Masimo recebe subsídio da Gates Foundation para desenvolver um dispositivo de triagem combinada de pneumonia para locais altamente afetados

IRVINE, Califórnia--()--Masimo (NASDAQ: MASI) anunciou hoje, em antecipação ao Dia Mundial da Pneumonia amanhã, que recebeu um subsídio de US$ 4,95 milhões da Bill & Melinda Gates Foundation (BMGF). O subsídio vai apoiar os esforços da Masimo no desenvolvimento de um oxímetro de pulso de baixo custo para uso na triagem de pneumonia em diversas áreas de poucos recursos fora dos EUA. Embora ainda esteja em desenvolvimento, o dispositivo provavelmente medirá a saturação de oxigênio (SpO2) e taxa de respiração (TR) - dois parâmetros essenciais que fornecem informações adicionais aos médicos na triagem de casos potenciais de pneumonia em locais altamente afetados. O subsídio também apoiará o estudo do ambiente de uso clínico nestes locais para assegurar que o dispositivo seja de fácil utilização e adequado para o seu objetivo. O subsídio também poderá apoiar os materiais de educação para promover um treinamento adequado e o uso do dispositivo em todos os níveis de alfabetização.

A pneumonia continua a ser a maior causa infecciosa tratável única de morte de crianças em todo o mundo, causando mais de 900.000 mortes por ano em crianças menores de cinco anos de idade.1 Em um estudo financiado pelo Consórcio de modelagem de diagnósticos da BMGF, os pesquisadores concluíram que em locais onde há disponibilidade de oxigênio suplementar, a adição da oximetria de pulso para o controle integrado do padrão de protocolos de doença das crianças pode reduzir as taxas de mortalidade por pneumonia.2 Mais recentemente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) patrocinou um estudo em andamento em diversos países para avaliar de maneira mais aprofundada as formas de melhorar o controle do tratamento de casos de pneumonia nas comunidades.3

Melhorar a triagem dos pacientes é extremamente importante para a redução da incidência mundial de pneumonia. Além disso, uma triagem melhorada pode capacitar os profissionais da saúde, apoiando decisões informadas relacionadas ao diagnóstico e tratamento da pneumonia, com a administração adequada de antibióticos e oxigenoterapia quando necessário. A Masimo e a BMGF esperam que a tecnologia de oximetria de pulso Masimo SET® Measure-through Motion and Low Perfusion™ [Medição em Movimento com Baixa Perfusão] possa ajudar a melhorar a triagem de crianças mesmo nas condições mais difíceis.

Rasa Izadnegahdar, diretor de programa sênior da Equipe de Pneumonia da BMGF, disse: “Estamos entusiasmados em estabelecer uma parceria com a Masimo com o objetivo de melhorar a triagem de pneumonia para possibilitar melhores decisões de encaminhamento por parte dos profissionais da saúde em locais de poucos recursos. Avaliar uma criança para detectar respiração rápida é a pedra angular da avaliação de pneumonia e combinar isto com uma abordagem confiável e eficaz para avaliar a saturação de oxigênio pode ter um impacto significativo para assegurar que as crianças com pneumonia recebam os cuidados adequados. Nossa análise do panorama das tecnologias de auxílio de diagnóstico de pneumonia demonstrou claramente o desempenho insatisfatório dos auxiliares de diagnóstico existentes, particularmente os temporizadores de ritmo respiratório. Meios auxiliares de diagnóstico, com sensibilidade e especificidade melhoradas e que são adaptados e desenhados para a utilização pelos profissionais da saúde e cuidadores, podem ter um impacto significativo sobre o tratamento da pneumonia. Estamos animados em trabalhar com a Masimo para adaptar a sua tecnologia precisa e exata para responder às necessidades dos profissionais da saúde, cuidadores e crianças em países onde a incidência de pneumonia e mortes permanecem inaceitavelmente altas”.

A oximetria de pulso Masimo SET® Measure-through Motion and Low Perfusion™ [Medição em Movimento com Baixa Perfusão] é usada para monitorar milhões de pacientes em todo o mundo. Este projeto demonstra o compromisso sólido da empresa para reduzir a alta e desnecessária incidência global de pneumonia, levando sua tecnologia de triagem e monitoramento de pacientes comprovada para as áreas do mundo que mais precisam.

“Estamos muito satisfeitos de poder estabelecer uma parceria com a BMGF, que recentemente se juntou a nós como cofundadores da Aliança United for Oxygen para aumentar o acesso ao oxigênio e à oximetria de pulso na Etiópia, em apoio aos nossos esforços para ajudar a combater a pneumonia”, disse Joe Kiani, fundador e diretor executivo da Masimo. “Esperamos levar uma ferramenta de triagem há muito tempo necessária para as áreas do mundo que são afetadas por inúmeras mortes desnecessárias em decorrência de uma doença que é considerada de baixo risco no mundo desenvolvido”.

@MasimoInnovates | #Masimo

Referências

1. Pneumonia Fact Sheet, World Health Organization (WHO), September 2016. http://www.who.int/mediacentre/factsheefts/fs331/en/.
  2. Floyd J et al. Evaluating the impact of pulse oximetry on childhood pneumonia mortality in resource-poor settings. Nature. 2015 Dec 3;528(7580):S53-9.
  3. World Health Organization (WHO), 2016.

Sobre a Masimo

A Masimo (NASDAQ: MASI) é uma líder global em tecnologias inovadoras de monitoramento não invasivo. A nossa missão é melhorar os resultados do paciente e reduzir o custo dos tratamentos levando o monitoramento não invasivo a novos locais e aplicações. Em 1995, a empresa lançou o oxímetro de pulso Masimo SET® Measure-through Motion and Low Perfusion™ [Medição em Movimento com Baixa Perfusão] que, conforme demonstrado em diversos estudos, reduz consideravelmente alarmes falsos e monitora com exatidão para garantir que os alarmes sejam reais. Estima-se que o Masimo SET® tenha sido usado em mais de 100 milhões de pacientes em importantes hospitais e outras unidades de assistência médica ao redor do mundo. Em 2005, a Masimo introduziu a tecnologia rainbow® Pulse CO-Oximetry, permitindo o monitoramento não invasivo e contínuo dos componentes sanguíneos que anteriormente exigiam procedimentos exclusivamente invasivos, incluindo hemoglobina total (SpHb®), teor de oxigênio (SpOC™), carboxiemoglobina (SpCO®), metaemoglobina (SpMet®) e mais recentemente o Índice de Variabilidade de Pleth (PVI®) e o Índice de reserva de oxigênio (ORI™), além de SpO2, frequência de pulso e índice de perfusão (PI). Em 2014, a Masimo lançou a Root®, uma plataforma intuitiva de conectividade e monitoramento de pacientes com a interface Masimo Open Connect™ (MOC-9™). A Masimo também está assumindo um papel ativo de liderança em saúde eletrônica (mHealth), com produtos como o monitor de pacientes vestível Radius-7™ e o oxímetro de pulso de ponta de dedo MightySat™. Outras informações sobre a Masimo e seus produtos estão disponíveis no site www.masimo.com. Todos os estudos clínicos publicados sobre os produtos da Masimo estão disponíveis em http://www.masimo.com/cpub/clinical-evidence.htm.

Declarações prospectivas

Esse comunicado de imprensa inclui declarações prospectivas conforme definido na seção 27A da Lei de Valores Mobiliários de 1933, e seção 21E da Lei de Bolsa de Valores de 1934, em conexão com a Lei de Reforma de Controvérsias de Títulos Privados de 1995. Essas declarações prospectivas incluem, entre outras, declarações associadas à potencial eficácia da oximetria de pulso da Masimo. Essas declarações prospectivas são baseadas nas expectativas atuais quanto a eventos futuros que nos afetem e estejam sujeitos a riscos e incertezas, todos de difícil previsão e muitos deles além do nosso controle, os quais poderiam fazer com que nossos resultados reais divergissem de modo considerável e adverso dos expressos em nossas declarações prospectivas devido a diversos fatores de risco que incluem, mas não limitados a: riscos associados a nossas suposições quanto à capacidade de repetição de resultados clínicos; riscos associados à nossa convicção de que as tecnologias exclusivas de medição não invasiva da Masimo, inclusive a oximetria de pulso da Masimo, contribuem para a obtenção de resultados clínicos positivos e para a segurança dos pacientes; riscos associados à nossa convicção de que as inovações médicas não invasivas da Masimo oferecem soluções economicamente acessíveis e vantagens únicas; assim como outros fatores mencionados na seção "Fatores de risco" de nossos relatórios mais recentes protocolados junto à Comissão de Valores Mobiliários (“SEC” [Securities and Exchange Commission]), os quais podem ser obtidos gratuitamente no site da SEC em www.sec.gov. Apesar de acreditarmos que as expectativas refletidas em nossas declarações prospectivas sejam razoáveis, não sabemos se nossas expectativas serão corretas. Todas as declarações prospectivas incluídas neste comunicado de imprensa são expressamente qualificadas em sua totalidade pelas declarações de advertência precedentes. Advertimos os leitores a não confiar indevidamente nessas declarações prospectivas, que dizem respeito apenas à data de hoje. Não assumimos qualquer obrigação de atualizar, corrigir ou esclarecer tais declarações ou os "Fatores de risco" descritos em nossos mais recentes relatórios protocolados junto à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), seja ou não como resultado de novas informações, eventos futuros ou de outra forma, exceto conforme possa ser exigido pelas leis de valores mobiliários aplicáveis. —fim—

A versão oficial e autorizada do comunicado é a emitida na língua original do mesmo. A tradução é apenas uma ajuda, devendo a mesma ser conferida com o texto na sua língua original, que é a única versão com validade legal.

Masimo
Evan Lamb, 949-396-3376