ABB: próxima fase no desbloqueio de valores

  • Moldar quatro unidades empresariais líderes de mercado:
    • Produtos de Eletrificação
    • Robótica e Movimento
    • Automação Industrial
    • Redes de Energia
  • Continuar transformação de Redes de Energia sob responsabilidade da ABB:
    • Programa “Power Up” visa o crescimento, menor risco, acréscimo de lucros
    • Diminuição de riscos do modelo de negócio de EPC
      • Parceria com a Fluor em subestações elétricas
      • Parceria com a Aibel para energia eólica offshore
    • Alienação do negócio de cabos estimado para o 1º trimestre de 20171
    • Pico da meta de margem de 200bps, 10-14%, com vigência em 2018
  • Atingir o pleno potencial como campeão digital
    • “ABB Ability”: oferta digital totalmente integrada em segmentos de clientes; cimentar a liderança da ABB na Quarta Revolução Industrial
    • Parceria de longo alcance com a Microsoft para desenvolver soluções digitais de última geração
    • Guido Jouret, pioneiro da Internet das Coisas, assumiu o cargo de diretor Digital, tomando posse em 1º de outubro
  • Reforçar a marca global da ABB
    • Consolidação de mais de 1 mil marcas sob a marca principal da ABB
    • Pré-requisito para a criação de valor integral de oferta digitais
    • Inscrição do patrimônio da ABB como líder em tecnologia pioneira para o futuro
  • Meta de produtividade de colarinho branco aumentou em 30%, para US$ 1,3 bilhão; cronograma e custos inalterados
  • Todas as outras metas financeiras confirmadas
  • Segundo programa de recompra de ações de US$ 3 bilhões planejado para 2017-2019; prioridades de alocação de capital inalteradas

ZURIQUE--()--A ABB lançou hoje a Fase 3 da sua estratégia de próximo nível para desbloquear valor para clientes e acionistas. Os seus elementos fundamentais são: moldar as divisões da ABB em quatro unidades empresariais líderes de mercado e seguir transformando o departamento de Redes de Energia sob responsabilidade da ABB; atingir o potencial digital total da ABB; acelerar o impulso na excelência operacional; e fortalecer a marca da ABB.

Ulrich Spiesshofer, CEO da ABB, afirmou: “Nos últimos dois anos, a ABB se tornou mais rápida, mais esguia e mais eficiente. Melhoramos as margens e reforçamos a nossa geração de caixa. Na Fase 3 da nossa estratégia de próximo nível, o objetivo é se desenvolver a partir do nosso impulso bem-sucedido de transformação e fortalecer a nossa posição como líderes em tecnologia pioneira e campeão mundial no setor digital. Com as nossas quatro unidades empresariais simplificadas combinadas com a ‘ABB Ability’, abordamos as necessidades dos clientes na Revolução Energética e na Quarta Revolução Industrial de uma forma mais centrada e ágil.”

Peter Voser, presidente do Conselho de Administração da ABB, disse: “A execução bem-sucedida de nossa estratégia de próximo nível está melhorando significativamente o desempenho operacional e financeiro e promove uma ABB mais simples e com foco mais externo. O Conselho trabalhou com a administração e com consultores externos em todos os elementos da Fase 3, que vai desbloquear valor para clientes e acionistas, assegurando o sucesso a longo prazo da empresa. A transformação continuada da nossa divisão de Redes de Energia sob responsabilidade da ABB é a melhor de todas as opções cuidadosamente avaliadas para os acionistas. Apoiamos firmemente a equipe de gestão e o plano de ação apresentado hoje.”

Impulso do crescimento em quatro unidades empresariais líderes de mercado

A ABB está dando forma e centrando a sua estrutura divisional em quatro unidades líderes de mercado: Produtos de Eletrificação, Robótica e Movimento, Automação Industrial e Redes de Energia, com vigência a partir de 1º de janeiro de 2017. As divisões serão habilitadas como unidades empresariais dentro da ABB, refletidas em um aprimoramento do seu modelo de desempenho e remuneração com foco na prestação de contas e responsabilidade individual. Desse modo, se beneficiam da colaboração orquestrada de vendas por regiões e países, bem como da oferta digital de todo o grupo; principais estruturas e custos gerais e administrativos da ABB; gestão comum da cadeia de abastecimento; e centros de pesquisa corporativa. A ABB continuará reforçando as suas divisões através de uma gestão ativa de portfólio. Isso inclui perseguir melhorias estratégicas, transformando os modelos de negócios e podando os negócios que não são essenciais.

“O espírito empreendedor é a base para o nosso modelo operacional de futuro”, disse Spiesshofer. “As nossas quatro unidades líderes de mercado, dirigidas por empreendedores capacitados, vai impulsionar a criação de valor sustentável, apoiada pelas regiões e pelo Grupo, tais como pela ‘ABB Ability’ e pelo nosso excelente nível de custos gerais e administrativos.”

Produtos de Eletrificação

Produtos de Eletrificação (EP) será parceira de eleição para a eletrificação de todos os pontos de consumo.

Ao reunir todos os componentes de eletrificação, principalmente através da transferência de negócios da divisão já existente de Automação Discreta e Movimento (DM), EP será a número 2 global neste segmento, oferecendo aos clientes a oportunidade de comprar várias categorias de produtos em um único local.

O carregamento de veículos elétricos, a energia solar e os negócios de qualidade energética serão transferidos do departamento de DM para servir como plataformas de crescimento dentro da divisão de Produtos de Eletrificação. O investimento necessário para continuar o ritmo de crescimento desses negócios terá, inicialmente, um impacto atenuante na margem de lucro desta unidade.

O crescimento do consumo de energia está superando o consumo geral de energia à medida que mais pessoas têm acesso à eletricidade e a novas formas de consumo de energia elétrica – tais como o carregamento de veículos elétricos –, o que impulsiona a demanda. Existem oportunidades significativas para digitalizar e inovar as nossas ofertas atuais.

Robótica e Movimento

Robótica e Movimento será parceira de escolha para a robótica e as soluções inteligentes de movimento.

A liderança da ABB em motores e controladores industriais, bem como os seus fortes negócios em robótica, são os blocos de construção desta divisão recém-moldada que sucede o departamento de Automação Discreta e Movimento (DM).

Ao concentrar-se no mercado de robótica e alavancar a plataforma de tecnologia e escala global da ABB, a empresa está idealmente posicionada para se deslocar da sua atual posição de número 2 em robótica para o número 1 neste atraente mercado. A ABB irá se beneficiar da sua forte posição na Quarta Revolução Industrial, das suas plataformas de serviços e do seu alcance global.

A ABB continuará investindo e moldando a sua posição de número 1 em motores e controladores industriais, centrando-se nos segmentos de crescimento rápido e se deslocando para a indústria ligeira e áreas emergentes de crescimento, como é o caso da Ásia.

Os serviços inteligentes e uma oferta digital de liderança já são um forte pilar do desempenho da divisão e uma oportunidade aberta e significativa de crescimento. A ABB irá reforçar a lucratividade divisional a partir do foco contínuo na excelência operacional e otimização da cadeia de valor.

Automação Industrial

Automação Industrial será parceira de eleição para a automação industrial.

Esta divisão sucede a antiga divisão de Automação de Processos.

A ABB irá conduzir a digitalização em todos os setores da indústria, com base na sua posição de número 1 em controle de processos através de software e serviços. A ABB tem uma combinação única de domínio da experiência que lhe permite governar a sala de controle em uma ampla gama de indústrias, como a farmacêutica, mineração, transporte e petróleo e gás. Ao focar em segmentos de crescimento e reunir manutenção, operação e controle, a ABB irá penetrar fortalezas e criar diferenciação para os clientes.

Redes de Energia

Redes de Energia será parceira de escolha para as redes mais fortes, mais inteligentes e mais verdes.

Na sequência de uma avaliação estratégica abrangente de portfólio, o Comitê Executivo e a Comissão do Conselho da ABB concluíram que a transformação das Redes de Energia sob responsabilidade da ABB irá desbloquear valor máximo aos acionistas em comparação com outras opções de propriedade, tais como venda, oferta pública inicial (IPO), cisão ou joint venture.

Os fatores-chave no processo de tomada de decisão incluíram a atratividade do mercado, ofertas de produtos atuais e futuros, oportunidades de modelo de negócio e melhor responsabilidade, assim como todas as opções de criação de valor alternativo para os acionistas da ABB. Esta avaliação incluiu análises independentes da McKinsey e aconselhamento financeiro independente da Goldman Sachs e da Credit Suisse.

A divisão, que é a número 1 mundial, vai alavancar a Revolução Energética e a Quarta Revolução Industrial. Ambas estão criando uma demanda significativa de produtos, sistemas, software e serviços para Redes de Energia, além de apoiar a mudança do portfólio rumo à digitalização.

Para alcançar o pleno potencial da divisão e continuar a transformação em curso, “Power Up”, um grande programa que abrange os aspectos-chave do negócio, foi apresentado hoje. Ele irá impulsionar o crescimento e aumentar os lucros, concentrando-se nos pontos fortes do núcleo operacional e nos segmentos de alto crescimento, bem como nos softwares e em serviços habilitados digitalmente.

Um elemento-chave da transformação em curso da divisão é a diminuição dos riscos do modelo de negócio e as oportunidades de crescimento através de duas parcerias estratégicas anunciadas hoje – com a Fluor, para grandes subestações elétricas, e com a Aibel, para conexões de energia eólica offshore (em alto mar). Ambas as parcerias combinam a liderança de mercado da ABB em tecnologias de potência com a experiência do respectivo parceiro – a Fluor na gestão de grandes projetos de engenharia, aquisição e construção (EPC) e a Aibel em projetos de energia eólica offshore.

Outro elemento-chave é a poda de negócios que não são essenciais no nicho da ABB, tal como a venda recentemente anunciada do negócio de cabos da ABB para a NKT Cables, preservando o acesso à tecnologia através de uma parceria estratégica.

Como consequência da transformação, a ABB está aumentando a meta da margem operacional EBITA para a divisão – de 8-12% para 10-14%, com vigência em 2018.

“Na nossa avaliação estratégica de portfólio ouvimos atentamente todas as partes interessadas e todos os pontos de vista. Depois de um processo muito minucioso e detalhado, apoiado pelos principais assessores, concluímos que a transformação continuada da Redes de Energia sob responsabilidade da ABB cria maior valor para clientes e acionistas. Com base no sucesso de transformação e impulso, a divisão de Redes de Energia está idealmente posicionada dentro da ABB para impulsionar, a longo prazo, o crescimento rentável durante a Revolução Energética e a Quarta Revolução Industrial, sendo uma parte integrante da nossa oferta”, afirmou Spiesshofer.

Salto quântico no setor digital com a ABB AbilityTM

A ABB é a atual campeã digital ainda oculta. Ela está idealmente posicionada para ganhar no espaço digital com soluções digitais “end-to-end” novas e existentes que se formam na nuvem inteligente e fecham o ciclo com os dispositivos conectados. A ABB irá utilizar o seu conhecimento profundo de domínio para planejar, construir e operar uma oferta digital única, que vai fornecer um verdadeiro diferencial operacional para os clientes.

A recém-lançada “ABB Ability” apresenta um portfólio de soluções e serviços digitais em todos os segmentos de clientes da ABB, cimentando a posição de líder do grupo na Quarta Revolução Industrial e apoiando a competitividade das quatro unidades empresariais da ABB.

A ABB anunciou hoje uma parceria estratégica de longo alcance com a Microsoft, maior empresa de software do mundo, para desenvolver soluções digitais de última geração em uma plataforma de nuvem integrada. Os clientes irão se beneficiar da combinação única de domínio profundo de conhecimento da ABB e seu extenso portfólio de soluções industriais com o Azure, um serviço de nuvem confiável e seguro da Microsoft, assim como a competência de engenharia B2B. Juntos, os parceiros irão guiar a transformação digital nos segmentos de clientes em todos os negócios da ABB, tais como robótica, naval e e-mobilidade.

“Esta parceria irá proporcionar benefícios exclusivos para os nossos clientes nas áreas de serviços públicos, indústria, transportes e infraestrutura, com base na força combinada entre ABB e Microsoft”, disse Spiesshofer. “Formado sobre a base instalada da ABB de mais de 70 milhões de dispositivos conectados e mais de 70 mil sistemas de controlo instalados, o próximo passo é desenvolver uma das maiores plataformas industriais de nuvem do mundo.”

A transformação digital da ABB será conduzida por Guido Jouret, um pioneiro na Internet das Coisas, ocupando o cargo de diretor Digital – reportando-se diretamente ao CEO – desde 1º de outubro de 2016.

Fortalecimento da marca global ABB

A ABB irá adoptar uma única marca de empresa, consolidando todas as suas marcas do mundo inteiro debaixo do mesmo guarda-chuva. O portfólio de empresas da ABB será unificado, mostrando a amplitude e profundidade da oferta global da organização sob uma única marca principal. Esta transição deve durar dois anos.

A marca unificada desempenha um papel fundamental no alcance do valor potencial da oferta digital da ABB, uma vez que aumenta a fidelidade dos clientes, o preço relativo e a probabilidade de compra. Uma marca única permite à ABB apresentar melhor a sua estratégia para as partes interessadas relevantes, enfatiza o pensamento digital do Grupo com o cliente em primeiro lugar e facilita a interação com os consumidores atuais e futuros.

A marca contará com elementos de design destinados a articular claramente a visão e a direção da ABB, além do seu posicionamento de mercado para clientes, acionistas, trabalhadores e todas as outras partes interessadas. O patrimônio da ABB como líder em tecnologia pioneira e as três áreas de foco da sua estratégia de próximo nível são refletidas em sua nova promessa de marca: “Let’s write the future. Together.”TM

Aceleração do impulso na excelência operacional

A ABB continua consolidando a sua dinâmica e está acelerando ainda mais a sua excelência operacional.

O seu programa de economia de produtividade do colarinho branco superou as expectativas desde o lançamento no ano passado. Como resultado, a ABB aumentou a meta de redução de custo do programa em 30%, para US$ 1,3 bilhão. A ABB vai alcançar essas economias adicionais dentro do prazo inicialmente anunciado e com custos de reestruturação e implementação inalterados. A ABB segue com os seus programas regulares de redução de custos, aproveitando a excelência operacional e a gestão da cadeia de fornecimento de alta qualidade para alcançar economias equivalentes a 3-5% do custo de vendas a cada ano.

A ABB reafirma a meta de seu programa de capital de giro de mil dias para liberar cerca de US$ 2 bilhões até o final de 2017. O programa está no bom caminho e se concentra em melhorar a gestão de inventário por meio da otimização da cadeia de valor, desde a concepção do produto até a sua fabricação, e de outras medidas líquidas de capital de giro.

O Grupo reafirma as suas metas financeiras de 2015-2020, conforme estabelecido abaixo.

   

ABB Next Level – metas 2015-20202

     

Crescimento da receita3

    3-6%

% EBITA Operacional4

    11-16%

Crescimento do EPS operacional CAGR5

    10-15%
Fluxo de caixa livre (FCF) conversão para lucro líquido     >90%

% Retorno sobre o investimento6

    Mid-teens
 

% EBITA Operacional – metas divisionais 2015-2020

Produtos de Eletrificação     15-19%
Robótica e Movimento     14-19%
Automação Industrial     11-15%
Redes de Energia     10-14%*

*A meta de margem para Redes de Energia estará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2018.

1 Sujeita a autorizações regulatórias e cumprimento das condições habituais de fechamento.

2 Para obter as definições, consulte “Suplemental Financial Information” (“Informações financeiras suplementares”) em “Capital Markets Day 2014” – Mais informações no nosso site em www.abb.com/investorrelations

3 Crescimento médio anual das receitas em uma base comparativa, durante seis anos, ano-base 2014.

4 A meta está em uma base de ano completo

5 CAGR = Taxa composta de crescimento anual O ano-base é 2014, assumindo taxas de câmbio constantes.

6 Redução temporária possível no caso de grandes aquisições.

Alocação de capital

ABB anunciou hoje os seus planos para um novo programa de recompra de ações de até US$ 3 bilhões a partir de 2017 até 2019. Isso reflete a confiança e a força contínua de geração de caixa da ABB e da sua posição financeira. Em 30 de setembro de 2016, a ABB anunciou a conclusão do seu recente programa de recompra de ações, em que retornou US$ 3,5 bilhões a seus acionistas. Ao longo dos últimos três anos, a ABB retornou US$ 8,7 bilhões aos acionistas na forma de dividendos e recompra de ações.

A gestão ativa da carteira continua sendo um aspecto-chave do padrão operacional da ABB, como demonstrado no recente corte de portfólio e aquisições sinérgicas, bem como o despojamento do negócio de cabos e mudanças no modelo de negócios na divisão de Redes de Energia.

As prioridades de alocação de capital da ABB permanecem inalteradas: 1) financiar o crescimento orgânico, P&D e as despesas de capital no retorno de caixa; 2) pagar um dividendo sustentável, em constante aumento; 3) investir em aquisições de criação de valor; e 4) devolver dinheiro adicional aos acionistas.

Sobre a ABB

ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é líder em tecnologia pioneira em produtos de eletrificação, robótica e movimento, automação industrial e redes de energia, atendendo aos clientes nos setores de serviços públicos, indústria, transportes e infraestruturas a nível mundial. Ao longo de quatro décadas, a ABB tem escrito o futuro da digitalização industrial. Com mais de 70 milhões de dispositivos conectados através de sua base instalada de mais de 70 mil sistemas de controle em todos os segmentos de clientes, a ABB está idealmente posicionada para se beneficiar da Revolução Energética e da Quarta Revolução Industrial. Com uma herança de mais de 130 anos, a ABB opera em mais de 100 países, com cerca de 135 mil empregados. www.abb.com

Aviso importante sobre informações prospectivas

Este comunicado de imprensa contém informações prospectivas e declarações, assim como outras declarações sobre as perspectivas para o nosso negócio, incluindo aquelas nas seções deste comunicado intituladas “Aceleração do impulso na excelência operacional”, “ABB Next Level – metas 2015-2020”, “% EBITA Operacional – metas divisionais 2015-2020” e “Alocação de capital”. Estas declarações são baseadas em expectativas atuais, estimativas e projeções sobre os fatores que podem afetar o nosso desempenho futuro, incluindo condições econômicas globais, condições econômicas regionais e indústrias que são grandes mercados para a ABB Ltd. Estas expectativas, estimativas e projeções são geralmente identificáveis por declarações que contêm palavras como "espera", "acredita", "estima", "metas", "planeja", "é provável", "pretende" ou expressões semelhantes. No entanto, existem muitos riscos e incertezas, muitos dos quais estão além do nosso controle, que podem fazer com que nossos resultados reais difiram materialmente das informações e declarações prospectivas feitas neste comunicado de imprensa, suscetíveis de afetar a nossa capacidade de atingir qualquer um ou todos dos nossos objetivos declarados. Os fatores importantes que poderiam causar tais diferenças incluem, entre outros, os riscos de negócio associados com o volátil ambiente econômico global e condições políticas, os custos associados com atividades de conformidade, a aceitação de novos produtos e serviços, mudanças nos regulamentos governamentais e taxas de câmbio, tal como outros fatores que possam ser discutidos de tempos em tempos nos registros da ABB Ltd na Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos (SEC), incluindo os seus relatórios anuais no Formulário 20-F. Embora a ABB Ltd acredite que as suas expectativas refletidas em tais declarações prospectivas são baseadas em suposições razoáveis, ela não pode dar nenhuma garantia de que essas expectativas serão alcançadas.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

ABB
Relações com a imprensa
Saswato Das
Antonio Ligi
Domenico Truncellito
Sandra Wiesner
+41 43 317 65 68
media.relations@ch.abb.com
ou
Relações com investidores
+41 43 317 71 11
investor.relations@ch.abb.com

Contacts

ABB
Relações com a imprensa
Saswato Das
Antonio Ligi
Domenico Truncellito
Sandra Wiesner
+41 43 317 65 68
media.relations@ch.abb.com
ou
Relações com investidores
+41 43 317 71 11
investor.relations@ch.abb.com