Geração Y fomentando a paz em Bogotá, na Colômbia, agraciada com uma subvenção da The Coca-Cola Company

“Bakongo Paz” nomeado vencedor do grande prêmio anual “Coca-Cola Shaping a Better Future Grant Challenge”

A counselor hugging a camper at the end of their immersive peace and reconciliation experience at Camp Bakongo in Colombia. (Photo: Business Wire)

DAVOS, Suíça--()--Um acampamento de verão criado por membros da Geração Y para fomentar a paz e a reconciliação em áreas de conflito no Colômbia venceu o Grande Prêmio de 2016 do “Coca-Cola Shaping a Better Future Grant Challenge”. O projeto do acampamento, conhecido como “Bakongo Paz”, foi desenvolvido por membros da Comunidade de Transformadores Globais (Global Shapers Community), uma rede de jovens de todo o mundo, organizada pelo Fórum Econômico Mundial. Este era um de cinco programas sociais que receberam US$ 10.000 cada em fundos para aceleração da The Coca-Cola Company.

As instalações, conhecidas como Acampamento Bakongo, servem a crianças carentes e em situação de risco, que sofreram com o conflito na Colômbia. Jovens colombianos e pessoas desmobilizadas equipam e administram coletivamente o acampamento. O acampamento Bakongo cria um ambiente de construção da paz, compartilhamento e trabalho em equipe, que dá à próxima geração de colombianos uma base para uma cooperação continuada.

O Coca-Cola Shaping a Better Future Grant Challenge oferece fundos de aceleração para iniciativas conduzidas pela Comunidade de Transformadores Globais do Fórum Econômico Mundial. A subvenção concede US$ 10.000 para acelerar os projetos mais promissores e de maior impacto.

Daniel Buriticá Córdoba, Transformador Global do Grupo de Bogotá e líder do projeto “Bakongo Paz” disse: “Um dos maiores desafios do nosso país é restaurar o tecido social que se esgarçou após mais de cinco décadas de conflito. Estamos cientes de que nós, os jovens, temos que dar um passo à frente e transmitir uma clara mensagem à sociedade de que, apesar de todo o sofrimento e dor, é possível a reconciliação e uma coexistência pacífica. Ser selecionado como um dos vencedores do Grande Prêmio Coca-Cola Shaping a Better Future Grant Challenge é profundamente inspirador para o Grupo de Bogotá. Este reconhecimento abre as portas para conquistarmos nosso sonho de curto prazo: oferecer uma versão melhorada e fortalecida do ‘Bakongo Paz’ em 2017”.

Alfredo Rivera, presidente da Coca-Cola Latin America disse: “O sistema Coca-Cola tem o compromisso de ser um forte apoiador das comunidades colombianas. Os Transformadores Globais de Bogotá, na Colômbia, nos lembram da importância de engajar as novas gerações quando se busca criar soluções sustentáveis para os problemas mais desafiadores do mundo”.

O projeto “Bakongo Paz” do Grupo de Bogotá venceu, pelo voto popular dos membros da Comunidade de Transformadores Globais, como finalista do Shaping a Better Future e, como vencedor do Grande Prêmio, por um painel de juízes de alto nível composto por líderes dos setores público e privado.

O Coca-Cola Shaping a Better Future Grant Challenge recebeu mais de 100 inscrições de projetos, este ano, dos Grupos de Transformadores Globais ao redor do mundo. Além do vencedor do Grande Prêmio, que foi Bogotá, quatro outros Grupos foram selecionados como vencedores em 2016:

• Ahmedabad, na Índia, “Transformando a Educação” – Oferecendo opções alternativas para a educação de jovens marginalizados na Índia.
  • Ho, Gana, “O Projeto de Purificação da Água (Water Purification Project, WPP)” – Melhorando o acesso sustentável à água potável limpa em Gana.
  • Joinville, Brasil, “Politizar!” – Melhorando a educação política e cívica através de jogos on-line divertidos e interativos para crianças em idade escolar no Brasil.
  • Uyo, Nigéria, “Educação para o Desenvolvimento Sustentável” – Construção de bibliotecas e maior acesso a materiais educativos e de leitura para jovens na Nigéria.

Sobre a Comunidade de Transformadores Globais

A Comunidade de Transformadores Globais é uma rede de grupos desenvolvidos e liderados por jovens que são excepcionais em seu potencial, seus resultados e sua determinação de contribuir para com as suas comunidades. É uma iniciativa do Fórum Econômico Mundial.

Sobre o Fórum Econômico Mundial

O Fórum Econômico Mundial, comprometido em melhorar o estado do mundo, é a Organização Internacional para Cooperação Público-Privada (International Organization for Public-Private Cooperation). O Fórum engaja os mais destacados líderes políticos, empresariais e outros líderes sociais para modelar as agendas globais, regionais e do setor. (www.weforum.org).

Sobre a The Coca-Cola Company

The Coca-Cola Company (NYSE: KO) é a maior empresa de bebidas do mundo, refrescando clientes com mais de 500 marcas de bebidas com e sem gás, e mais de 3.800 opções de bebidas. Conduzido pela Coca-Cola, uma das marcas mais valiosas e reconhecidas do mundo, o portfólio da nossa empresa possui 20 marcas bilionárias, 18 delas disponíveis em opções de calorias reduzidas, baixas ou sem calorias. Estão entre nossas marcas bilionárias Diet Coke, Coca-Cola Zero, Fanta, Sprite, Dasani, vitaminwater, Powerade, Minute Maid, Simply, Del Valle, Georgia e Gold Peak. Através do maior sistema mundial de distribuição de bebidas, somos a fornecedora nº 1 de bebidas com e sem gás. Diariamente, mais de 1,9 bilhão de porções de nossas bebidas são apreciadas por consumidores em mais de 200 países. Com um compromisso duradouro de desenvolver comunidades sustentáveis, nossa empresa se concentra em iniciativas para reduzir nosso impacto ambiental, criar um ambiente de trabalho seguro e inclusivo para nossos colaboradores, e aprimorar o desenvolvimento econômico das comunidades em que atuamos. Junto com nossos parceiros de envasamento, estamos classificados entre os dez melhores empregadores privados do mundo, com mais de 700 mil funcionários no sistema. Para obter mais informações, visite a Coca-Cola Journey www.coca-colacompany.com, siga-nos no Twitter em twitter.com/CocaColaCo, visite nosso blog, Coca-Cola Unbottled, em www.coca-colablog.com ou encontre-nos no LinkedIn em www.linkedin.com/company/the-coca-cola-company.

The Coca-Cola Company
Katherine Cherry