta de compra ou pedido de uma oferta de venda de títulos. A oferta pública referida no presente comunicado está sendo feita de acordo com uma Declaração de Oferta Pública no Anexo TO (contendo uma oferta de compra, um formulário de carta de transmissão e outros documentos relativos à oferta pública de aquisição) arquivado pela Takeda Pharmaceutical Company Limited ("Takeda") e Kiku Merger Co., Inc. com a Securities and Exchange Commission (a "SEC") em 19 de janeiro de 2017, conforme emendas periódicas. A ARIAD Pharmaceuticals, Inc. (“ARIAD”) apresentou uma Declaração de Solicitação/Recomendação no Anexo 14D-9 com a SEC com relação à oferta pública de aquisição em 19 de janeiro de 2017, conforme emendas periódicas. Investidores e acionistas devem ler estes documentos cuidadosamente, pois estes contêm importantes informações sobre a oferta de compra. Estes documentos podem ser obtidos gratuitamente no site da SEC em www.sec.gov. A oferta de compra e os materiais associados também pode ser obtidos gratuitamente junto ao agente de informação da oferta de compra.

Declarações de advertência sobre declarações prospectivas

Este documento contém informações prospectivas associadas à Takeda, ARIAD e à aquisição proposta da ARIAD pela Takeda que envolvem riscos e incertezas consideráveis que podem fazer com que os resultados reais sejam substancialmente diferentes dos expressos ou implícitos em tais declarações prospectivas. Estas declarações prospectivas geralmente incluem declarações preditivas e dependem de ou se referem a eventos ou condições futuras, e incluem palavras como “espera”, “planeja”, “antecipa”, “projeta”, “estima”, “espera”, “pretende”, “estratégia”, “futuro”, “oportunidades”, “pode”, “irá”, “deve”, “poderia”, “potencial”, ou expressões semelhantes. As declarações prospectivas neste documento incluem, entre outras, declarações sobre possíveis benefícios da aquisição proposta, acréscimo antecipado dos lucros e taxas de crescimento, planos, objetivos, expectativas e intenções da Takeda e da ARIAD, as condições financeiras, resultados de operações e negócios da Takeda e da ARIAD, produtos da ARIAD, ativos da linha da ARIAD e o cronograma previsto para o fechamento da aquisição. Riscos e incertezas incluem, entre outras coisas, riscos associados à satisfação das condições para o fechamento da aquisição (inclusive não obter as aprovações regulamentares necessárias) no cronograma antecipado ou de forma alguma, inclusive incertezas de quantos acionistas da ARIAD venderão suas ações na oferta de compra e a possibilidade da aquisição não fechar; riscos associados à capacidade de alcançar os benefícios antecipados da aquisição, inclusive a possibilidade de que os benefícios esperados da compra proposta não serão alcançados ou não serão alcançados dentro do prazo esperado; o risco de que os negócios não sejam integrados com sucesso; problemas com a transação, dificultando a manutenção das relações de negócios e operacionais; efeitos negativos deste comunicado ou a realização da aquisição proposta ao preço de mercado das ações da Takeda e resultados de operação da Takeda; custos consideráveis da transação; passivos desconhecidos; o risco de controvérsias e/ou ações regulamentares associados à aquisição proposta; outros efeitos comerciais, inclusive os efeitos de condições regulamentares, políticas, econômicas, de mercado ou do setor; taxas de juros e cambiais futuras; alterações em leis fiscais e outras leis, regulamentos, taxas e políticas; futuras combinações ou alienações comerciais; incertezas inerentes a pesquisa e desenvolvimento, inclusive a capacidade de manter e aumentar a taxa de crescimento em receitas dos produtos da ARIAD apesar de maiores desafios competitivos, de reembolso e econômicos; se e quando qualquer pedido de medicamentos pode ser protocolado em qualquer jurisdição para qualquer indicação ou qualquer indicação adicional dos produtos da ARIAD ou qualquer ativo da ARIAD; se e quando a FDA ou qualquer outra autoridade regulamentar aplicável pode aprovar tais pedidos, que dependerão da avaliação do perfil de risco-benefício sugerido pela totalidade das informações de eficácia e segurança enviadas; decisões da FDA ou qualquer outra autoridade regulamentar com relação à rotulagem ou outros assuntos que possam afetar a disponibilidade ou potencial comercial dos produtos e ativos da ARIAD; e desenvolvimentos competitivos. Outros fatores que podem fazer com que os resultados reais sejam substancialmente diferentes dos descritos na declaração da oferta de compra no Anexo TO e outros documentos de oferta de compra protocolados pela Takeda e pela Kiku Merger Co., Inc.

Muitos destes fatores estão além do controle da Takeda. Exceto conforme exigido pela lei aplicável, a Takeda renuncia qualquer de intenção ou obrigação de atualizar as declarações prospectivas contidas neste documento como resultado de novas informações ou futuros eventos ou desenvolvimentos.

Relações com investidores
Noriko Higuchi, +81-(0)3-3278-2306