Operadoras móveis Claro, Movistar e Tigo lançam a campanha "Nós Ligamos Guatemala", junto com a Cruz Vermelha Guatemalteca, para apoiar a população em situações de desastres

As empresas de telecomunicações assinaram um acordo de cooperação com a GSMA, a Cruz Vermelha Guatemalteca a e a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, para trabalhar em conjunto, disponibilizando os serviços de telecomunicações para a preparação e resposta a desastres.

CIDADE DA GUATEMALA--()--Claro, Movistar e Tigo firmaram um acordo de cooperação com a GSMA (associação global de todo o ecossistema móvel) e a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho para trabalhar em conjunto na utilização dos serviços móveis para preparação e resposta a desastres causados por fenômenos naturais por meio da campanha Nós Ligamos Guatemala.

A Guatemala é um dos poucos países onde três placas tectônicas convergem, e registra cerca de 288 vulcões e estruturas vulcânicas, dos quais 8 relataram atividade. Além disso, é um país altamente propenso aos impactos dos fenômenos do El Niño e La Niña, gerando consequências humanitárias em âmbito nacional.

"A colaboração entre a indústria móvel nacional e a Cruz Vermelha Guatemalteca é essencial para maximizar os benefícios que a tecnologia móvel pode representar na resposta a desastres", disse Sebastián Cabello, diretor regional da GSMA para América Latina.

A campanha "Nós Ligamos Guatemala" implementada pelas três operadoras móveis nacionais e a Cruz Vermelha Guatemalteca será concentrada em uma iniciativa de preparação para a resposta a situações de emergência, catástrofes ou crises que irá considerar as seguintes etapas:

  • Estabelecimento de mesa de coordenação ou comissão entre as instituições governamentais responsáveis pela resposta a desastres, o setor privado e outras partes.
  • A criação de um protocolo para a priorização da rede móvel como uma necessidade pública em caso de emergência ou de crise.
  • Sensibilização e formação sobre o uso correto do telefone celular em caso de emergência.
  • Promoção da doação voluntária de sangue em situações de emergência e divulgação para a população dos lugares seguros ou abrigos criados para assistência.
  • Análise das melhores tecnologias para implementar uma resposta em situações de emergência.

Como parte desta campanha conjunta, Claro, Movistar e Tigo estão aderindo à Carta de Conectividade Humanitária da GSMA, cujos princípios estão empenhados em melhorar a coordenação entre as operadoras móveis, durante e depois de um desastre, e fortalecer as alianças entre a indústria móvel, os governos e o setor humanitário

A Federação Internacional e a GSMA consideram este acordo como uma confirmação do desejo de ambas as organizações para continuar trabalhando em cooperação com as Sociedades Nacionais, operadoras móveis e os governos para fornecer ajuda humanitária às pessoas necessitadas, onde e quando necessário.

"Nosso propósito como ecossistema móvel é conectar a todos e tudo para um futuro melhor, contribuindo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas”, acrescentou o diretor da GSMA para América Latina. “Esta colaboração com a Federação Internacional expande a rede da Carta de Conectividade Humanitária da GSMA e da campanha Nós Ligamos, além de contribuir para a nossa iniciativa coletiva para o benefício dos cidadãos".

"É importante obter esse tipo de alianças, já que os mais beneficiados são os guatemaltecos. De outra forma seria difícil realizar esses programas que são tão necessários para os guatemaltecos e suas famílias", disse Lic. Francisco Evertsz C., gerente do Regulação e relações internacionais da Telefónica Móviles Guatemala.

"A criação de tais parcerias é essencial para contribuir e apoiar os guatemaltecos diante de uma possível emergência, considerando que a Guatemala é um país geograficamente localizado em uma área propensa a diferentes tipos de fenômenos naturais. É por esta razão que decidimos juntar esforços, já que estamos conscientes dos benefícios que podem ser alcançados por meio da implementação de mecanismos que permitam a comunicação e / ou restauração da mesma, em áreas afetadas por um desastre. A TIGO se compromete a ajudar a encontrar soluções que sejam mais eficientes do que as utilizadas hoje em situações de emergência ", disse Manuel Sisniega, diretor de assuntos corporativos da Tigo Guatemala.

"Para a Claro, como uma subsidiária da America Movil, gerenciar sustentabilidade eficaz e abrangente é parte do nosso compromisso, por isso, apoiamos esta aliança para colocar nossa plataforma de tecnologia móvel a serviço dos guatemaltecos e contribuir para uma melhor resposta na gestão de desastres em situações de emergência ", disse José Cervantes Rivera diretor de Recursos Humanos e Regulatórios da Claro para América Central.

A campanha Nós Ligamos da GSMA é uma iniciativa das operadoras móveis líderes da América Latina, que buscam assegurar que cada um de seus usuários possa desfrutar dos benefícios transformadores da tecnologia móvel em um ambiente seguro e confiável. Para alcançar esses objetivos, decidiram unir esforços como indústria e assumir em cada país da região uma série de compromissos nos quais o celular e as redes móveis podem oferecer soluções a problemas sociais. A campanha Nós Ligamos já foi lançada com diversas iniciativas na Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Honduras, México, Nicarágua e República Dominicana, e continuará sua expansão por toda a região.

A Carta de Conectividade Humanitária foi lançada durante o Mobile World Congress 2015 e já conta com mais de 105 operadoras móveis signatárias, que cobrem mais de 77 países.

-FIM-

Sobre a campanha regional Nós Ligamos

Ao passo em que o número de usuários de dispositivos móveis continua a crescer em ritmo acelerado na região exigindo mais e melhores serviços, operadoras móveis líderes latino-americanas querem garantir que cada um de seus usuários desfrute dos benefícios transformadores da tecnologia móvel em um ambiente seguro e confiável. Para atingir esse objetivo, decidiram unir forças como uma indústria e assumir -- em diferentes mercados da região -- uma série de compromissos, onde o celular e as redes móveis podem trazer muitas soluções para os problemas sociais. 'Nós Ligamos' é a campanha regional onde as operadoras móveis trabalham em conjunto com as autoridades governamentais, reguladores, associações sem fins lucrativos e os próprios usuários para maximizar o potencial da tecnologia móvel e sua contribuição econômica e social na América Latina. Para mais informações visite

www.gsmala.com/nosimporta

Sobre a GSMA

A GSMA representa os interesses das operadoras móveis de todo o mundo, unindo quase 800 operadoras e cerca de 300 empresas do mais amplo ecossistema móvel, incluindo fabricantes de telefones e dispositivos móveis, empresas de software, fornecedores de equipamentos e companhias de Internet, além de organizações em setores relacionados à indústria. A GSMA também organiza alguns dos principais eventos da indústria, como o Mobile World Congress, o Mobile World Congress Shanghai e as conferências Mobile 360 Series.

Para mais informações, visite o site corporativo da GSMA em www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA. GSMA Latin America é o braço da GSMA na região. Para mais informações em ingês, espanhol e português visite www.gsmala.com. Siga a GSMA LA no Twitter: @GSMALatam.

Sobre a Cruz Vermelha Guatemalteca

Cruz Vermelha Guatemalteca (CRG) é uma entidade de serviço, de caráter privado e sem fins lucrativos, de interesse social e voluntário que presta assistência à população vulnerável. Faz parte do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, que visa prevenir e aliviar o sofrimento humano; proteger a vida e saúde da pessoa humana, especialmente em tempos de conflito armado e outras situações de emergência.

Cruz Vermelha Guatemalteca é reconhecida pelo Estatuto Jurídico do Governo da República da Guatemala, como uma sociedade de ajuda voluntária, autônoma, independente, com suas patrimônio próprio e auxiliar das autoridades públicas em suas atividades humanitárias. Para mais informações visite: http://www.cruzroja.gt/.

Sobre a Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho

A Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho é a maior organização humanitária do mundo, compreendendo 190 Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, uma Secretaria em Genebra, e mais de 60 delegações para apoiar atividades realizadas em todo o mundo, prestando assistência sem discriminação. A visão da Federação é inspirar, encorajar, facilitar e promover em todos os momentos todas as formas de atividades humanitárias pelas sociedades nacionais, a fim de prevenir e aliviar o sofrimento humano, o que contribui para a manutenção e promoção da dignidade humana e da paz no mundo. Para mais informações visite: http://www.ifrc.org/

Contacts

Contatos para imprensa
Na Cruz Vermelha Guatemalteca:
Marielos Rosell, Responsável por mídias
Tel +502 40 40 59 18
Email: marielos.rossell@cruzroja.gt
ou
Na FICR:
Diana Medina, Gerente de Comunicações, Oficina Regional de Américas.
Tel: + 507 678 05 395
Email: diana.medina@ifrc.org
ou
Na GSMA:
Mauro Accurso maccurso@gsma.com

Contacts

Contatos para imprensa
Na Cruz Vermelha Guatemalteca:
Marielos Rosell, Responsável por mídias
Tel +502 40 40 59 18
Email: marielos.rossell@cruzroja.gt
ou
Na FICR:
Diana Medina, Gerente de Comunicações, Oficina Regional de Américas.
Tel: + 507 678 05 395
Email: diana.medina@ifrc.org
ou
Na GSMA:
Mauro Accurso maccurso@gsma.com