A J.M. Huber Corporation celebra um acordo para vender o negócio de Silica para a Evonik por US$ 630 milhões

EDISON, N.J.--()--A J.M. Huber Corporation anunciou hoje que celebrou um acordo definitivo para vender a unidade de negócios de Silica da Huber Engineered Materials (HEM) para a Evonik Industries AG - uma empresa de produtos químicos especializados.

A transação incluirá as instalações de Silica da HEM na América do Norte, Europa e Ásia. Até a transação ser concluída, a Silica continua operando como parte da HEM. Para 2016, a unidade de negócios de sílica da Huber deverá alcançar uma receita próxima a US$ 300 milhões e um EBITDA ajustado de aproximadamente US$ 60 milhões.

A venda da Sílica não afetará as outras unidades de negócios da HEM, que incluem aditivos retardadores de chama e carbonato de cálcio moído.

Mike Marberry, presidente e diretor executivo da Huber, observou: "A Silica tem sido parte da Huber desde a década de 1950 e abriu o caminho para a expansão global da empresa em materiais de engenharia. Embora seja difícil separar-se de um negócio de longa data, esperamos que a Evonik seja um excelente aliado para nossos clientes da Silica e nossos funcionários da Silica." A transação está sujeita a aprovação governamental e deverá ser concluída no segundo semestre de 2017.

Explicou Marberry: "Uma vez que o negócio esteja concluído, a Huber espera reimplementar os lucros desta venda para investir de maneira estratégica em nossos negócios de materiais de engenharia principais a fim de fortalecer ainda mais nosso portfólio de produtos especializados".

Ao integrar as operações de sílica da Huber em seu negócio, a Evonik poderá expandir sua posição principalmente na América do Norte e na Ásia. "A Silica da Huber será um excelente reforço para nosso segmento de crescimento Resouce Eficciency", afirmou Klaus Engel, Presidente do Conselho Executivo da Evonik. "Além disso, oferecerá a oportunidade de desenvolver de maneira estratégica o portfólio corporativo da Evonik".

O negócio de Silica da Huber está orientado para o setor de assistência odontológica. Até a presente data, o negócio de sílica da Evonik tem sido focado principalmente em aplicações industriais, por exemplo, na indústria de pneus e revestimentos. Unir essas duas entidades criará um negócio de sílica integrado global melhor posicionado para atender clientes em todo o mundo.

Representando a J.M. Huber na transação estiveram BofA Merrill Lynch, Moelis & Company LLC, e Jones Day.

Sobre a J.M. Huber Corporation (www.huber.com)

A J.M. Huber Corporation, com sede em Edison, New Jersey (EUA), opera um portfólio de empresas com foco nos seus principais negócios de materiais de engenharia. Fundada em 1883, atualmente a Huber é uma das maiores empresas familiares dos EUA. A empresa diversificada e multinacional cria produtos que são usados em uma grande variedade de aplicações industriais e de consumo, incluindo negócios de aditivos retardadores de fogo, extintores de fogo, cuidados pessoais, alimentos, bebidas, produtos farmacêuticos e materiais de construção.

Sobre a Huber Engineered Materials (www.hubermaterials.com)

A Huber Engineered Materials, com sede em Atlanta, Geórgia (EUA), é uma empresa global centrada em ingredientes especiais fabricados que melhoram o desempenho, processando uma ampla gama de produtos utilizados em aplicações industriais e baseadas em consumo. Com experiência em materiais inorgânicos, possui um portfólio de produtos de alto valor: sílica e silicatos especiais, trihidrato de alumina, hidróxido de magnésio, compostos de molibdato e carbonato de cálcio USP, alimentício e industrial.

Sobre a Evonik Industries AG (www.evonik.com)

A Evonik é líder global em especialidades químicas, ativa em mais de 100 países em todo o mundo. No ano fiscal de 2015, mais de 33.500 colaboradores geraram vendas de cerca de 13,5 bilhões de euros, um EBITDA operacional ajustado de cerca de 2,47 bilhões de euros.

J.M. Huber Corporation
Robert Currie, 732-603-5746