Interbrand divulga relatório 2016 sobre as melhores marcas do mundo: Apple e Google mantêm os primeiros lugares, Dior e Tesla se unem à lista

NOVA YORK--()--A principal consultoria de marcas do mundo, a Interbrand, nomeou Apple, Google e Coca-Cola como as três marcas mais valiosas de 2016, segundo o relatório “Best Global Brands”. As marcas de tecnologia e de automóveis dominam o ranking, enquanto Dior e Tesla se estreiam no Top 100. Na sua 17ª edição, o relatório revela uma anatomia de crescimento e apresenta uma visão privilegiada sobre como grandes marcas promovem o desenvolvimento de grandes empresas.

“Está claro que as melhores marcas globais não estão apenas resistindo à mudança, mas conduzindo-a”, afirmou Jez Frampton, CEO Global da Interbrand. “Elas entendem que a sua anatomia de crescimento é complexa, única e pessoal; olham para dentro e para fora, expandem-se para novos mercados e criam melhores experiências para a evolução de suas marcas e negócios.”

Pelo quarto ano consecutivo, Apple e Google confirmaram as duas primeiras posições. O valor da marca Apple cresceu 5%, para US$ 178,1 bilhões, enquanto o valor da marca Google cresceu 11%, alcançando US$ 133,25 bilhões. Coca-Cola, Microsoft, Toyota, IBM, Samsung, Amazon, Mercedes-Benz e GE completam o Top 10. Dior e Tesla entram no relatório “Best Global Brands”, pela primeira vez, nas posições 89 e 100, respectivamente.

As cinco marcas que mais cresceram no mundo são: Facebook (48%), Amazon (33%), LEGO (25%), Nissan (22%) e Adobe (21%).

Com 29 posições no ranking, as marcas de tecnologia e de automóveis dominam o relatório de 2016. O varejo é o setor com maior crescimento, com um aumento de 19%, seguido pelos setores esportivos e de luxo, cada um experimentando uma subida de 10%.

O Top 100 têm um valor total de US$ 1,79 trilhão, um aumento de 4,8% em relação a 2015. Para ver a lista completa de marcas e o relatório com a análise abrangente de tendências de crescimento, setor e indústria, acesse www.bestglobalbrands.com.

Metodologia

O 17º relatório anual da Interbrand avalia como as marcas ajudam o desenvolvimento das empresas – desde satisfazer às expectativas dos clientes até impulsionar o valor econômico. Esta metodologia foi o primeiro método de avaliação de marcas a obter um certificado ISO.

O ranking é baseado em três componentes principais que contribuem para o valor acumulado de uma marca:

• O desempenho financeiro dos produtos e serviços da marca
  • O papel que a marca desempenha na influência da escolha do cliente
  • A força que a marca possui para comandar um preço relativo ou os lucros seguros para a empresa

Sobre a Interbrand

Na Interbrand, acreditamos que o crescimento é alcançado quando uma organização tem uma estratégia clara e proporciona experiências excepcionais aos clientes. Nós fazemos as duas coisas a partir de uma combinação de estratégia, criatividade e tecnologia que ajuda a impulsionar o crescimento da marca e dos negócios de nossos clientes. Com uma rede de 29 escritórios em 22 países, a Interbrand é uma agência de marcas globais e edita os principais relatórios anuais sobre melhores marcas e marcas inovadoras, além do premiado blog brandchannel. A Interbrand faz parte da rede de agências do Omnicom Group Inc. (NYSE: OMC).

Para mais informações:
Interbrand