GSMA anuncia lançamento de serviço interoperável de dinheiro móvel em Madagascar

O programa de dinheiro móvel da GSMA e os fornecedores de dinheiro móvel unem forças para aumentar a inclusão financeira

(Photo: Business Wire)

(Photo: Business Wire)

LONDRES--()--A GSMA anunciou hoje que os três fornecedores de dinheiro móvel em Madagascar – Airtel Money, mVola e Orange Money – estão lançando serviços interoperáveis de dinheiro móvel no país africano. Este lançamento faz de Madagascar o segundo mercado na África, depois da Tanzânia, onde os fornecedores de dinheiro móvel tornam os seus serviços interoperáveis, permitindo que as transações fluam sem problemas entre todos os fornecedores de dinheiro móvel.

“O lançamento dos serviços interoperáveis de dinheiro móvel em todas as redes de Madagascar e Tanzânia ressalta o compromisso da indústria móvel com a prestação de serviços financeiros que visam melhorar a vida dos consumidores. Uma maior inclusão financeira irá capacitar a pessoas carentes e impulsionar o crescimento econômico em todo o país”, disse John Giusti, diretor de Regulamentação da GSMA. “Madagascar e Tanzânia possuem mais contas de dinheiro móvel do que contas bancárias. A infraestrutura bancária tradicional, de ‘tijolos e argamassa’, tende a estar longe de comunidades mais pobres, portanto, os serviços interoperáveis de dinheiro irão trazer benefícios significativos a longo prazo para os cidadãos, ampliando a gama de serviços financeiros digitais e, finalmente, servindo como um substituto mais seguro e confiável do dinheiro como meio de pagamento nas transações do dia-a-dia.”

Segurança e conveniência

Mais de um bilhão de pessoas nos mercados em desenvolvimento que não possuem conta bancária formal têm acesso a um telefone celular. O dinheiro móvel aproveita a onipresença do celular e da extensa cobertura das redes móveis para oferecer aos clientes um acesso mais seguro e prático aos serviços financeiros.

O programa de dinheiro móvel da GSMA trabalha em estreita colaboração com as operadoras de telefonia móvel e representantes da indústria para estimular o ecossistema de dinheiro móvel, fornecendo ferramentas e conhecimentos para ajudar nas implementações, bem como apoiar a criação de ambientes reguladores favoráveis para expandir a inclusão financeira digital. O programa também apoia os esforços dos operadores de dinheiro móvel para aplicar a interoperabilidade dos serviços relacionados e expandir o ambiente digital, facilitando a integração de terceiros aos sistemas de dinheiro móvel.

Nota aos editores

Salvo disposição em contrário, os dados de mercado são fornecidos por relatórios da GSMA, incluindo o estado anual dos relatórios da indústria global de serviços móveis. Uma cópia completa do relatório mais recente pode ser encontrada em: http://www.gsma.com/mobilefordevelopment/programme/mobile-money/state-of-the-industry-2015.

Sobre a GSMA

A GSMA representa os interesses de operadoras de telefonia móvel em todo o mundo, e une cerca de 800 operadoras com quase 300 empresas no mais amplo ecossistema de telefonia móvel, incluindo fabricantes de celulares e aparelhos portáteis, empresas de software, fornecedores de equipamentos e provedores de Internet, bem como organizações de setores adjacentes à indústria. A GSMA também produz eventos com liderança na indústria como o Congresso Mundial de Telefonia Móvel, Congresso Mundial de Telefonia Móvel de Xangai e conferências da Série Mobile 360.

Para mais informações, acesse o site corporativo da GSMA em www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Imprensa:
Para a GSMA
Charlie Meredith-Hardy, +44 7917 298428
CMeredith-Hardy@webershandwick.com
ou
Assessoria de Imprensa da GSMA
pressoffice@gsma.com

Contacts

Imprensa:
Para a GSMA
Charlie Meredith-Hardy, +44 7917 298428
CMeredith-Hardy@webershandwick.com
ou
Assessoria de Imprensa da GSMA
pressoffice@gsma.com