Líderes do setor unem forças para promover nova interconexão de alto desempenho

Novo Consórcio Gen-Z desenvolverá tecnologia escalonável de tecidos de alto desempenho, com o objetivo de simplificar o acesso a dados em escala de rack.

BEAVERTON, Oregon--()--Um grupo de importantes empresas de tecnologia anunciou hoje o Consórcio Gen-Z, uma aliança do setor que trabalhará para criar e comercializar uma nova interconexão e protocolo de computação escalonável. Esta malha semântica de memória de alto desempenho oferece interconexão ponto a ponto que pode acessar com facilidade grandes volumes de dados, reduzindo simultaneamente custos e evitando os atuais gargalos. Os membros da aliança incluem AMD, ARM, Cavium Inc., Cray, Dell EMC, Hewlett Packard Enterprise (HPE), Huawei, IBM, IDT, Lenovo, Mellanox Technologies, Micron, Microsemi, Red Hat, Samsung, Seagate, SK hynix, Western Digital Corporation e Xilinx.

Sistemas modernos de computadores têm sido construídos em torno do pressuposto de que o armazenamento é lento, persistente e confiável, enquanto os dados na memória são rápidos, mas voláteis. Conforme novas tecnologias de memória para armazenamento emergem, levando a uma convergência dos atributos de armazenamento e memória, as premissas arquitetônicas e programáticas que funcionavam no passado não são mais as ideais. Os desafios associados com o crescimento explosivo dos dados, demandas de aplicativos em tempo real, a emergência de memórias de armazenamento de baixa latência e a demanda por pools de recursos em escala de rack, requerem uma nova abordagem para o acesso aos dados.

A Gen-Z oferece os seguintes benefícios:

• Grande largura de banda, baixa latência: Interface simplificada baseada em semântica de memória, escalonável de dezenas a várias centenas de gibabytes de largura de banda, com latência de memória tipo carregar-para-usar sub-100 ns.
  • Tecnologias e cargas de trabalho avançadas: Permite computação centrada em dados, com pools escalonáveis de memória e recursos para análise em tempo real e aplicativos na memória. Acelera novas memórias e inovação no armazenamento.
  • Compatível e econômica: Altamente compatível com software, sem que sejam necessárias mudanças no sistema operacional. Escalonável desde uma conectividade simples, de baixo custo, até uma interconexão em escala de rack, de alta capacidade.

O Consórcio Gen-Z, estabelecido pelos atuais membros do conselho da AMD, ARM, Cray, Dell EMC, Hewlett Packard Enterprise (HPE), Huawei, IDT, Micron, Samsung, SK hynix e Xilinx, é um órgão de normatização setorial aberto, transparente e não proprietário. O consórcio reflete uma tendência mais ampla do setor, que reconhece a importância de padrões abertos e seu papel em oferecer condições de igualdade para promover adoção, inovação e escolha. O Consórcio Gen-Z está aceitando novos membros. A especificação central, que cobre arquitetura e protocolo, será finalizada no final de 2016. Para obter mais informações, visite www.genzconsortium.org.

Todas as marcas comerciais pertencem aos seus respectivos titulares.

Menções dos parceiros do Consórcio Gen-Z

“A AMD está comprometida com ecossistemas abertos para o desenvolvimento de tecnologias e está entusiasmada em se unir hoje aos demais membros do Gen-Z para anunciar este passo significativo. A necessidade de grande largura de banda e baixa latência para acessar memória e armazenamento, bem como a modularidade da escala de rack, cresce com rapidez. A Gen-Z é um protocolo moderno e avançado, projetado para fornecer uma solução multiplataforma de alto desempenho, que pode servir aos seus membros e clientes até um futuro distante”.

- Mark Papermaster, diretor de Tecnologia e vice-presidente sênior de Tecnologia e Engenharia da AMD

“Modernas cargas de trabalho em centros de dados e na nuvem criam a necessidade de integrar de forma eficiente tecnologias de memória e armazenamento emergentes, para solucionar os desafios em escala de rack. A Gen-Z oferece uma abordagem escalonável para compartilhamento de escala de rack, permitindo novos casos de uso e arquiteturas de sistema. Juntamente com outros órgãos normativos, a Gen-Z está estimulando a colaboração entre os líderes do setor para desenvolver padrões abertos que permitirão escolhas e inovação nos centros de dados”.

- Lakshmi Mandyam, diretor sênior de Marketing do Programa de servidor, ARM

“Um padrão de conectividade coerente, democrático e aberto, que viabilize uma nova geração de escala e desempenho, é necessário para o setor. Temos o prazer de ser parte do Consórcio Gen-Z e de contribuir com esta próxima fase na arquitetura de datacenters. A Gen-Z viabilizará nossa próxima geração de servidores, SoCs e produtos de conectividade de rede para acelerar ainda mais a tendência do mercado em seguir em direção a implantações heterogêneas, específicas para aplicativos”.

- Gopal Hegde, vice-presidente e gerente geral do Datacenter Processor Group, Cavium

“Conforme o setor se move em direção à 3ª plataforma, inovações abertas são necessárias para permitir suporte de infraestrutura de volumes maciços de dados, bilhões de dispositivos da IoT e aplicativos nativos de nuvem. Aproveitar as novas memórias de armazenamento e permitir a modularidade centralizada na memória será crítico quando o plano de controle mudar em direção à computação de memória. A Gen-Z é um padrão setorial aberto que permite tais inovações. A Dell EMC está entusiasmada em ser parte do Consórcio que está desenvolvendo este padrão setorial aberto pioneiro”.

- John Roese, EVP/CTO - Grupo de soluções de infraestrutura, Dell EMC

“Conforme os volumes de dados continuam a crescer e o tempo para resultado das análises se torna cada vez mais crítico para os negócios dos nossos clientes, precisamos de novas arquiteturas e tecnologias que possam processar as informações com eficiência. A HPE está comprometida em apoiar padrões abertos e em trabalhar colaborativamente para desenvolver esta nova malha de semântica de memória que atenda as demandas de um centro de dados moderno”.

- Mark Potter, vice-presidente sênior e diretor de Tecnologia, Enterprise Group, Hewlett Packard Enterprise

“A Huawei está comprometida em apoiar o desenvolvimento de padrões abertos no setor para explorar a inovação em sistemas de TI e atender as necessidades dos nossos clientes no que diz respeito ao processamento de grandes volumes de dados em tempo real na era da big data. Gen-Z é um padrão aberto, desenvolvido para a interconexão de sistemas de memória altamente escalonáveis de alto desempenho, para permitir suporte a cargas de trabalho flexíveis em análises de grandes volumes de dados e suporte a novas tecnologias, como memórias de armazenamento e computação centralizada em memória”.

- Zheng Yelai, presidente da Linha de produtos de TI da Huawei

“As demandas de computação ampliadas de inteligência artificial, aprendizado mecânico, análises avançadas e outras cargas de trabalho da Era cognitiva requerem maior desempenho e inovação de hardware. Este aumento de demanda, combinado com a redução em benefícios da lei de Moore, exige um novo conjunto de padrões abertos. A combinação de aceleração em nível de sistema via tecnologia CAPI e agora a aceleração de datacenters em nível de rack com o Gen-Z, pode permitir ao setor fornecer um pioneirismo muito desejado em termos de tecnologia de datacenters”.

- Brad McCredie, pesquisador e vice-presidente da POWER Development, IBM

“Como um dos principais provedores de soluções para subsistemas de processadores, armazenamento e memória, a IDT tem o prazer de trabalhar com o Consórcio Gen-Z como membro fundador, para definir um novo padrão pioneiro que atenda a nova geração de arquiteturas escalonáveis de centros de dados. A convergência da hierarquia memória-armazenamento e a necessidade de uma interconexão escalonável que acelere a análise de dados em tempo real, torna o Gen-Z uma nova e entusiasmante alternativa ao tradicional conjunto de padrões diferentes que existem hoje”.

- Sean Fan, vice-presidente e gerente geral, Divisão de Computação e Comunicações, Tecnologia Integrada de Dispositivos

“A Mellanox endossa colaborações abertas que permitem e ampliam os padrões do setor para atender as necessidades futuras do centro de dados e, como tal, está feliz em ser parte do Consórcio Gen-Z. O Gen-Z pode ajudar a acelerar as comunicações entre unidades de processamento, memória e interconexão, aumentando a conectividade para Ethernet e InfiniBand, e resultando em um maior desempenho de aplicativos e eficiência nos centros de dados”.

- Gilad Shainer, vice-presidente de Marketing, Mellanox Technologies

“Enquanto a memória tem sido sempre um elemento construtivo essencial para a computação, está rapidamente se tornando uma tecnologia crítica para desbloquear o desempenho de nova geração. Porque os padrões abertos apresentam a melhor oportunidade para uma inovação rápida, o Consórcio Gen-Z é um passo importante em assegurar que as arquiteturas em desenvolvimento possam se adaptar rapidamente para capitalizar benefícios dramáticos oferecidos por novas tecnologias de memória”.

- Tom Eby, vice-presidente e gerente geral do Negócio de computação e rede, Micron Technology, Inc.

“Conforme o acesso escalonável aos dados se torna cada vez mais importante para as empresas modernas, a Red Hat reconhece a necessidade de uma malha padrão e unificada que simplifique o acesso a vários tipos de memória e armazenamento. O Gen-Z pretende oferecer uma solução aberta e a Red Hat tem o prazer de participar desta colaboração de múltiplos fornecedores, especialmente quando esperamos que os sistemas operacionais tenham um papel crítico em habilitar este protocolo dentro do datacenter”.

- Tim Burke, vice-presidente, Tecnologia de plataformas, Red Hat

“Os volumes de dados têm crescido a um ritmo acelerado e requerem novas arquiteturas ou tecnologias de memória para uma melhor escalonabilidade e eficiência. Esta nova malha de semântica de memória de padrão aberto pode ser um passo em direção a esta meta. Como sempre, a Samsung continuará a apoiar padrões abertos em busca de melhorias tecnológicas”.

- Chiwook Kim, vice-presidente da Equipe de Engenharia de aplicativos e Planejamento de produtos de memória da Samsung Electronics

“Conforme o limite de escalonamento de nós de processamento causa uma desaceleração na evolução da atual infraestrutura de sistemas de memória, Gen-Z é uma solução que pode melhorar bastante a escalonabilidade de soluções de memória por meio da evolução na camada física e na camada do controlador de mídia”.

- Boryeong Wi, vice-presidente, chefe de Planejamento de produtos DRAM e Enabling Office, SK hynix Inc.

“A enorme velocidade, resiliência e capacidade da memória de armazenamento oferece o potencial para transformar a gestão de massas de dados por muitos anos. Temos o orgulho de continuar com nosso compromisso de longo prazo com a memória de armazenamento e nos unimos ao Consórcio Gen-Z para desenvolver os padrões do setor que darão suporte aos nossos parceiros de ecossistema e clientes na adoção dessa tecnologia pioneira”.

- Steven Campbell, vice-presidente executivo e diretor de Tecnologia da Western Digital Corporation

“Conforme vislumbramos a era do zetabyte, os desafios de acesso, armazenamento e processamento de dados irão exigir novas arquiteturas de sistema. Na Xilinx, estamos comprometidos com os padrões abertos que pavimentarão o caminho para a nova geração de datacenters. As novas tecnologias de memória e armazenamento confundem os limites entre elas e isso oferece oportunidades para repensar e revolucionar a memória tradicional e hierarquias de armazenamento”.

- Gaurav Singh, vice-presidente de Arquitetura, Xilinx

Nereus for Gen-Z