Federação Mundial de Sociedades de Anestesiologistas (World Federation of Societies of Anaesthesiologists, WFSA) firma compromisso de apoiar a Missão Zero Mortes de Pacientes até 2020 do Patient Safety Movement

Patient Safety Movement Foundation une-se à Campanha SAFE-T do WFSA

IRVINE, Califórnia--()--A Federação Mundial de Sociedades de Anestesiologistas (World Federation of Societies of Anaesthesiologists, WFSA) firmou um compromisso de ação e anunciou que apoiará a Patient Safety Movement Foundation (PSMF, Fundação do Movimento pela Segurança do Paciente) e sua missão de eliminar mortes evitáveis até o ano de 2020. Ao mesmo tempo, a PSMF está se unindo à campanha SAFE-T (Safe Anaesthesia For Everybody – Today, Anestesia segura para todos – hoje) da WFSA, para promover avanços no acesso à anestesia segura e acessível em todo o mundo. A WFSA anunciará formalmente seu compromisso na 5a Cúpula anual mundial pela segurança do paciente, ciência e tecnologia (Annual World Patient Safety, Science & Technology Summit), em 3 e 4 de fevereiro de 2017, em Dana Point, na Califórnia.

Desde 1955, a WFSA tem servido como a principal aliança de anestesiologistas, trabalhando juntos com organizações especializadas em nível nacional e regional com o intuito de facilitar e promover os mais altos padrões em cuidados com o paciente. Eles trabalham com as Sociedades Nacionais de Anestesiologia, a Organização Mundial de Saúde (OMS), governos, organizações de cirurgia, ONGs, hospitais, centros de treinamento e outras organizações para apoiar a cirurgia segura e acesso à anestesia segura. Por meio de sua rede de milhares de anestesiologistas em mais de 150 países, a WFSA demonstrará seu compromisso com a missão zero mortes até 2020 da PSMF ao disseminar anualmente Soluções Práticas para a Segurança do Paciente (Actionable Patient Safety Solutions, APSS) e pedindo aos membros que trabalham em hospitais para se comprometerem com a redução de mortes evitáveis de pacientes; atualizando seus Padrões internacionais para uma prática segura da anestesia; e trabalhando com a PSMF para desenvolver APSS apropriada para organizações de assistência médica em países carentes.

Ao se unir à campanha Anestesia segura para todos – hoje (SAFE-T) da WFSA, a PSMF se torna parte de uma colaboração global entre organizações globais setoriais e de pacientes e com a rede de profissionais de anestesia da WFSA comprometidos com a segurança do paciente e em promover avanços nos Padrões internacionais para uma prática segura da anestesia. A PSMF também concorda em compartilhar os dados disponíveis relativos ao atendimento dos padrões internacionais globais e para trabalhar de modo colaborativo com a WFSA e outros consórcios membros para melhorar a prática e o acesso seguro à anestesia.

“Estamos felizes em anunciar nosso compromisso em agir pelo Patient Safety Movement (Movimento pela segurança do paciente). O movimento teve um impacto significativo na segurança do paciente em um curto período de tempo, e esperamos ansiosamente podermos trabalhar juntos para criar uma APSS para países carentes, para reduzir mortes e danos evitáveis ao paciente”, disse o Dr. Gonzalo Barreiro, presidente da Federação Mundial de Sociedades de Anestesiologistas. “Também esperamos ansiosamente por trabalhar com a PSMF na campanha SAFE-T, assim como colaboramos com o ‘mapear o abismo’ em termos de acesso a anestesia segura e usamos esses dados para influenciar o progresso em todos os hospitais, para todos os pacientes.”

“A Patient Safety Movement Foundation está entusiasmada em formalizar sua relação de trabalho com a respeitada Federação Mundial de Sociedades de Anestesiologistas para desenvolver nossa missão conjunta de melhorar a segurança do paciente e evitar mortes por cirurgia evitáveis em todo o mundo”, disse Joe Kiani, fundador da Patient Safety Movement Foundation. “A vasta rede global de membros da WSFA está na posição ideal para nos ajudar a fazer avanços substanciais em direção à nossa meta de atingir zero mortes de pacientes até 2020. Nossa equipe espera trabalhar em estreita colaboração com as organizações membro da WFSA para fazer avançar práticas de cirurgia mais seguras e acesso à anestesia.”

Sobre a Patient Safety Movement Foundation (Fundação do Movimento pela Segurança do Paciente)

Mais de 200 mil pessoas morrem todos os anos em hospitais dos EUA de formas que poderiam ser evitadas. A Patient Safety Movement Foundation foi estabelecida a partir do apoio da Masimo Foundation for Ethics, Innovation, and Competition in Healthcare, com o objetivo de reduzir a zero o número de mortes evitáveis até 2020 (0x2020). O aperfeiçoamento da segurança dos pacientes exigirá um esforço de colaboração de todas as partes envolvidas, o que inclui pacientes, fornecedores de assistência à saúde, empresas de tecnologia médica, governo, empregadores e contribuintes privados. A Patient Safety Movement Foundation atua com todas as partes interessadas para abordar os problemas e as soluções no campo da segurança do paciente. A fundação realiza também Cúpulas de Segurança de Pacientes, Ciência e Tecnologia. A primeira cúpula anual ocorreu em Janeiro de 2013 e reuniu algumas das melhores mentes de nosso país para a realização de debates instigantes e novas ideias para desafiar o status quo. Ao apresentar receitas específicas e de alto impacto para lidar com os desafios da segurança de pacientes, incentivar empresas de tecnologia médica a compartilhar os dados com quem adquire seus produtos e pedir que os hospitais estabeleçam compromissos para implementar soluções acionáveis em segurança de pacientes, a Fundação está trabalhando para alcançar a meta de erradicar as mortes evitáveis até 2020. Visite http://patientsafetymovement.org.

@0x2020 #patientsafety #0x2020

Patient Safety Movement Foundation