The Coca-Cola Company anuncia plano de sucessão da liderança sênior

James Quincey será sucessor de Muhtar Kent como diretor executivo em maio de 2017

Kent continuará como presidente do Conselho de Administração

James Quincey, President and Chief Operating Officer, The Coca-Cola Company, stands with Muhtar Kent, Chairman and Chief Executive Officer, The Coca-Cola Company. Quincey will succeed Kent as CEO, effective May 1, 2017. (Photo: Business Wire)

ATLANTA--()--A The Coca-Cola Company anunciou hoje que o Conselho de Administração aprovou por unanimidade a recomendação do presidente e diretor executivo Muhtar Kent para uma evolução da estrutura da liderança sênior da empresa. De acordo com a nova estrutura, o veterano da empresa, James Quincey, presidente e diretor de operações, será o sucessor de Kent como diretor executivo a partir de 1 de maio de 2017. Kent continuará como presidente do Conselho de Administração.

O Conselho pretende nomear Quincey para ser candidato para o cargo de diretor durante a Assembleia Geral Anual de Acionistas em abril de 2017.

"Gerenciar a The Coca-Cola Company para garantir o nosso crescimento a longo prazo exige um processo de planejamento de sucessão ponderado e sistemático", disse Muhtar Kent. "Tenho estado envolvido em discussões sobre sucessão e desenvolvimento de talentos com o nosso Comitê de Desenvolvimento de Gestão e com todo o Conselho durante todo o meu mandato como diretor executivo. Estamos certos que James Quincey está preparado para estas novas responsabilidades e é absolutamente a escolha certa para liderar a nossa empresa e sistemas em direção ao futuro.

"Uma das principais prioridades do nosso Conselho é o desenvolvimento da próxima geração de líderes e James é um exemplo perfeito do nosso fluxo de talentos em ação", adicionou Kent. "Tendo trabalhado de perto com James durante os últimos 10 anos de sua carreira de 20 anos na nossa empresa, sei que seu amplo conhecimento do setor, experiência com as nossas marcas, valores e sistemas, além de uma compreensão perspicaz das preferências em constante evolução do consumidor fazem dele o candidato ideal para liderar a nossa empresa e sistema de engarrafamento com eficácia. James tem a visão estratégica e a liderança inspiradora necessárias para liderar a próxima fase de crescimento do nosso excelente negócio.

"Tem sido o privilégio mais incrível e único ser presidente e diretor executivo da nossa grande empresa ao longo dos últimos oito anos", continuou Kent. "Esta transição chega num momento de importante evolução para a The Coca-Cola Company. Nossa jornada para voltarmos a concentrar no nosso modelo de negócios central de desenvolver fortes marcas globais, aprimorar um valor sustentável para o cliente e liderar um sistema de franquia forte e dedicado está avançando muito bem. Durante o tempo que James tem atuado como presidente e diretor de operações, ele tem demonstrado cada vez mais sua profunda compreensão sobre as dinâmicas do nosso negócio e o que é necessário para vencer no mercado".

Sam Nunn, diretor líder independente do Conselho de Administração da The Coca-Cola Company, declarou: "Em nome do Conselho, agradecemos a Muhtar por sua excepcional liderança e dedicação como presidente e diretor executivo da The Coca-Cola Company. Muhtar é um verdadeiro visionário que liderou a empresa ao longo de um crescimento sustentado e estabeleceu o caminho para uma extraordinária oportunidade futura. Muhtar colocou sistematicamente a próxima década à frente do próximo trimestre e definiu uma base sólida para seu sucessor e para os acionistas. Entre suas muitas realizações, Muhtar desenvolveu uma equipe de liderança de nível internacional e temos a sorte de ter um líder com as capacidades de James como o nosso próximo diretor executivo".

Nunn expressou a confiança do Conselho na nomeação de Quincey: "James é um líder comprovado, com entusiasmo no desenvolvimento de pessoas, que cria equipes fortes e culturas vencedoras em todos os locais onde atua. Ele tem a combinação ideal de habilidades, capacidade e experiência e acreditamos que não existe ninguém mais capaz do que ele para liderar a The Coca-Cola Company".

Warren Buffett, presidente e diretor executivo da Berkshire Hathaway Inc., disse, "Como presidente e diretor executivo, Muhtar tem sido um excelente administrador dos negócios da Coca-Cola ao longo dos últimos oito anos, e estou grato pela liderança que ele ofereceu para estabelecer a visão certa, estratégia e plano de sucessão ponderado para alcançarmos sucesso a longo prazo. Conheço James e, como ele, acredito que a empresa investiu de maneira inteligente no futuro com esta escolha".

"Sinto-me verdadeiramente honrado por liderar esta incrível empresa em direção ao futuro", disse Quincey. "Muhtar tem sido um catalisador de mudança na The Coca-Cola Company - impulsionando a transformação do nosso sistema global de engarrafamento, ampliando o nosso portfólio de produtos e fazendo com que a sustentabilidade seja fundamental para o negócio. Estou comprometido em continuar minha forte parceria com Muhtar, nossa talentosa equipe administrativa e colaboradores, e nossos valiosos parceiros de engarrafamento, para dar continuidade a esse impulso e capturar as incríveis oportunidades existentes".

Quincey, 51 anos, foi nomeado presidente e diretor de operações da The Coca-Cola Company em agosto de 2015. No início deste ano, ele estabeleceu uma nova equipe de liderança e estrutura operacional internacional para fazer com que a empresa ficasse mais eficiente e eficaz nos níveis locais, ajudando nossas unidades operacionais a ficarem mais rápidas e ágeis. Ao longo de sua carreira na Coca-Cola, Quincey demonstrou liderança em abordar as alterações de consumo através da ampliação das ofertas de produtos, introduzindo tamanhos de pacote menores e, mais recentemente, orientou uma reformulação sistemática do portfólio para reduzir o açúcar acrescentado com mais de 200 iniciativas em andamento.

Antes deste cargo, Quincey atuou como presidente do Grupo Europa da The Coca-Cola Company. Sob sua liderança, o Grupo Europa foi o grupo operacional mais lucrativo da empresa, pois ampliou estrategicamente seu portfólio de marca e aperfeiçoou a execução por toda a sua região geográfica.

Quincey foi presidente da unidade de negócios do Norte da Europa e Países Nórdicos (NWEN) de 2008 a 2012. Entre as muitas realizações de Quincey durante este período esteve sua liderança durante a aquisição dos sucos innocent em 2009, que são agora vendidos em mais de 14 países, e está no caminho para se tornar uma das marcas bilionárias da empresa.

De 2005 a 2008, Quincey foi presidente da Divisão México. Enquanto esteve no México, ele aumentou a participação de mercado da marca Coca-Cola e ampliou o portfólio da empresa com o relançamento da Coca-Cola Zero e a aquisição da Jugos de Valle, uma das 20 marcas da empresa que gera mais de US$ 1 bilhão em receita anual, e que agora vende seus produtos em 16 países.

Quincey entrou para a empresa em Atlanta no ano de 1996 como diretor de Estratégia de Aprendizagem para o Grupo América Latina e desempenhou uma série de funções operacionais com crescente responsabilidade na América Latina, o que culminou com sua nomeação como presidente da Divisão Latina Sul em 2003. Durante seu período na Latina Sul, Quincey foi fundamental para o desenvolvimento e a execução de uma estratégia bem-sucedida de canal, marca, embalagem e preço, estratégia que hoje é replicada de várias formas por todo o sistema global da The Coca-Cola Company.

Antes de entrar para a empresa, foi sócio em consultoria de estratégia no The Kalchas Group, empresa derivada da Bain & Company e McKinsey. Quincey, que é fluente em inglês e espanhol, possui bacharelado em Engenharia Eletrônica pela Universidade de Liverpool.

"Temos sorte por Muhtar continuar como presidente do Conselho e por James ter concordado em liderar o negócio como presidente e diretor executivo", disse Nunn. "A combinação garantirá o sucesso continuado que essa parceria gerou na empresa ao longo dos últimos 16 meses".

Sobre a The Coca-Cola Company

A The Coca-Cola Company (NYSE: KO) é a maior empresa de bebidas do mundo, refrescando clientes com mais de 500 marcas de bebidas com e sem gás, e mais de 3.800 opções de bebidas. Conduzido pela Coca-Cola, uma das marcas mais valiosas e reconhecidas do mundo, o portfólio da nossa empresa possui 20 marcas bilionárias, 18 delas disponíveis em opções de calorias reduzidas, baixas ou sem calorias. Estão entre essas marcas Diet Coke, Coca-Cola Zero, Fanta, Sprite, Dasani, vitaminwater, Powerade, Minute Maid, Simply, Del Valle, Georgia e Gold Peak. Através do maior sistema mundial de distribuição de bebidas, somos a fornecedora nº 1 de bebidas com e sem gás. Diariamente, mais de 1,9 bilhão de porções de nossas bebidas são apreciadas por consumidores em mais de 200 países. Com um compromisso duradouro de desenvolver comunidades sustentáveis, nossa empresa se concentra em iniciativas para reduzir nosso impacto ambiental, criar um ambiente de trabalho seguro e inclusivo para nossos colaboradores, e aprimorar o desenvolvimento econômico das comunidades em que atuamos. Juntamente com nossos parceiros de engarrafamento, estamos classificados entre os dez melhores empregadores privados do mundo, com mais de 700 mil colaboradores no sistema. Para obter mais informações, acesse a Coca-Cola Journey em www.coca-colacompany.com, siga-nos no Twitter em twitter.com/CocaColaCo, acesse nosso blog Coca-Cola Unbottled em www.coca-colablog.com ou encontre-nos no LinkedIn em www.linkedin.com/company/the-coca-cola-company.

Declarações prospectivas

Este comunicado de imprensa pode conter declarações, estimativas ou projeções que se constituem “declarações prospectivas”, conforme definição das leis federais de títulos mobiliários dos EUA. Geralmente, palavras como “acreditar”, “esperar”, “pretender”, “estimar”, “antecipar”, “projetar”, “irá” e expressões similares identificam declarações prospectivas, que não costumam ser históricas por natureza. As declarações prospectivas estão sujeitas a certos riscos e incertezas que poderiam fazer com que os resultados reais divirjam materialmente da experiência histórica da The Coca-Cola Company, bem como de nossas expectativas ou projeções atuais. Ainda que não se limitem a estes, tais riscos incluem: preocupações com obesidade; escassez e má qualidade da água; preferências dos consumidores em constante evolução; aumento da competição e capacidades no mercado; preocupações com segurança e qualidade de produto; descoberta de consequências negativas à saúde devido a determinados ingredientes, como adoçantes não nutritivos e substâncias derivadas de biotecnologia, além de outras substâncias existentes em nossas bebidas ou materiais de embalagem; alguma incapacidade de alcançar sucesso em nossas atividades de inovação; aumento na demanda por produtos alimentícios e queda na produtividade agrícola; mudanças no panorama de varejo ou perda de importantes clientes em varejo ou serviços alimentícios; alguma incapacidade em expandir as operações em mercados emergentes e em desenvolvimento; flutuações nas taxas de câmbio de moedas estrangeiras; aumento nas taxas de juros; alguma incapacidade em manter boas relações com nossos parceiros de engarrafamento; uma deterioração na condição financeira dos nossos parceiros de engarrafamento; aumentos nas taxas de imposto de renda, alterações na legislação de imposto de renda ou resoluções desfavoráveis em questões tributárias; aumento de impostos ou novos impostos indiretos nos Estados Unidos ou outros mercados principais; aumento de custos, interrupção de fornecimento ou escassez de energia ou combustíveis; aumento de custos, interrupção de fornecimento ou escassez de ingredientes, outras matérias-primas ou materiais de embalagem; alterações em leis e regulamentos com relação ao conteúdo e embalagem de bebidas; aumento considerável nos requisitos de rotulagem ou advertências, ou limitações no marketing ou venda dos nossos produtos; incapacidade de proteger nossos sistemas de informação contra interrupções de serviço, apropriação indevida de dados ou infrações de segurança; condições econômicas desfavoráveis nos Estados Unidos; condições econômicas e políticas desfavoráveis nos mercados internacionais; processos judiciais ou controvérsias; condições climáticas adversas; falha em proteger adequadamente, ou controvérsias com relação a marcas comerciais, fórmulas e outros direitos de propriedade intelectual; mudanças climáticas; danos à imagem da nossa marca e reputação corporativa proveniente de publicidade negativa, mesmo se for injustificável, associada à segurança ou qualidade de produtos, direitos humanos ou trabalhistas, obesidade ou outras questões; mudanças ou falhas no cumprimento de leis e regulamentos aplicáveis aos nossos produtos ou operações comerciais; mudanças nas normas contábeis; incapacidade de atingir nossos objetivos globais de crescimento de longo prazo; deterioração das condições do mercado de crédito global; falência ou falha de uma das instituições que nos fornecem financiamento; incapacidade de implementar oportunamente nossas ações anunciadas previamente para reforçar o crescimento ou concretizar os benefícios econômicos que prevemos com tais ações; falha ao alcançar uma parte considerável dos benefícios previstos da nossa relação estratégica com a Monster Beverage Corporation; incapacidade de renovar acordos trabalhistas coletivos em termos satisfatórios, ou a ocorrência de greves, interrupções ou agitações por parte da força de trabalho de nossa empresa ou de nossos parceiros de engarrafamento; encargos por prejuízos futuros; passivos futuros de retirada de plano multiempregador; incapacidade de integrar e administrar com sucesso as operações de engarrafamento de nossa titularidade ou controladas por nossa empresa; incapacidade de gerenciar com sucesso nossas atividades de refranquia; incapacidade de administrar com sucesso possíveis consequências negativas provenientes de nossas iniciativas de produtividade; incapacidade de atrair ou manter uma força de trabalho altamente qualificada; catástrofes globais ou regionais; e outros riscos mencionados nos registros da nossa empresa protocolados junto à Comissão de Valores Mobiliários (SEC, Securities and Exchange Commission dos EUA), inclusive nosso Relatório Anual no Formulário 10-K do ano encerrado em 31 de dezembro de 2015, bem os Relatórios Trimestrais protocolados subsequentemente no Formulário 10-Q, os quais estão disponíveis junto à SEC. Você não deve depositar confiança indevida nessas declarações prospectivas, que dizem respeito apenas à data em que são proferidas. A The Coca-Cola Company não assume nenhuma obrigação de atualizar ou revisar publicamente qualquer declaração prospectiva.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

The Coca-Cola Company
Mídia
Kent Landers,
+01-404-676-2683
ou
Investidores e analistas:
Tim Leveridge, +01 404-676-7563

Contacts

The Coca-Cola Company
Mídia
Kent Landers,
+01-404-676-2683
ou
Investidores e analistas:
Tim Leveridge, +01 404-676-7563