The Estée Lauder Companies adquire a empresa de cosméticos Too Faced

A marca de maquiagem inovadora, icônica e amada por seus consumidores adiciona outro mecanismo de crescimento estratégico e poderoso à empresa, ao mesmo tempo que diversifica ainda mais o seu portfólio

NOVA IORQUE--()--The Estée Lauder Companies Inc. (NYSE:EL) anunciou hoje que assinou um acordo para adquirir a Too Faced, a marca de maquiagem feminina e audaciosa, reconhecida por seus cosméticos de alta qualidade e luxuosos que os consumidores adoram. A Too Faced, uma das marcas de maquiagem de crescimento mais rápido em multiespecialidades e on-line, deve fortalecer a posição de liderança da empresa na categoria de maquiagem de prestígio de rápido crescimento a nível global, aumentar o alcance da empresa com o consumidor no canal de multiespecialidades e ganhar com a geração da Internet (geração de 20 a 29 anos ou geração do milênio) - todos em forte sincronia com a estratégia da empresa.

Lançada em 1998 pelos visionários dos cosméticos, Jerrod Blandino e Jeremy Johnson, e administrada atualmente por Johnson, Blandino e o diretor executivo Eric Hohl, a Too Faced oferece uma linha de produtos descaradamente arrojada para os olhos, face e lábios. Amada por suas fórmulas inovadoras e de alta qualidade, nomes irreverentes dos produtos e embalagens distintas, a Too Faced cria uma conexão emocional e autêntica com os consumidores e desenvolveu e construiu uma comunidade forte e vibrante de seguidores entre a geração da Internet, que é verdadeiramente apaixonada por mídia social, moda e cultura pop. A Too Faced tem cerca de 7,3 milhões de seguidores no Instagram e está entre as oito principais marcas de cosméticos no canal de multiespecialidades nos Estados Unidos.

A Too Faced teve um crescimento impressionante ao longo dos últimos anos e deverá atingir mais de US$ 270 milhões em vendas líquidas em 2016. Isso representa um crescimento de mais de 70% para o ano e um combinado anual de 60% nos últimos três anos. Desde 2015, a Too Faced faz parte do portfólio da empresa global de capital fechado General Atlantic. A The Estée Lauder Companies concordou em adquirir as entidades que são proprietárias da marca por um preço de compra de aproximadamente US$ 1,45 bilhão. A aquisição deve ser concluída em dezembro de 2016.

“A Too Faced é uma das marcas de maquiagem mais dinâmicas do mundo”, disse Fabrizio Freda, presidente e diretor executivo da The Estée Lauder Companies. “Ela apresenta um tremendo ritmo de crescimento em multiespecialidades e on-line, que são canais importantes, estratégicos e de rápido crescimento. Com a Too Faced, vemos uma oportunidade incrível para a criação de valor adicional através da expansão de mercados novos e existentes, tanto nos EUA quanto internacionalmente, assim como no varejo de viagens a nível global. Jeremy, Jerrod, Eric e toda a equipe da Too Faced desenvolveram uma marca surpreendente e inovadora. Não vemos a hora de trabalhar com eles e continuar a desenvolver o espírito vencedor da marca.”

“Estamos verdadeiramente satisfeitos de unir as forças com a The Estée Lauder Companies, enquanto continuamos a promover o crescimento dinâmico da Too Faced”, disse Jeremy Johnson e Jerrod Blandino, cofundadores da Too Faced. “Começamos nossas carreiras atrás dos balcões da marca Estée Lauder e, por isso, esta união é realmente um "regresso a casa". A empresa The Estée Lauder Companies aprecia nossa visão única – que é proporcionar produtos de maquiagem inovadores e sem crueldade, que oferecem às mulheres a confiança para se "divertir, brincar e sonhar alto" – e está empenhada em garantir que os princípios fundamentais de nossa marca, que são tão importantes para nós e nossos fãs, sejam retidos e estejam por trás de tudo o que criamos. Este compromisso, combinado com os recursos incríveis de classe mundial da ELC, nos ajudará a garantir o crescimento contínuo e o sucesso da Too Faced por muitos anos.”

A grande variedade de cosméticos coloridos da Too Faced inclui os "cult" favoritos em todas as subcategorias de maquiagem. O icônico rímel Better Than Sex, que foi lançado em 2013, rapidamente se tornou o rímel número um em vendas, com todos os principais parceiros do varejo da marca em vários mercados, e vendeu mais de 2,5 milhões de unidades no mundo inteiro. Born This Way, a cobiçada base indetectável da marca, lançada em julho de 2015, também se tornou uma das bases mais vendidas em seus canais de distribuição. A Too Faced também é conhecida por suas exclusivas paletas e coleções de sombras para os olhos, maravilhosamente embaladas, que combinam estrategicamente os sucessos de vendas com novas criações; por exemplo, a coleção de natal da marca se tornou uma franquia de sucesso, que é significativamente reinventada a cada ano, promovendo o seu sucesso fenomenal.

“O espírito empreendedor no coração da The Estée Lauder Companies é evidente no sucesso notável da Too Faced”, disse William P. Lauder, presidente executivo do conselho administrativo da The Estée Lauder Companies. “Jerrod e Jeremy iniciaram a marca com um conceito simples, embora criativo e atraente, e a transformaram em algo que é verdadeiramente extraordinário. Estamos absolutamente satisfeitos que Jeremy e Jerrod estejam "retornando" à empresa, onde começaram as suas carreiras no mundo da beleza, e damos as boas-vindas a toda a equipe da Too Faced à nossa família.”

"A Too Faced é uma empresa de crescimento fantástico, com um histórico impressionante de inovação em produtos de sucesso e com uma autêntica conexão com os seus clientes. Tivemos a oportunidade de desfrutar de uma forte parceria com Jeremy, Jerrod, Eric e o resto da equipe da Too Faced e acreditamos que o futuro brilhante da empresa só será aprimorado como parte do portfólio da The Estée Lauder Companies”, disse Andrew Crawford, diretor administrativo e dirigente global da área de Varejo e Consumidor na General Atlantic.

John Demsey, presidente executivo do grupo, The Estée Lauder Companies Inc., vai adicionar a Too Faced ao portfólio de marcas que ele supervisiona.

A The Estée Lauder Companies Inc. recebeu consultoria financeira da Evercore e BNP Paribas e assessoria jurídica da Lowenstein Sandler LLP. A Too Faced recebeu consultoria financeira da Goldman, Sachs & Co. e Jefferies LLC e assessoria jurídica de Paul, Weiss, Rifkind, Wharton & Garrison LLP.

Teleconferência

The Estée Lauder Companies vai realizar uma teleconferência das 8h às 8h30min (horário do leste dos EUA/ET) amanhã, 15 de novembro de 2016, para discutir esta transação. O número de discagem para a chamada é 888-294-4716 nos Estados Unidos ou 706-902-0101 para os outros países (número de identificação da conferência: 20656069). A teleconferência também será transmitida ao vivo em http://www.elcompanies.com/investors/events-and-presentations.

As declarações prospectivas neste comunicado de imprensa, incluindo as observações citadas e aquelas relativas às expectativas para a marca adquirida e os benefícios da aquisição, envolvem riscos e incertezas. Fatores que podem fazer com que os resultados reais difiram materialmente dessas declarações prospectivas incluem as condições econômicas e outras condições no mercado mundial, as ações dos varejistas, fornecedores e consumidores, a concorrência, a capacidade da empresa de integrar com êxito o negócio adquirido e/ou implementar o seu plano estratégico de longo prazo e aqueles descritos no relatório anual da empresa no Formulário 10-K para o exercício findo em 30 de junho de 2016.

Sobre a The Estée Lauder Companies Inc.

The Estée Lauder Companies Inc. é uma das líderes mundiais em fabricação e comercialização de produtos de qualidade de cuidados para a pele, maquiagem, perfume e produtos de cuidados para os cabelos. Os produtos da empresa são vendidos em mais de 150 países e territórios em nomes de marcas que incluem: Estée Lauder, Aramis, Clinique, Prescriptives, Lab Series, Origins, Tommy Hilfiger, M·A·C, Kiton, La Mer, Bobbi Brown, Donna Karan New York, DKNY, Aveda, Jo Malone London, Bumble and bumble, Michael Kors, Darphin, Tom Ford, Smashbox, Ermenegildo Zegna, AERIN, Tory Burch, RODIN olio lusso, Le Labo, Editions de Parfums Frédéric Malle, GLAMGLOW, By Kilian e BECCA.

ELC-F
ELC-I