Compass Minerals completa aquisição de empresa brasileira líder em nutrição vegetal especial

OVERLAND PARK, Kansas--()--A Compass Minerals (NYSE: CMP) anunciou hoje que finalizou a compra das ações ainda em circulação da Produquímica Indústria e Comércio S.A. (Produquímica), uma das principais fabricantes e distribuidoras de nutrientes vegetais especiais do Brasil. Como divulgado anteriormente, a previsão é de que a aquisição agregue de US$ 0,12 a US$ 0,15 ao lucro por ação em 2016, sem contar os ajustes contábeis da compra.

“Com a conclusão da compra, a Compass Minerals realiza uma parte fundamental em nossa estratégia de crescimento. Ampliamos a abrangência geográfica das nossas operações para um dos mais importantes mercados agrícolas do mundo, expandimos nossa carteira de produtos de nutrição vegetal especial e reduzimos nossa dependência ao clima de inverno”, afirmou Fran Malecha, presidente e diretor executivo da Compass Minerals. “Estou feliz por acolher oficialmente todos os funcionários e colaboradores da Produquímica na Compass Minerals, e aguardo com expectativa o crescimento que podemos alcançar como uma única empresa.”

A Compass Minerals adquiriu 35% da Produquímica em dezembro de 2015. O pagamento total pelo restante da Produquímica foi de aproximadamente US$ 465 milhões (a uma taxa de câmbio de R$ 3,25 para cada US$ 1). O valor inclui a compra do controle acionário avaliado em US$ 328 milhões com base no lucro estimado da Produquímica em 2016, sujeito a ajustes convencionais posteriores ao fechamento da negociação, além da assunção de aproximadamente US$ 137 milhões da dívida líquida. A empresa espera se livrar de parte da dívida da Produquímica durante o quarto trimestre de 2016.

Sediada na cidade brasileira de São Paulo, Brasil, a Produquímica gerou aproximadamente R$ 1,2 bilhão em receita líquida e R$ 198 milhões de EBITDA (Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization)*, segundo o resultado dos 12 meses encerrados em 30 de junho de 2016. A Produquímica opera dois principais negócios: produtividade agrícola e soluções químicas. A divisão de produtividade agrícola fabrica e distribui vários produtos com base em solução de nutrição vegetal especial. Estão entre eles micronutrientes, fertilizantes de liberação controlada e outros suplementos especiais utilizados em aplicações foliares, diretas no solo, por meio de sistemas de irrigação e para o tratamento de sementes. A Produquímica também fabrica e comercializa produtos químicos especiais, principalmente para a indústria de tratamento de água e para uso em outros processos industriais no Brasil. Essas duas linhas de negócios contam com o apoio de grandes recursos de pesquisa e desenvolvimento e uma força de vendas com conhecimento técnico expressivo, que ajudaram a estimular o crescimento da receita e do lucro da Produquímica. De 2011 a 2015, as vendas líquidas da Produquímica e o EBITDA* cresceram a taxas de crescimento anual compostas de 16% e 19%, respectivamente.

Os detalhes adicionais da aquisição podem ser encontrados em um Formulário 8-K que a empresa protocolou hoje junto à Securities and Exchange Commission (SEC), autoridade que regula o mercado de valores mobiliários nos EUA.

*Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização.

Sobre a Compass Minerals

A Compass Minerals é uma fornecedora líder de minerais essenciais que superam os desafios da natureza, incluindo sal para segurança no trânsito de inverno e outros usos de consumo, industrial e agrícola, além de minerais de nutrição vegetal que melhoram a qualidade e o rendimento da safra. Considerada uma das cem empresas mais confiáveis dos Estados Unidos pela Forbes em 2016 e 2015, a missão da Compass Minerals é ser a melhor empresa de minerais essenciais, disponibilizando suas ofertas onde e quando forem necessárias. A empresa produz seus minerais em diversas localidades dos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. Para obter mais informações sobre a Compass Minerals e seus produtos, visite www.compassminerals.com.

Este comunicado à imprensa pode conter declarações prospectivas segundo definição estabelecida pela Lei de Reforma de Litígios de Valores Mobiliários Privados (Private Securities Litigation Reform Act) de 1995, incluindo – sem limitação – as declarações sobre adições ao ganho por ação esperadas e o tempo e o montante da baixa da dívida. A empresa utiliza termos como “pode”, “iria”, “poderia”,“deve”, “irá”, “provável”, “espera”, “antecipa”,“acredita”, “pretende”, “planeja”, “previsão”, “perspectiva”, “projeta”, “estima” e expressões semelhantes que sugerem resultados ou eventos futuros para identificar declarações prospectivas ou informações prospectivas. Tais declarações são baseadas nas expectativas atuais da empresa e envolvem riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados reais da empresa sejam materialmente diferentes. As diferenças podem ser causadas por uma série de fatores, entre os quais taxas de câmbio, o risco de que a aquisição da Produquímica possa atrapalhar os planos e operações da empresa, da Produquímica ou de ambas, e o risco de que a empresa possa não concretizar os benefícios financeiros e outros benefícios esperados com a aquisição proposta. Para obter mais informações sobre os riscos e incertezas que podem afetar os negócios da empresa, consulte as seções “Fatores de risco” (“Risk Factors”) e “Discussão e análise da gestão sobre a condição financeira e resultados das operações” (“Management’s Discussion and Analysis of Financial Condition and Results of Operations”) do relatório anual da empresa no Formulário 10-K referente ao ano encerrado em 31 de dezembro de 2015, bem como seus relatórios trimestrais no Formulário 10-Q para os trimestres encerrados em 31 de março de 2016 e 30 de junho de 2016, todos protocolados junto à SEC. A empresa não assume nenhuma obrigação de atualizar as declarações prospectivas contidas neste comunicado de imprensa em razão de novas informações, eventos ou desenvolvimentos futuros. Por não ser possível prever ou identificar todos esses fatores, essa lista não pode ser considerada um conjunto completo de todos os potenciais riscos ou incertezas.

Compass Minerals
Contato com investidores