DENSO e Toshiba concordam em desenvolver tecnologia de inteligência artificial, Rede neural profunda – PI para sistemas de reconhecimento de imagem de última geração

– Acelerando o desenvolvimento de tecnologia para ajudar a alcançar tecnologias avançadas de direção automatizada e assistência ao motorista –

Concept of image recognition using DNN-IP Upper: Actual traffic situation Lower: Identified objects using DNN-IP (Graphic: Business Wire)

KARIYA, Japão e TÓQUIO--()--DENSO Corporation e Toshiba Corporation chegaram a um acordo de base para desenvolver em conjunto uma tecnologia de inteligência artificial chamada Rede neural profunda – Propriedade intelectual (DNN-IP, Deep Neural Network-Intellectual Property), que será usada em sistemas de reconhecimento de imagem, desenvolvidos independentemente pelas duas empresas para ajudar a alcançar tecnologias avançadas de direção automatizada e assistência ao motorista.

A DNN, um algoritmo modelado com base nas redes neurais do cérebro humano, deve realizar processamento de reconhecimento de maneira tão exata quanto, ou inclusive, melhor que o cérebro humano.
Para alcançar a direção automatizada, os computadores automotivos precisam ter a capacidade de identificar diferentes situações de tráfego rodoviário, inclusive uma série de obstáculos e marcações rodoviárias, disponibilidade de espaço nas estradas para condução e situações potencialmente perigosas. Em reconhecimento de imagem com base em aprendizagem automática e reconhecimento de padrão convencional, objetos que precisam ser reconhecidos por computadores devem ser caracterizados e extraídos antecipadamente.
Em reconhecimento de imagem com base em DNN, computadores podem extrair e aprender as características de objetos de maneira independente, melhorando consideravelmente a exatidão da detecção e da identificação de uma ampla variedade de objetos.

Devido ao rápido progresso da tecnologia DNN, as duas empresas planejam fazer com que a tecnologia seja flexivelmente expansível para diversas configurações de rede. Elas também farão com que a tecnologia possa ser implementada em processadores em veículos que sejam menores, consumam menos energia e tenham outras melhorias.

DENSO tem desenvolvido DNN-IP para aplicativos em veículos. Ao acelerar o processo de comercialização da DNN-IP com o desenvolvimento conjunto e a incorporação de DNN-IP em câmeras nos veículos, a DENSO desenvolverá sistemas avançados de assistência ao motorista e direção automatizada de alto desempenho, continuando a contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade automotiva segura para todas as pessoas ao redor do mundo, não apenas para motoristas e pedestres.

Além de suas tecnologias de processamento de imagem convencional, a Toshiba dividirá essa tecnologia DNN-IP desenvolvida em conjunto em componentes de hardware dedicados e a implementará em seus processadores de reconhecimento de imagem em veículos para melhorar o desempenho do processamento de imagem e permitir que processem imagens usando menos energia do que sistemas de processamento de imagem com processadores de sinais digitais (DSPs) ou unidades de processamento gráfico (GPUs).

Sobre a DENSO Corporation

A DENSO Corp., sediada em Kariya, distrito de Aichi, Japão, é uma fornecedora automotiva global, líder em tecnologias, sistemas e componentes avançados nas áreas térmica, de controle de sistemas de transmissão, eletrônica, de informações e segurança. Entre seus clientes estão os principais fabricantes de automóveis do mundo. A empresa tem mais de 200 subsidiárias e sociedades coligadas em 38 países e regiões (inclusive Japão) e emprega mais de 150 mil pessoas no mundo todo. As vendas globais consolidadas do ano fiscal terminado em 31 de março de 2016 totalizaram 40,2 bilhões de dólares. No último ano fiscal, a DENSO gastou 8,8% de suas vendas globais consolidadas em pesquisa e desenvolvimento. As ações da empresa são comercializadas nas bolsas de valores de Tóquio e Nagoia. Para obter outras informações, acesse www.globaldenso.com ou acesse o nosso site de mídia em www.globaldenso.com/en/newsreleases/media-center/

Sobre a Toshiba Corporation

A Toshiba Corporation, uma empresa Fortune Global 500, canaliza recursos de nível internacional em sistemas e produtos eletrônicos e elétricos avançados em três áreas comerciais concentradas: Energia que sustenta a vida de todos os dias, que é mais limpa e mais segura; Infraestrutura que sustenta a qualidade de vida; e Armazenamento que sustenta a sociedade da informação avançada. Orientada pelos princípios do Compromisso Básico do Grupo Toshiba, "Committed to People, Committed to the Future" (Comprometido com as pessoas, comprometido com o futuro), a Toshiba promove operações globais e está contribuindo para alcançar um mundo no qual as próximas gerações possam viver melhor.
Fundada em Tóquio, em 1875, a Toshiba de hoje está no centro de uma rede global de mais de 550 empresas consolidadas, com mais de 188 mil funcionários no mundo todo e vendas anuais que ultrapassam 5,6 trilhões de ienes (US$ 50 bilhões). (A partir de 31 de março de 2016)
Para saber mais sobre a Toshiba, acesse o site www.toshiba.co.jp/index.htm

DENSO Corporation
Yu Matsuda