SIGFOX Faz Parceria com WND e Phaxsi Solutions para Unir a Colômbia à Rede Global de Internet das Coisas

Introdução no Terceiro País da América Latina Coincide com o Lançamento
da Iniciativa Nacional de Acelerar o Uso de IoT e Impulsionar o Desenvolvimento Econômico

(gráfico: Business Wire)

LABEGE, França & POPAYÁN, Colômbia--()--SIGFOX, líder mundial na prestação de serviços dedicados de comunicação para Internet das Coisas (IoT), WND, a empresa que está estendendo a rede da SIGFOX em toda a América Latina, e a Phaxsi Solutions anunciaram hoje a implantação da rede de IoT na Colômbia.

A introdução, administrada pela Phaxsi Solutions, que é exclusividade da Operadora de Rede SIGFOX (SNO) na Colômbia, coincide com o lançamento de uma aliança nacional de universidades, líderes de tecnologia e empresas conhecidas no Centro de Excelência e Apropriação de Internet das Coisas (CEA-IoT). A aliança recebeu um investimento inicial de US$ 1,8 milhões este ano para promover a IoT como ferramenta para o fortalecimento do desenvolvimento econômico da Colômbia.

"Este é um lançamento muito oportuno da rede SIGFOX na Colômbia em muitos níveis," disse Carolina Campo, diretora executiva da Phaxsi e cofundadora. "Primeiro, sua infraestrutura simples permite a Phaxsi se conectar com rapidez e simplicidade empresas e cidadãos colombianos à IoT. Segundo, nossa meta é trabalhar com a aliança nacional para o desenvolvimento, consolidação e crescimento sustentáveis do mercado de IoT na Colômbia. Finalmente, a chegada desta solução global de conectividade abre a porta para novos serviços economicamente competitivos e com eficiência para as empresas colombianas. Isto irá fornecer um impacto significativo e positivo para a economia da Colômbia."

Ela disse que provavelmente casos de uso de IoT e aplicativos para empresas e agências de governo incluem logística, administração da cadeia de fornecimento, rastreamento de ativos, monitoramento de colheitas e solos, sistemas de alarme para residências e empresas, detectores de fumaça, aplicativos de cidades inteligentes e leitura de medidores de equipamentos.

A rede global SIGFOX em rápido crescimento fornece conectividade simples, confiável, eficiente e econômica para bilhões de objetos que enviam pequenas mensagens à nuvem e que configuram a ampla maioria de casos de uso de IoT. Com sua oferta exclusiva, a SIGFOX possibilita que empresas adicionem novos serviços aos seus produtos, permitindo a elas expandir seus modelos de negócios e aumentar suas receitas.

Após a implantação da rede de IoT dedicada e bidirecional da SIGFOX no Brasil e no México no início deste ano, a Colômbia se torna o terceiro país latinoamericano a introduzir a rede global e a 24a a nível mundial. Com o Brasil e o México, a implantação na Colômbia, que já se iniciou, irá estender a cobertura da SIGFOX a 57% do território da América Latina e 60% de sua população.

Veja o mapa de cobertura global da SIGFOX aqui.

A Phaxsi Solutions está colaborando com a WND, a parceria da SIGFOX fundada em 2015 para implantar a rede em toda a América Latina, a fim de fornecer conectividade de IoT na Colômbia. As parcerias informaram que as 10 principais áreas urbanas do país, representando mais de 50% da população nacional, serão cobertas até meados de 2017.

"A Colômbia, nossa terceira implantação a nível nacional na América Latina este ano, é claramente uma parte chave de nossa missão de desenvolver com rapidez o ecossistema de IoT nesta região," disse Chris Bataillard, fundador da WND. "Estamos ansiosos em desenvolver a Colômbia com a Phaxsi, que tem uma mescla fortemente estratégica de experiência em transmissão e espírito empresarial requeridos para fornecer com rapidez os muitos benefícios de IoT à população colombiana. E percebemos muita sinergia de aplicativos, hardware e ecossistema em toda a região que já inclui Colômbia, México e Brasil."

Rodolphe Baronnet-Frugès, vice-presidente executivo de redes e operadoras na SIGFOX, disse que a solução econômica e confiável de conectividade da SIGFOX irá ajudar a superar as barreiras de infraestrutura e custos para a adoção de IoT na Colômbia. Além disto, o ecossistema global de parcerias da empresa, como fabricantes de componentes e aparelhos, desenvolvedores e integradores de TI, irão ajudar no rápido crescimento do ecossistema de IoT da Colômbia.

"A Colômbia é um país muito promissor para a rápida adoção de IoT, devido aos grupos públicos e privados reconhecerem o papel chave que a IoT pode representar na criação de novas empresas, melhoria de eficiências para negócios e novos serviços aos cidadãos," disse. "A SIGFOX irá trabalhar com a WND e a Phaxsi Solutions a fim de construir rapidamente o ecossistema local de fabricantes de hardware, provedores de soluções, iniciadores de operações e outros para levar rapidamente estes benefícios aos colombianos. Como temos demonstrado em cada país onde nossa rede opera, a SIGFOX torna possível o que não era antes."

A empresa, que recentemente também anunciou desenvolvimentos em Cingapura e Taiwan como parte de sua missão de construir uma rede realmente global e perfeita de IoT, definiu uma meta de implantação em 30 países em 2016. Na América Latina, a WND e a SIGFOX estão desenvolvendo ativamente oportunidades e esperam cobrir toda a região nos próximos trimestres.

Sobre a SIGFOX

www.SIGFOX.com