Levi Strauss & Co. celebra o 25o aniversário dos Termos de Engajamento Expandindo e Compartilhando Publicamente Sua Iniciativa de Bem-Estar dos Funcionários

A iniciativa representa a próxima fronteira na indústria do vestuário

SAN FRANCISCO--()--Celebrando o 25o aniversário do seu código de conduta do fornecedor que mudou a indústria, o chamado Termos de Engajamento, a Levi Strauss & Co. (LS&Co.) anunciou um novo compromisso para expandir a iniciativa de Bem-estar dos Funcionários pioneira na indústria – dentro e fora da empresa. Até 2025 a empresa pretende:

• Expandir o Bem-Estar dos Funcionários para alcançar mais de 300.000 funcionários;
  • Implementar o programa com os todos os fornecedores estratégicos;
  • Produzir mais de 80% dos seus produtos nas fábricas de Bem-Estar dos Funcionários.

Além desses objetivos, a empresa anunciou que compartilhará com a indústria as suas melhores práticas, ferramentas e padrões da iniciativa Bem-estar dos Funcionários, em um movimento para aumentar exponencialmente o alcance e o impacto do programa. Divulgar as nossas melhores práticas desse modo comprovou ser eficiente para orientar um enorme impacto e mudança a nível de sistema.

“A nossa intenção para a iniciativa do Bem-estar dos Funcionários é continuar a servir como catalisador para transformar a indústria do vestuário ao definir um novo padrão de valorização e investimento nas vidas dos trabalhadores da indústria do vestuário”, disse Chip Bergh, presidente e diretor executivo. “Percebemos que quando lideramos os demais seguem. A partir dos nossos Termos de Engajamento em 1991, ao compartilhar o nosso sistema de gestão de produtos químicos com outras marcas, divulgar as nossas técnicas de acabamento com menos água no início deste ano, a LS&Co. pode influenciar o modo como as demais empresas fazem negócios e criar um maior impacto ao compartilhar como fazemos negócios.”

A iniciativa Bem-estar dos Funcionários representa uma mudança inovadora em como as empresas lidam com as necessidades dos funcionários que fabricam seus produtos. Lançada em 2011, a iniciativa criou um negócio sustentável, comprovado e benefícios sociais em todos os níveis da cadeia de suprimentos, incluindo um retorno sobre o investimento de 4:1 em alguns programas. Através dessa iniciativa, a LS&Co. tem sido capaz de mostrar aos fornecedores que funcionários saudáveis e alfabetizados financeiramente são mais produtivos, o que contribui para os resultados através da redução de faltas e taxas de retenção mais altas. Esses resultados estimulam investimentos em programas dos próprios fornecedores, o que tem levado a iniciativa Bem-estar dos Funcionários além dos objetivos iniciais da LS&Co.

A LS&Co. também está tomando medidas um passo à frente ao chegar ao centro do que o “bem-estar” realmente significa para os funcionários. Através de uma doação da Fundação Levi Strauss, a Iniciativa de Saúde e Sustentabilidade de Harvard para o programa NetPositive Enterprise (Sustainability and Health Initiative for NetPositive Enterprise, SHINE), baseado no Centro para Saúde e Meio Ambiente Global na Harvard T.H. Chan School of Public Health, desenvolverá um kit de ferramentas de medição universal do Bem-estar dos Funcionários para a indústria de manufatura como um todo. O kit de ferramentas destina-se a oferecer aos fornecedores um painel para rastrear os principais indicadores de desempenho para os funcionários em relação aos níveis de engajamento, saúde e bem-estar como um todo dos funcionários além das medições do negócio típicas. Isso permitirá que os fornecedores entendam melhor e analisem o impacto do bem-estar sobre seus funcionários e o negócio em tempo real.

Essa ferramenta de painel também será compartilhada publicamente.

“Construir uma estratégia e ferramenta para os fornecedores para entender e monitorar ativamente o bem-estar dos funcionários representa um novo capítulo para a indústria do vestuário”, disse Eileen McNeely, codiretor da SHINE. “O entendimento da estratégia de bem-estar começa com a visão, se move para as métricas e se sustenta ao longo do tempo com a prova de que as empresas, os funcionários, as famílias e as comunidades se beneficiam de um maior bem-estar. Vemos um grande potencial para esse enfoque para criar um impacto social positivo e o próximo padrão da indústria.”

O programa de Bem-estar dos Funcionários da LS&Co. tem um enfoque único que é baseado nas necessidades identificadas pelos próprios funcionários, em primeiro lugar. Antes de implementar qualquer programa ou solução, a LS&Co. começa pesquisando os funcionários da fábrica para ouvir, em primeira mão, do que eles precisam para se tornarem funcionários mais engajados, saudáveis e produtivos. Somente então, a LS&Co. e seus fornecedores fazem parceria com organizações sem fins lucrativos e ONGs locais e nacionais para implementar programas que atendam as necessidades dos funcionários. Os programas geralmente se focam no empoderamento financeiro, saúde e bem-estar familiar e igualdade e aceitação, mas são flexíveis às necessidades de mudanças dos funcionários.

A LS&Co. compartilhará seu Guia de Bem-estar dos Funcionários, que contém todas as ferramentas e materiais necessários para as empresas implementarem programas em suas próprias cadeias de suprimentos, incluindo a pesquisa das necessidades dos funcionários. A empresa também compartilhará os principais resultados dos países que implementaram os programas para fornecer os pontos de comprovação.

Os recursos da iniciativa Bem-estar dos Funcionários estão disponíveis aqui.

Levi Strauss & Co.
Andrea Hicklin, 415-501-7777