Eutelsat escolhe as empresas Airbus Defence and Space e Orbital ATK para construir novo satélite de vídeo para a posição 5º Oeste

A Proton será o lançador do mais novo satélite da frota da Eutelsat

PARIS--()--A Eutelsat Communications (NYSE Euronext Paris: ETL) anuncia que selecionou as empresas Airbus Defence and Space e Orbital ATK para construir um novo satélite para a posição orbital 5º Oeste. Esta é uma posição chave que serve principalmente os mercados de vídeo digital da Europa e norte da África. Nos termos do acordo, a Airbus Defence and Space irá construir o novo satélite, enquanto a plataforma será fabricada pela Orbital ATK.

Nova infraestrutura digital para a França, Itália e Argélia

Com previsão de lançamento para 2018, o EUTELSAT 5 West B substituirá o satélite EUTELSAT 5 West A, uma infraestrutura importante que atende predominantemente os mercados francês, italiano e argelino para transmissão de sinais digitais de TV. O EUTELSAT 5 West B dará continuidade aos negócios além de melhorar a qualidade para esses serviços por meio de uma carga útil de banda Ku de 35 transponders de 36 MHz. Os transponders, que são direcionáveis, conferem ainda mais flexibilidade ao mercado.

Significativa economia no investimento

O EUTELSAT 5 West B é o primeiro satélite a ser desenvolvido dentro da estratégia de redução de investimento (Capex) da Eutelsat, anunciada em junho de 2016, no modelo “design-to-cost”, onde o projeto foi pensado para otimizar os custos de implementação. Por meio de uma combinação entre a cobertura do satélite e as necessidades específicas do cliente na posição 5º Oeste, serão feitas economias no uso de energia e hardware, observando os altos padrões de desempenho.

Além disso, a redução no tamanho do satélite possibilitará que o foguete da Proton transporte conjuntamente outro satélite, o MEV-1, primeiro Veículo de Missão de Extensão (Mission Extension Vehicle – MEV), desenvolvido pela Orbital. Dessa maneira, serão reduzidos os custos de lançamento e de seguro.

Uma economia significativa será alcançada em relação ao custo de replicação do EUTELSAT 5 West A, mantendo a qualidade do serviço entregue aos clientes.

A missão da banda C do EUTELSAT 5 West A, que serve principalmente consumidores de dados da África Subsaariana, será descontinuada. O serviço passará a ser fornecido por meio de capacidade de banda C similar disponível em outras fontes da Eutelsat, otimizando a taxa de utilização de capacidade de toda frota do grupo.

Sobre a Eutelsat Communications

Estabelecida em 1977, a Eutelsat Communications (Euronext Paris: ETL, código ISIN: FR0010221234) é uma das maiores operadoras de satélites de comunicação do mundo. A empresa mantém uma frota de 38 satélites e atende clientes que incluem radiodifusores (TV aberta), operadoras de TV paga, provedores de serviços de Internet, dados e vídeos, empresas e agências governamentais. Os satélites da Eutelsat têm cobertura total na Europa, Oriente Médio, África, Ásia e Pacífico e nas Américas, permitindo que comunicações de vídeo, dados, banda larga e de governos sejam realizadas de modo independente por seus próprios usuários. Sediada em Paris, com escritórios e centrais de telecomunicação ao redor do mundo, a Eutelsat tem uma força de trabalho formada por mais de 1.000 pessoas de 37 países que são especialistas em suas áreas e que trabalham com seus clientes para fornecer a mais alta qualidade de serviço.

Para mais informações sobre a Eutelsat, visite www.eutelsat.com

Contacts

Imprensa
Eutelsat Communications
Christina Darvasi, + 52 55 2629 5847
cdarvasi@eutelsat.com

Contacts

Imprensa
Eutelsat Communications
Christina Darvasi, + 52 55 2629 5847
cdarvasi@eutelsat.com