Celanese adquirirá o Grupo SO.F.TER

Aquisição diferenciada multiplicará a posição de liderança global da Celanese em materiais de engenharia.

DALLAS & FORLI, Itália--()--A Celanese Corporation (NYSE: CE), uma empresa global de tecnologia e materiais especializados, anunciou hoje ter firmado um acordo definitivo para adquirir o Grupo SO.F.TER, sediado em Forli, Itália, um dos maiores produtores independentes de materiais termoplásticos do mundo. A Celanese adquirirá o abrangente portfólio de produtos do Grupo SO.F.TER, composto de materiais termoplásticos de engenharia (ETPs), elastômeros termoplásticos (TPEs), bem como todos os acordos com clientes e todas as instalações de manufatura, tecnologia e comerciais.

A aquisição irá quase que dobrar o número de plataformas globais de produtos de materiais de engenharia e ampliar ainda mais o modelo de liderança de padrão mundial, a capacidade de criar soluções e a reserva de projetos da Celanese. Além disso, as sofisticadas e modernas instalações de manufatura e o portfólio de produtos do Grupo SO.F.TER proporcionarão um veículo para crescimento adicional, investimento e sinergias.

“Este é o próximo passo na evolução da Celanese, para ampliar nossa posição de liderança global no mercado de materiais de engenharia”, disse Scott Sutton, vice-presidente executivo e presidente de Soluções de materiais da Celanese. “O Grupo SO.F.TER é líder em projeto, desenvolvimento e produção de ETPs e TPEs, com um modelo de negócios rápido e flexível, orientado aos clientes, que se integrará bem dentro do núcleo de Soluções de materiais da Celanese. Esta aquisição mantém o foco da Celanese em levar expertise técnica e capacidade de produção de compostos para mais perto dos nossos clientes, ampliando nossa presença com capacidade e produtos líderes do setor na Itália, México, Brasil e Estados Unidos.

“Unir-se à Celanese é uma continuação natural para a história de sucesso, inovação para os clientes e expertise em aplicações do Grupo SO.F.TER”, disse Italo Carfagnini, presidente do Conselho do Grupo SO.F.TER. “Desde o nosso começo na Itália, em 1980, até chegarmos a ser parte fundamental no negócio de materiais de engenharia da Celanese, continuaremos a criar soluções altamente especializadas e inovadoras para nossos clientes. Esperamos ansiosamente por nosso futuro com a Celanese, não apenas para nossos clientes, mas também para nossos dedicados e talentosos funcionários.”

A Celanese espera integrar o portfólio completo de produtos e capacidade de produção do Grupo SO.F.TER. (www.softergroup.com/en/products) ao negócio de materiais de engenharia da Celanese, para incluir as seguintes marcas registradas:

• Elastômeros termoplásticos (TPEs): Pibiflex®, Forprene®, Laprene®, Sofprene T®, Forflex®, Sofprene®, Sofpur®, Sofprene P®, Gumfit®, Holo®, Forgrin®, Terra® e Pavprene®
  • Termoplásticos de engenharia (ETPs): Litepol®, Tecnoprene®, Polifor®, Talcoprene®, Carboprene®, Litepol B®, Nylfor B®, Nivionplast B®, Nylfor A®, Nylfor R®,Nivionplast A®, Pibifor®, Pibiter®, Abistir®, Retelan®, Blendfor®, Reblend®, Stirofor®, Sanfor®, Cabofor® e Norfor®

O Grupo SO.F.TER. iniciou suas operações em 1980 na Itália, fabricando compostos poliméricos para o setor calçadista. Hoje, o Grupo SO.F.TER. tem aproximadamente 550 funcionários na Itália, México, Brasil e nos Estados Unidos, e tem 55 linhas de produção em quatro fábricas na Europa e quatro nas Américas. O portfólio de produtos de termoplásticos de engenharia e elastômeros termoplásticos do Grupo SO.F.TER. inclui mais de 6.000 SKUs.

A Celanese espera completar a aquisição no quarto trimestre de 2016, dependendo das condições de fechamento e aprovações regulamentares costumeiras. Até o fechamento, a Celanese e o Grupo SO.F.TER. continuarão a operar como empresas independentes.

Sobre a Celanese

Celanese Corporation é uma empresa líder global de tecnologia na produção de soluções diferenciadas de química e materiais de especialidade usados na maioria das grandes indústrias e aplicações de consumo. Nossos dois núcleos de negócios complementares, Cadeia de acetil e Soluções de materiais, usam toda a amplitude da expertise global química, tecnológica e de negócios para agregar valor para nossos clientes e para a corporação. Conforme fazemos parcerias com nossos clientes para resolver suas necessidades de negócios mais críticas, lutamos para causar um impacto positivo em nossas comunidades e no mundo por meio da Fundação Celanese. Com sede em Dallas, Texas, a Celanese emprega aproximadamente 7.000 funcionários em todo o mundo e teve vendas líquidas em 2015 de US$ 5,7 bilhões. Para obter mais informações sobre a Celanese Corporation e nossa oferta de produtos, visite www.celanese.com ou nosso blog em www.celaneseblog.com.

Todas as marcas registradas indicadas acima pertencem à Celanese International Corporation ou às suas afiliadas.

Sobre o GRUPO SO.F.TER.

O GRUPO SO.F.TER. .é um dos maiores produtores independentes de materiais termoplásticos do mundo. A gama de produtos, entre as mais abrangentes do setor, se estende de elastômeros termoplásticos a plásticos de engenharia. Graças ao conhecimento tecnológico aplicado a uma ampla gama de materiais, a SO.F.TER. pode oferecer à sua clientela soluções inovadoras e personalizadas, com uma forte especialização nos setores automotivo, de eletrodomésticos, elétrico/eletrônico, de construção e de calçados esportivos. Com vendas em mais de 60 países, o Grupo SO.F.TER. tem quatro locais de produção na Europa, quatro na América (Estados Unidos, México e Brasil) e um escritório de vendas na Alemanha. Para obter mais informações: www.softergroup.com.

Declarações prospectivas

Este comunicado à imprensa pode conter “declarações prospectivas”, que incluem informações sobre os planos, objetivos, metas, estratégias, receitas futuras ou desempenho, e outras informações da empresa que não são informações históricas. Quando usadas nesse comunicado, as palavras “estima”, “espera”, “antecipa”, “projeta”, “planeja”, “pretende”, “acredita”, e variações de tais palavras ou expressões semelhantes destinam-se a identificar declarações prospectivas. Todas as declarações prospectivas são baseadas em expectativas e crenças atuais e várias suposições, que incluem a anunciada transação de compra de estoque. Não pode haver nenhuma garantia de que a empresa ou seus clientes vão obter estes benefícios ou que essas expectativas se provarão corretas. Há uma série de riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados reais sejam materialmente diferentes dos resultados expressos ou implícitos nas declarações prospectivas contidas nesse comunicado, incluindo o que se refere a esta aquisição. Vários fatores, muitos dos quais estão além do controle da empresa, podem fazer com que os resultados sejam materialmente diferentes daqueles expressos como declarações prospectivas. Outros fatores de risco incluem aqueles discutidos nos documentos entregues pela empresa à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos. Declarações prospectivas são válidas apenas na data em que são feitas, e a empresa não se compromete a atualizar nenhuma declaração prospectiva para refletir eventos ou circunstâncias posteriores à data em que forem feitas ou para refletir a ocorrência de eventos ou circunstâncias previstas ou imprevistas.

Celanese:
Relações com investidores
Chuck Kyrish, +1 972-443-4574
chuck.kyrish@celanese.com
Relações com a mídia – Global
W. Travis Jacobsen, +1 972-443-3750
william.jacobsen@celanese.com
Relações com a mídia Ásia (Xangai)
Helen Zhang, +86 21 3861 9279
lan.zhang@celanese.com
Relações com a mídia Europa (Alemanha)
Jens Kurth, +49(0)69 45009 1574