A Yokogawa desenvolve software de análise de dados de processo para detecção precoce de problemas na qualidade da produção

–Usado em combinação com um serviço analítico da Yokogawa para assegurar produtos de alta qualidade–

Process Data Analytics data display (Graphic: Business Wire)

TÓQUIO--()--A Yokogawa Electric Corporation (TOKYO:6841) anunciou que desenvolveu o Process Data Analytics, um programa que pode detectar uma queda na qualidade ou na produtividade em um estágio precoce do processo de fabricação analisando dados do processo, informações do status das instalações, histórico de operação e outros dados. Usado em combinação com os serviços analíticos da Yokogawa, esse software é a solução para a estabilização da qualidade que pode ajudar as empresas a estabilizar e continuamente aprimorar a qualidade de seus produtos. O software será liberado para vendas em março de 2017.

Histórico do desenvolvimento

Enquanto trabalham para responder rapidamente a uma diversa gama de necessidades do mercado, os fabricantes enfrentam uma crescente necessidade de estabilizar a qualidade dos produtos que saem de suas linhas de produção. A qualidade do produto é afetada por fatores como flutuação na qualidade das matérias primas e envelhecimento das instalações de produção. Mesmo quando as matérias primas fornecidas por diferentes fornecedores variam em sua composição, a necessidade de garantir a alta qualidade do produto final se mantém inalterada. Para aprimorar a qualidade de cada processo de produção e, assim, aprimorar a qualidade de seus produtos finais, os fabricantes devem analisar vários tipos de dados. A eficácia de tal análise dependia, em grande parte, do conhecimento e da experiência dos trabalhadores em cada local de produção.

Como uma solução para esses desafios, a Yokogawa começou a oferecer um serviço de análise de dados de processo aos seus clientes em 2008. Até hoje, mais de 100 contratos foram concluídos para este serviço com empresas do setor químico e de outros setores da indústria do Japão, e essas empresas passaram a contar com este serviço.

Com base nos conhecimentos que os engenheiros da Yokogawa obtiveram na prestação deste serviço aos seus clientes, a empresa desenvolveu uma ferramenta analítica para melhorar a eficácia e, assim, ajudar seus clientes a manter e aprimorar a qualidade de seus produtos. Este software faz uso do método de Mahalanobis Taguchi (MT), *1, uma técnica de reconhecimento de padrões que é empregada em análise multivariada. A empresa está agora se preparando para o lançamento comercial desse software.

Características do Software

O Process Data Analytics vai rodar em PCs com Windows® e vai analisar as operações de produção usando a temperatura, a pressão, a taxa de fluxo, o nível de líquidos e outros dados do processo, assim como dados sobre as instalações de produção e sobre a manutenção de equipamentos coletados pelo sistema de gerenciamento da planta (Plant Information Management System, PIMS), DCS, ou PLC. Enquanto os dados de tais sistemas devem ser normalmente convertidos para o formato CSV para serem utilizados em outro programa, os dados do sistema de gerenciamento de informação da planta Exaquantum da Yokogawa podem ser usados como estão, sem a necessidade de conversão de arquivos.

O Process Data Analytics vai usar o método MT para a análise de múltiplas variáveis estatísticas. Isso vai comparar os dados coletados e detectar precisamente os desvios das condições normais. Qualquer desvio irá ativar um aviso de que a qualidade pode ter sido deteriorada. Usando o critério “quatro Ms” de material, método, máquina e manpower (força humana) para analisar os dados do processo, esse software pode visualizar as alterações nos processos de produção, aprimorando as operações nos locais de fabricação. Os principais benefícios do software são os seguintes:

1. Detecção precoce de anormalidades nos processos de produção
Ao detectar alterações nos dados do processo de produção, o software pode identificar problemas de qualidade e produtividade em um estágio inicial do processo de fabricação. Com base nessa informação, podem ser adotadas medidas para normalizar as condições de operação de produção e recuperar a qualidade.

2. Inspeção de qualidade à prova de falhas
Ao detectar alterações nos dados dos processos de produção, o software pode detectar qualquer sinal de deterioração da qualidade e pode detectar qualquer falha que poderia ser negligenciada em uma inspeção pré-despacho convencional. Isso pode ajudar os departamentos de gerenciamento de qualidade a aprimorar seus processos de inspeção de qualidade.

3. Extensível via integração com MATLAB®*2
O software suporta o MATLAB, a ferramenta de análise numérica largamente utilizada da MathWorks®. Os cálculos personalizados da MATLAB podem ser integrados no software Process Data Analytics para assegurar a alavancagem de negócios únicos e o conhecimento de domínio.

4. Alta velocidade e precisão por meio do uso da tecnologia própria AngleTry Associates
Graças ao uso de uma tecnologia de reconhecimento de padrões licenciada pela AngleTry Associates*3, o software fornece análises rápidas e precisas. Essa tecnologia é particularmente útil com consultoria e construção de sistemas.

Principais Aplicações

Controle de qualidade de produção nas indústrias do óleo, petroquímica, química, polpa e papel, ferro e aço, farmacêutica, alimentos, automóveis, vidro, borracha, equipamentos elétricos e eletrônicos, entre outras

Nossa abordagem

Expandir nossa provisão de soluções avançadas para aplicações de controle é uma prioridade alta no plano de negócios de médio prazo Transformation 2017. A Yokogawa oferece uma variedade de soluções avançadas em software que ajudam os fabricantes a aprimorar a eficiência, a segurança e eficiência energética de sua produção, fazendo assim uma utilização mais eficiente de suas instalações de produção. Nós vamos, daqui para a frente, nos esforçar para expandir nossas soluções avançadas por meio do desenvolvimento de software e da busca por alianças, e vamos procurar acelerar o crescimento de nossos clientes trabalhando com eles para encontrar as soluções e criar valor.

*1 O método MT é uma técnica de reconhecimento de padrão. Seu nome foi dado em homenagem ao Dr. P.C. Mahalanobis, que introduziu a distância Mahalanobis (uma escala multivariada de medida baseada na correlação entre variáveis), e ao Dr. Genichi Taguchi, que foi uma das principais figuras no desenvolvimento da engenharia de qualidade. Com base na distância entre os dados de referência e os dados da amostra, esse método pode determinar quantitativamente o desvio dos dados alvo.

*2 É preciso adquirir uma licença para utilizar esse produto.

*3 Uma empresa de consultoria e de desenvolvimento de sistemas MT que vendeu mais de 500 licenças para reconhecimento de padrões e outras tecnologias, principalmente no Japão. A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (Japan Aerospace Exploration Agency, JAXA) escolheu a tecnologia AngleTry para a inspeção autônoma de seu foguete Epsilon.

Sobre a Yokogawa

A Yokogawa atua nos campos da automação e controle industrial, teste e medição e aviação, entre outros segmentos de negócios. Para obter outras informações, acesse www.yokogawa.com.

Os nomes das empresas, organizações e marcas mencionados nesse texto são marcas comerciais ou marcas registradas de seus respectivos proprietários.

Yokogawa Electric Corporation
Departamento de Comunicação Corporativa