ABB e Aibel formam parceria em conexões eólicas offshore

• Aibel assume a responsabilidade de engenharia, aquisição e construção das plataformas offshore
  • ABB se centra no fornecimento de tecnologia de corrente contínua em alta tensão

ZURIQUE--()--ABB e Aibel anunciaram hoje uma parceria estratégica para oferecer soluções de integração de última geração em energia eólica offshore. A ABB vai se centrar na sua tecnologia comprovada de corrente contínua em alta tensão (HVDC), enquanto a Aibel vai assumir a responsabilidade em engenharia, aquisição e construção (EPC) para concepção, construção, instalação e comissionamento das plataformas offshore. A parceria vai combinar as competências centrais das duas empresas para oferecer as melhores soluções do mercado. Os parceiros vão colaborar na concepção, engenharia e otimização das conexões eólicas offshore.

“Estamos orgulhosos da parceria com a Aibel e queremos explorar as inúmeras oportunidades da Revolução Energética em curso e dos investimentos relacionados com as infraestruturas offshore de energia eólica. Juntos, pretendemos promover o crescimento dos nossos negócios, complementando os pontos fortes de cada um nos serviços exclusivos aos clientes referentes aos projetos de energia eólica offshore”, disse o CEO da ABB, Ulrich Spiesshofer. “Parcerias estratégicas como esta são um pilar fundamental da nossa estratégia de próximo nível e nos ajuda a impulsionar o crescimento enquanto reduzimos os riscos.”

A integração da energia gerada pelos parques eólicos offshore às redes elétricas nacionais exige uma engenharia complexa. Uma parte crucial é a conversão de energia de corrente alternada (CA) em corrente contínua (CC) para a transmissão de baixa perda, muitas vezes por longas distâncias, conectando parques eólicos offshore remotos à rede continental. Esta energia de CC é posteriormente convertida de volta em CA, uma vez em terra e, em seguida, distribuída para consumo. O sistema HVDC incorpora tecnologia sofisticada para assegurar a melhor integração possível das energias renováveis intermitentes e controle dos fluxos de energia. A parte offshore do sistema HVDC está alojada em uma plataforma especialmente projetada.

“Estamos muito satisfeitos por assinar este acordo de cooperação com a ABB. ABB e Aibel têm um histórico comprovado de fornecimento de soluções de ponta em suas respectivas áreas de especialização. Já tivemos êxito trabalhando juntos antes e estou convencido de que, com as nossas forças combinadas, seremos uma força de liderança a ser enfrentada”, afirmou Jan Skogseth, presidente e CEO da Aibel.

A HVDC continua sendo a tecnologia escolhida para a transmissão de grandes quantidades de energia, em longas distâncias, de modo eficiente e confiável e é ideal para a integração de fontes remotas de energia renováveis, como a eólica offshore. A ABB foi pioneira na tecnologia há mais de 60 anos e desenvolveu ainda mais a tecnologia na década de 1990 ao introduzir uma solução de conversor de fonte de tensão (VSC) chamada HVDC Light. A ABB é líder no mercado de HVDC, com uma capacidade instalada de mais de 120 mil megawatts – cerca de metade da base global. Isso inclui 18 dos 24 projetos VSC HVDC encomendados no mundo todo.

“Os projetos de transmissão de energia eólica offshore são inerentemente de natureza complexa, com implementação de tecnologias de ponta, e a ABB adquiriu uma experiência significativa nesta área. Esta parceria com a Aibel nos ajudará a alavancar as competências especializadas de ambas as empresas e melhorar a nossa proposição geral de valor para os clientes”, disse Claudio Facchin, presidente de Redes de Energia da ABB. “Isso reforça a nossa estratégia de próximo nível em nos focarmos nos nossos principais pontos fortes de tecnologia, como o sistema HVDC, e construir novos modelos de negócios à medida que buscamos oportunidades de crescimento rentável.” /2

Sobre a ABB

ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é líder em tecnologia pioneira em produtos de eletrificação, robótica e movimento, automação industrial e redes de energia, atendendo aos clientes nos setores de serviços públicos, indústria, transportes e infraestruturas a nível mundial. Ao longo de quatro décadas, a ABB tem escrito o futuro da digitalização industrial. Com mais de 70 milhões de dispositivos conectados através de sua base instalada de mais de 70 mil sistemas de controle em todos os segmentos de clientes, a ABB está idealmente posicionada para se beneficiar da Quarta Revolução Industrial e das mudanças no setor de Energia. Com uma herança de mais de 130 anos, a ABB opera em mais de 100 países, com cerca de 135 mil empregados. www.abb.com

Sobre a Aibel

Aibel AS emprega cerca de 5 mil pessoas e opera nos setores de petróleo, gás e energia renovável, fornecendo soluções de engenharia, construção, modernização e manutenção. A companhia possui dois estaleiros: um em Haugesund (Noruega) e outro na Tailândia. O estaleiro de Hangesund foi criado há mais de 100 anos e é um dos maiores do seu tipo na Noruega.

Aviso importante sobre informações prospectivas

Este comunicado de imprensa contém informações e declarações prospectivas. Estas expectativas, estimativas e projeções são geralmente identificáveis por declarações que contêm palavras como "espera", "acredita", "estima", "metas", "planeja", "é provável", "pretende" ou expressões semelhantes. No entanto, existem muitos riscos e incertezas, muitos dos quais estão além do nosso controle, que podem fazer com que nossos resultados reais difiram materialmente das informações e declarações prospectivas feitas neste comunicado de imprensa, suscetíveis de afetar a nossa capacidade de atingir qualquer um ou todos dos nossos objetivos declarados. Embora a ABB Ltd acredite que as suas expectativas refletidas em tais declarações prospectivas são baseadas em suposições razoáveis, ela não pode dar nenhuma garantia de que essas expectativas serão alcançadas.

Relações com a imprensa
Saswato Das,