General Cable divulga os resultados do terceiro trimestre de 2016

HIGHLAND HEIGHTS, Ky.--()--A General Cable Corporation (NYSE: BGC) divulgou hoje os resultados do terceiro trimestre finalizado em 30 de setembro de 2016. No trimestre, a perda diluída por ação foi de 0,29 dólares, sendo divulgado um resultado operacional de 5 milhões de dólares. A empresa gerou lucro por ação ajustado para o trimestre de 0,07 dólares e resultado operacional ajustado de 32 milhões de dólares. Consulte as páginas 3 e 4 deste comunicado à imprensa para conciliação do que foi divulgado sobre resultados ajustados e divulgações relacionadas.

Michael T. McDonnell, presidente e diretor executivo, disse: “Os resultados do terceiro trimestre foram abaixo de nossas expectativas, em grande parte devido a calmaria temporária na demanda do mercado final na América do Norte no início do trimestre e à contínua pressão nos gastos com construção e infaestrutura elétrica na América Latina. Os resultados do terceiro trimestre também receberam o impacto de um abrandamento adicional na demanda por produtos industriais e especializados, de margem historicamente mais elevada, particularmente aqueles atrelados aos mercados de petróleo e gás. Embora desapontados com os resultados mais baixos que o esperado para o terceiro trimestre, o volume unitário teve um crescimento no final do trimestre e o sentimento do cliente melhorou à medida que continuamos a navegar em um ambiente de instabilidade. No quarto trimestre esperamos uma melhoria em relação ao ano anterior, pois antecipamos que o volume unitário mais elevado deverá mais do que contrabalançar a baixa na atividade de projetos turnkey submarinos. No geral, estou muito satisfeito com os avanços que estamos conseguindo nos elementos sob nosso controle – o mais importante de tudo, nossa capacidade de execução à medida que geramos nosso forte fluxo de caixa operacional, reduzimos empréstimos vencidos e finalizamos a venda de duas empresas. Além disso, a execução de nosso roteiro estratégico visando transformar nossa empresa em uma organização mais focada, eficiente e inovadora está avançando conforme o planejado.”.

Resumo do terceiro trimestre

• O resultado operacional divulgado de 5 milhões de dólares e o resultado operacional ajustado de 32 milhões de dólares tiveram queda em relação ao ano anterior de 20 milhões de dólares e 15 milhões de dólares, respectivamente, principalmente devido à baixa atividade de projetos submarinos de empreitada global, se comparado ao ano passado, o que enfraqueceu ainda mais a demanda por produtos industriais e especializados atrelados aos mercados finais de petróleo e gás na América do Norte, e à contínua pressão na América Latina.
  • Foram gerados 50 milhões de dólares em fluxo de caixa operacional impulsionados pelo contínuo e rigorosos gerenciamento do capital circulante.
  • Mantida liquidez significativa de 393 milhões de dólares de disponibilidade em serviços de crédito baseados em ativos da empresa e resultados monetários aplicados oriundos de alienações para a redução de empréstimos vencidos.
  • Finalizada a venda do empreendimento Zâmbia da empresa, trazendo um resultado monetário total gerado a partir de desapropriação de bens de 203 milhões de dólares, ao mesmo tempo que finalizada a venda do empreendimento Venezuela da empresa.
  • O impacto do preço de metais foi neutro, se comparado às estimativas e ao segundo trimestre de 2016. O terceiro trimestre de 2015 foi impactado negativamente pela movimentação do preço de metais em 10 milhões de dólares.

Demanda do segmento

América do Norte – O volume unitário caiu 2% em relação ao ano anterior, devido a uma maior demanda por construção e cabos de distribuição para concessionárias de eletricidade ter sido mais do que contrabalançada por uma maior redução de remessas de cabos de transmissão e um enfraquecimento adicional da demanda por produtos industriais e especializados atrelados a mercados finais de petróleo e gás.

Europa – O volume unitário subiu 3% em relação ao ano anterior, impulsionado pela demanda por produtos para concessionárias de eletricidade, incluindo projetos de empreitada global em terra firme e, também, cabos de força.

América Latina– O volume unitário subiu 3% em relação ao ano anterior impulsionado por produtos de linha de transmissão (excluindo-se o volume na Venezuela no terceiro trimestre de 2015).

No geral, ao longo dos nove primeiros meses do ano, a demanda por produtos para concessionárias de distribuição elétrica e mercados de construção não residencial na América do Norte ficou acima de 6,4% no ano passado, enquanto a demanda por produtos industriais e especializados atrelados a mercados de petróleo e gás continuaram a se enfraquecer ao longo do ano e caíram em relação ao ano anterior 5% e 50%, respectivamente. Na Europa, colocando-se de lado o impacto de atividades de reestruturação, a demanda do mercado final ao longo dos nove primeiros meses ficou no patamar inferior em relação ao ano anterior. O volume unitário permanece sob pressão na América Latina devido ao reduzido gasto com projetos de infraestrutura elétrica e de construção.

Dívida líquida

Ao final do terceiro trimestre de 2016, no segundo trimestre de 2016 e no quarto trimestre de 2015, a dívida era de 993 milhões de dólares, 1.024 milhões de dólares e 1.079 milhões de dólares, respectivamente, e caixa e equivalentes de caixa foram de 120 milhões de dólares, 106 milhões de dólares e 112 milhões de dólares, respectivamente. Ao final do terceiro trimestre de 2016, a dívida líquida era de 873 milhões de dólares, o que representa uma redução de 45 milhões de dólares em relação ao segundo trimestre de 2016 e 94 milhões de dólares em relação ao final de 2015. A redução na dívida líquida deve-se, principalmente, ao resultado monetário oriundo de desapropriação de bens e ao eficiente gerenciamento de capital circulante, inclusive níveis de estoque.

Notícias sobre o diretor executivo financeiro

Anunciamos hoje a indicação de Matti Masanovich como diretor executivo financeiro e vice-presidente sênior, reportando-se a Michael McDonnell, presidente e diretor executivo, a ser efetivado no dia 11 de novembro de 2016. Masanovich será responsável por todos os aspectos das funções de finanças, relação com investidores e TI, ao mesmo tempo em que servirá como um importante parceiro em negócios no cumprimento das iniciativas estratégicas de crescimento da empresa. Consulte o comunicado à imprensa específico publicado hoje para maiores detalhes.

Demais assuntos

Continuamos a avançar em direção a uma potencial resolução das investigações relacionadas à nossa FCPA (Lei Americana Anti-Corrupção no Exterior), anteriormente divulgada, e a atual. No último trimestre, com base nas discussões com a SEC e o DOJ àquela época, aumentamos a gama de potenciais resoluções de restituição de lucro e juros pré-sentença para algo entre 33 milhões de dólares e 59 milhões de dólares. Com base em recentes discussões com o DOJ, agora podemos incluir em nossa gama estimada de potenciais resoluções uma potencial estimativa de penalidades do DOJ e restituições adicionais de lucro. Como resultado disso, a nova faixa estimativa de possíveis resoluções exequíveis, inclusive restituição de lucro, juros pré-sentença, e potenciais penalidades do DOJ, está situada entre 33 milhões de dólares e 120 de milhões de dólares. Continuamos nossas discussões com a SEC e o DOJ em relação aos termos de potenciais resoluções. Neste momento, não podemos estimar de maneira plausível o montante de possíveis multas adicionais, penalidades civis ou outras reparações que possam ser buscadas com relação às investigações de FCPA da SEC ou investigações da SEC previamente divulgadas sobre questões contábeis.

Os resultados das operações da Ásia do Pacífico da empresa foram apresentados anteriormente como operações descontínuas. No entanto, no terceiro trimestre de 2016, o gerenciamento determinou que a venda desses empreendimentos no espaço de um ano seria incerto, determinando, portanto, o que foi assumido como critério de vendas não seria mais cumprido para empreendimentos na China, Nova Zelândia e Austrália. Em decorrência disso, e porque os empreendimentos que tinham sido vendidos até o momento, incluindo Filipinas, Tailândia e Índia, a Dominion Wire and Cables (Fiji) e a Keystone Electrical Wire and Cable (China), como um todo, não são considerados uma mudança estratégica. As operações da Ásia do Pacífico não serão mais apresentadas como operações descontínuas nas demonstrações financeiras para todos os períodos apresentados. A empresa permanece totalmente comprometida com a otimização de seu portfólio e está focada na execução de seu programa de desapropriação de bens, de modo a simplificar o seu portfólio.

Os acionistas minoritários dos negócios da empresa na Colômbia (Procables) decidiram exercer seu direito contratual de vender sua participação de 40% à empresa. O preço a ser pago, mediante o contrato, é de 18 milhões de dólares e o pagamento foi antecipado para o quarto trimestre de 2016.

Panorama do quarto trimestre de 2016

Espera-se que as receitas para o quarto trimestre fiquem entre 850 e 900 milhões de dólares. Antecipa-se um volume unitário maior que 6,4% ao longo do ano. Prevê-se um resultado operacional entre 17 e 32 milhões de dólares e o resultado operacional ajustado na faixa de 25 a 40 milhões de dólares para o quarto trimestre. O lucro diluído por ação divulgado é esperado na faixa de 0,03 dólares a 0,12 dólares por ação e o lucro ajustado por ação é esperado na faixa de 0,05 dólares e 0,20 dólares para o quarto trimestre. A movimentação no preço de metais não deverá impactar substancialmente o panorama do quarto trimestre, o que pressupõe preços para o cobre (COMEX) e para o alumínio (LME) de 2,20 e 0,75 dólares, respectivamente. Supõe-se que as taxas de câmbio serão constantes no panorama do quarto trimestre. O panorama do quarto trimestre para resultados operacionais ajustados não inclui resultados da Ásia do Pacífico e da África.

Medidas financeiras não GAAP (em desacordo com os princípios contábeis geralmente aceitos)

Resultados operacionais ajustados (definidos como resultados operacionais antes de taxas extraordinárias, não recorrentes ou incomuns e outros itens), lucro por ação ajustado (definido como lucro por ação diluído antes de taxas extraordinárias, não recorrentes ou incomuns e outros itens) e dívidas líquidas (definidas como dívidas de longo prazo acrescidas da parcela corrente de dívidas de longo prazo menos caixa e equivalentes de caixa) são “medidas financeiras não GAAP”, conforme definido nas regras da Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos. Receitas com metais ajustadas, resultado operacional ajustado e vendas ajustadas referentes ao retorno sobre metais com base em segmentos, medidas financeiras não GAAP também são aqui fornecidos. Ver “Informações sobre o segmento”.

Tais medidas financeiras não GAAP definidas pela empresa excluem dos resultados divulgados aqueles itens que a gerência acredita não serem indicativos de nosso desempenho em andamento e são fornecidas aqui, pois a gerência acredita serem úteis à análise do desempenho operacional do empreendimento e são consistentes com a forma como a gerência analisa nossos resultados operacionais e tendências comerciais subjacentes. A utilização de tais medidas não GAAP pode ser inconsistente com medidas semelhantes apresentadas por outras empresas e somente deveriam ser utilizadas em conjunto com os resultados da empresa divulgados de acordo com os GAAP. Os resultados ajustados, para períodos anteriores ao quarto trimestre de 2015, refletem a remoção do impacto de nossas operações na Venezuela em base autônoma. Em vigor a partir do terceiro trimestre de 2015, desconsolidamos nossa subsidiária na Venezuela e começamos a contabilidade de nossa subsidiária venezuelana utilizando método de custo contábil. Resultados operacionais históricos ajustados para o segmento encontram-se divulgados na Apresentação do Investidor do terceiro trimestre de 2016 disponível no site da empresa.

Uma conciliação do resultado operacional segundo os GAAP (perdas) e lucro diluído (perdas) por ação com o resultado operacional ajustado (perdas) é apresentada a seguir:

Terceiro trimestre 2016 x Terceiro trimestre de 2015
Terceiro trimestre
2016     2015
Resultado     Resultado
Em milhões, exceto montantes por ação Operacional     EPS Operacional     EPS
Divulgado $ 4,7 $ (0,29 ) $ 24,8 $ (0,59 )
Ajustes no resultado operacional conciliado/EPS
Despesa financeira da dívida conversível não monetária(1) - 0,01 - 0,01
Perdas referentes a ajuste a preços de mercado (ganhos) sobre instrumentos derivados (2) - (0,01 ) - 0,15
Custos de reestruturação e desapropriação de bens(3) 24,1 0,29 14,2 0,27
Custos jurídicos e com investigações(4) 0,8 0,01 2,1 0,04
(Ganho) perdas na venda de ativos(5) (6,4 ) (0,08 ) - -
Perdas com a desconsolidação da Venezuela(7) - - 12,0 0,25
Venezuela (receitas)/perdas (7) (0,8 ) (0,02 )
Ásia do Pacífico e África (receitas)/perdas(8)   8,9         0,14     (4,9 )       0,15
Ajustes totais   27,4         0,36     22,6         0,85
Ajustado $ 32,1       $ 0,07   $ 47,4       $ 0,26

A seguinte conciliação da estimativa do resultado operacional e lucro por ação diluído com o resultado operacional ajustado e lucro por ação ajustado para o quarto trimestre de 2016 contém informações prospectivas. Todas as informações prospectivas envolvem riscos e incertezas. Os resultados reais podem diferir em muito daqueles contemplados nas informações prospectivas, como resultado de fatores, riscos e incertezas sobre os quais não temos controle algum. Ver “Nota de Advertência Relativa a Demonstrações Prospectivas” ao final deste comunicado de imprensa.

Panorama real Quarto trimestre 2016 x Quarto trimestre 2015
Panorama Quarto
trimestre 2016     2015 Realizado
Resultado     Resultado
Em milhões, exceto montantes por ação Operacional     EPS Operacional     EPS
Divulgado $ 17 - 32 $

(0,03) – 0,12

$ (37,0 ) $ (0,98 )
Ajustes no resultado operacional conciliado/EPS

Despesa financeira da dívida conversível não monetária(1) - 0,01 - 0,01
Perdas referentes a ajuste a preços de mercado (ganhos) sobre instrumentos derivados (2) - - - 0,08
Custos de reestruturação e desapropriação de bens(3) 7,0 0,06 15,3 0,23
Custos jurídicos e com investigações(4) 2,0 0,02 7,3 0,11
FCPA (Lei Americana Anti-Corrupção no Exterior) acumulado(6) - - 4,0 0,08
Ásia do Pacífico e África (receitas)/perdas (8)   (1,0 )       (0,01 )   38,6         0,52
Total de ajustes   8,0         0,08     65,2         1,03
Ajustado $ 25 – 40       $ 0,05 - $0,20   $ 28,2       $ 0,05

NOTA: As tabelas acima refletem ajustes em EPS com base em impostos efetivos de 50% e 40%, respectivamente.

(1)

Os ajustes na despesa financeira conversível não monetária da empresa refletem o acréscimo de títulos em notas conversíveis em 2029, o que se reflete na demonstração de resultados como despesa de juros.

(2)

Perdas referentes a ajuste a preços de mercado (ganhos) sobre instrumentos derivados representam mudanças no período atual no justo valor de instrumentos de commodity designados como operações de cobertura econômica. A empresa ajusta de acordo com as mudanças no justo valor desses instrumentos de commodity, pois os lucros associados a contratos subjacentes não foram contabilizados no mesmo período.

(3)

Custos de reestruturação e desapropriação de bens representam custos associados a programas de custos de reestruturação e desapropriação de bens anunciados pela empresa. Exemplos disso incluem: custos com indenização de funcionários, depreciação de ativos, depreciação acelerada, depreciação de capital de giro, remanejamento de equipamentos, rescisões contratuais, honorários de consultoria custos jurídicos incorridos em decorrência dos programas. A empresa ajusta essas mudanças, pois a gerência acredita que esses custos não continuarão após a conclusão dos programas de reestruturação e desapropriação de bens.

(4)

Custos jurídicos e com investigações representam custos incurridos com empresas externas de aconselhamento jurídico e de contabilidade legal referentes à correção monetária de nossas demonstrações financeiras e investigações da Lei Americana Anti-Corrupção no Exterior. A empresa ajusta de acordo com essas mudanças, pois a gerência acredita que esses custos não continuarão após a conclusão dessas investigações consideradas fora das operações comerciais normais.

(5)

Perdas e ganhos na venda de ativos são o resultado da alienação de determinados empreendimentos da General Cable. A empresa ajusta esses ganhos e perdas, pois a gerência acredita que esses ganhos e perdas não são recorrentes e não ocorrerão como parte do que está em andamento.

(6)

O acumulado em relação à FCPA (Lei Americana Anti-Corrupção no Exterior) é a estimativa da empresa lucros e juros pré-sentença que podem ser expurgados para resolver investigações em andamento. Ver “Demais questões” na página 2 deste comunicado à imprensa. A empresa ajusta este acumulado, pois a gerência acredita que isso é tava não recorrente e não ocorrerá como parte do que está em andamento.

(7)

O ajsute de perdas referentes à VCenezuela (receitas) reflete a remoção do impacto das operações venezuelanas antes de sua efetiva desconsolidação ao final do terceiro trimestre de 2015. Vigente desde o final do terceiro trimestre de 2015, a subsidiária venezuelana foi desconsolidada e levada em consideração utilizando-se o método de custeio contábil. As perdas com a desconsolidação da Venezuela é uma taxa não recorrente associada à desconsolidação. A empresa ajusta essas perdas, pois a gerência acredita que a desconsolidação da Venezuela foi um evento não recorrente e não ocorrerá como parte das operações em andamento.

(8)

O ajuste exclui o impacto das operações no segmento Ásia do Pacífico e África, não consideradas "operações centrais" no novo roteiro estratégico da empresa. A empresa está em processo de alienação ou encerramento dessas operações que não se espera que continuem como parte do empreendimento em andamento.

Audioconferência e Apresentação do investidor

A General Cable irá discutir os resultados do terceiro trimestre em uma audioconferência que será transmitida ao vivo no dia 3 de novembro de 2016 às 08:30 da manhã ET (10:30 horário de Brasília). A transmissão da audioconferência da empresa ao vivo via Web estará disponível apenas em áudio e pode ser acessada através da página Relação com Investidores em nosso sitewww.generalcable.com. Encontra-se também disponível em nosso site uma cópia das Apresentações dos Investidores que serão mencionadas ao longo da audioconferência.

A General Cable Corporation (NYSE:BGC) é líder mundial em desenvolvimento, projeto, fabricação, marketing e distribuição de cobre, alumínio e, produtos e sistemas de cabos de fibra óptica e cabos de força para os mercados industrial, de energia, especialidades, construção e comunicação. Visite nosso sitewww.generalcable.com.

Nota de Advertência Relativa a Demonstrações Prospectivas

Algumas declarações neste comunicado de imprensa são declarações prospectivas que envolvem riscos e incertezas, preveem ou descrevem eventos ou tendências futuras e não se relacionam unicamente a questões históricas. Declarações prospectivas incluem, entre outras, expressões de expectativas como as seguintes: “crer,” “esperar,” “poder,” “será,” “antecipar,” “pretender,” “estimar,” “projetar,” “planejar,” “supor”, “buscar” ou outras expressões semelhantes, embora nem todas as declarações prospectivas contenham tais identificadores. Os resultados reais podem diferir em muito daqueles discutidos nas declarações prospectivas, em decorrência de fatores, riscos e incertezas sobre muitos dos quais não temos controle algum. Tais fatores incluem, no mínimo: a capacidade econômica e a natureza competitiva dos mercados geográficos aos quais a empresa serve; nossa habilidade em aumentar a capacidade de fabricação e produtividade; nossa capacidade de aumentar nossos preços de venda durante períodos de aumento de custos de matéria prima; nossa capacidade de prestar serviços e atender todos os requisitos sob, nossas dívidas, e manter serviços internacionais de crédito e linhas de crédito; nossa capacidade de estabelecer e manter controles internos; o impacto de sentenças futuras inesperadas ou acordos em ações e litígios; o impacto das flutuações de taxas de câmbio; o impacto de futuras reduções do valor recuperável de ativos; conformidade com leis americanas e internacionais, inclusive a Lei Americana Anti-Corrupção no Exterior; nossa capacidade de obter antecipação de redução de custos, eficiências e outros benefícios relacionados a nosso programa de reestruturação e outras iniciativas estratégicas, inclusive nosso plano de abandonar todas as nossas operações na Ásia do Pacífico e África, e outros riscos detalhados esporadicamente nos registros da empresa junto à SEC (Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos), dentre outros, seu formulário anual 10-K arquivado junto à SEC no dia 29 de fevereiro de 2016, e registros subsequentes da SEC. Recomendamos não colocar demasiada confiança nessas declarações prospectivas. A General Cable não realiza e aqui se exime de quaisquer obrigações, exceto se dela for exigido fazê-lo segundo as leis de títulos cabíveis, de modo a atualizar quaisquer declarações prospectivas , decorrentes de novas informações, eventos futuros ou outros fatores.

TABELAS A SEGUIR

General Cable Corporation e Subsidiárias
Declarações de operações consolidadas
(em milhões, exceto os dados por ação)
(não auditadas)

Três meses fiscais finalizados em Nove meses fiscais finalizados em
30 de setembro 2 de outubro 30 de setembro 2 de outubro
de 2016 de 2015 de 2016 de 2015
Faturamento líquido $ 924,5 $ 1.096,4 $ 2.948,4 $ 3.561,6
Custo das vendas   821,6     981,1     2.615,4     3.194,1
Lucro bruto 102,9 115,3 333,0 367,5

Vendas, despesas gerais e administrativas

86,1 90,5 238,0 311,0
Encargos de depreciação do fundo de comércio 7,4 - 9,0 3,2
Reduções do valor recuperável de ativos   4,7     -     7,5     1,7
Resultados operacionais (perdas) 4,7 24,8 78,5 51,6
Outras receitas (despesas) (2,1 ) (28,9 ) 4,7 (61,9 )
Receitas em juros (despesas):
Despesas de juros (22,5 ) (23,2 ) (67,2 ) (74,2 )
Receitas em juros   0,2     0,7     1,2     2,2
  (22,3 )   (22,5 )   (66,0 )   (72,0 )

Receitas (perdas) antes do imposto de renda (19,7 ) (26,6 ) 17,2 (82,3 )
Subsídios do imposto de renda (cláusulas) 5,7 (5,3 ) (7,7 ) 0,9
Títulos em lucros líquidos (perdas) de empresas afiliadas   0,3     0,1     0,7     0,3
REceita líquida (perdas) inclusive participação não-controladora (13,7 ) (31,8 ) 10,2 (81,1 )
Menos: Receita líquida (perdas) atribuíveis à participação não-controladora   0,6     (2,8 )   (0,6 )   (7,1 )
Receita líquida (perdas) atribuíveis acionistas comuns da empresa $ (14,3 ) $ (29,0 ) $ 10,8   $ (74,0 )
Lucro (loss) por ação atribuível a acionistas comuns da empresa
Lucro (perdas) por ação ordinária - básico $ (0,29 ) $ (0,59 ) $ 0,22   $ (1,51 )
Média ponderada de ações ordinárias - básico   49,6     48,9     49,5     48,9

Lucro (perdas) por ação ordinária - supondo a diluição

$ (0,29 ) $ (0,59 ) $ 0,21   $ (1,51 )

Média ponderada de ações ordinárias - supondo a diluição

49,6     48,9     51,7     48,9

General Cable Corporation e Subsidiárias
Declarações de operações consolidadas
Informações do segmento
(em milhões)
(não auditado)

Três meses fiscais finalizados em Nove meses fiscais finalizados em
30 de setembro 2 de outubro 30 de setembro 2 de outubro
de 2016 de 2015 de 2016 de 2015
Receitas (conforme divulgado)
América Latina $ 496,1 $ 571,9 $ 1.565,2 $ 1.819,5
Europa 212,1 231,0 663,5 743,7
América Latina 158,0 169,2 481,2 563,3
África / Ásia do Pacífico   58,3     124,3     238,5     435,1
Total $ 924,5   $ 1.096,4   $ 2.948,4   $ 3.561,6

Receitas (em metais ajustadas)(1)
América do Norte $ 496,1 $ 559,8 $ 1.565,2 $ 1.700,9
Europa 212,1 227,1 663,5 706,0
América Latina 158,0 162,2 481,2 500,6
África / Ásia do Pacífico   58,3     120,1     238,5     394,6
Total $ 924,5   $ 1.069,2   $ 2.948,4   $ 3.302,1

Venda de metais em libras
América do Norte 136,2 138,9 415,5 423,7
Europa 37,3 36,4 116,3 119,5
América Latina 57,8 57,1 176,8 182,2
África / Ásia do Pacífico   16,7     30,6     72,3     106,8
Total   248,0     263,0     780,9     832,2

Resultado operacional (perdas)
América do Norte $ 10,0 $ 17,9 $ 101,5 $ 78,4
Europa 10,8 3,2 17,0 7,9
América Latina (7,1 ) (1,2 ) (10,4 ) (19,6 )
África / Ásia do Pacífico   (9,0 )   4,9     (29,6 )   (15,1 )
Total $ 4,7   $ 24,8   $ 78,5   $ 51,6

Resultado operacional ajustado (perdas) (2)
América do Norte $ 33,2 $ 33,0 $ 104,8 $ 115,7
Europa 5,2 15,7 25,1 41,9
América Latina   (6,3 )   (1,3 )   (7,2 )   (6,8 )
Total $ 32,1   $ 47,4   $ 122,7   $ 150,8

Retorno sobre vendas ajustadas de metais(3)
América do Norte 6,7 % 5,9 % 6,7 % 6,8 %
Europa 2,5 % 6,9 % 3,8 % 5,9 %
América Latina -4,0 % -0,8 % -1,5 % -1,4 %
Total 3,7 % 5,0 % 4,5 % 5,2 %

Despesas de capital
América do Norte $ 13,7 $ 5,2 $ 30,2 $ 16,8
Europa 4,2 5,2 13,1 13,7
América Latina 3,2 2,3 9,8 9,0
África / Ásia do Pacífic o   0,3     0,4     0,4     8,6
Total $ 21,4   $ 13,1   $ 53,5   $ 48,1

Depreciações e amortizações
América do Norte $ 10,2 $ 9,8 $ 32,1 $ 30,4
Europa 5,6 5,7 17,0 19,6
América Latina 4,3 4,5 12,7 14,6
África / Ásia do Pacífic o   3,4     1,5     4,5     10,2
Total $ 23,5   $ 21,5   $ 66,3   $ 74,8

Receita por principais linhas de produtos
Serviços de concessionárias $ 329,6 $ 384,2 $ 1.054,1 $ 1.242,4
Infraestrutura elétrica 222,7 295,9 761,1 964,6
Construção 203,6 219,2 603,7 708,4
Comunicações 115,9 137,2 360,7 444,5
Produtos de laminação de vergalhões   52,7     59,9       168,8     201,7
Total $ 924,5   $ 1.096,4     $ 2.948,4   $ 3.561,6

(1)

Receitas em metais ajustadas, medidas financeiras não GAAP, são fornecidas a fim de eliminar uma estimativa de volatilidade no preço de metais a partir da comparação com receitas de um período a outro.

(2)

Resultado operacional ajustado (perdas) é uma medida financeira não GAAP. A empresa está fornecendo resultado operacional ajustado (perdas) por segmento, pois a gerência acredita que isto seja útil na análise do desempenho operacional do empreendimento e é consistente com como a gerência analisa as tendências subjacentes do empreendimento. É fornecida uma conciliação do resultado operacional do segmento (perdas) com o resultado operacional ajustado (perdas) do segmentos é fornecida no Apêndice "Apresentação do investidor para o terceiro trimestre de 2016", encontrado no site da empresa.

(3)

Retorno de vendas de metais ajustado é calculado com base no resultado operacional ajustado (Perdas).

GENERAL CABLE CORPORATION E SUBSIDIÁRIAS
Balanço patrimonial consolidado
(em milhõess, exceto dados de ações)

Ativos