Coca-Cola é a primeira empresa Fortune 500 a repor toda a água que usa em todo o mundo

A empresa e seus parceiros engarrafadores atingiram a meta de reposição de águas de 2020 com cinco anos de antecedência; pretendem manter o desempenho de governança de águas com o crescimento do negócio.

Working with its bottling partners and organizations across government, civil society and the private sector, Coca-Cola has exceeded its goal of giving back to communities and nature the equivalent of all the water they use in their beverages and production. (Photo: Business Wire)

ESTOCOLMO--()--A Coca-Cola Company e seus parceiros engarrafadores globais (o sistema Coca-Cola) anunciaram hoje haver atingido a meta de repor ou, em outras palavras, equilibrar o volume equivalente de água usada em suas vendas globais na natureza e nas comunidades. Com base nessa conquista, a Coca-Cola é a primeira empresa Fortune 500 a declarar publicamente haver alcançado esse objetivo agressivo de reposição de águas1.

O sistema Coca-Cola também anunciou progressos na sua meta de eficiência no uso da água. A empresa e seus parceiros engarrafadores melhoraram a eficiência no uso da água em 2,5 por cento no período de 2014 a 2015, acrescentando uma melhoria acumulada de 27 por cento desde 2004.

Com base na avaliação do uso global de água validada pela LimnoTech e Deloitte, e conduzida em associação com The Nature Conservancy (TNC), o sistema Coca-Cola retornou um volume estimado de 191,9 bilhões de litros de água à natureza e às comunidades em 2015 por meio de projetos comunitários de águas, igualando o equivalente de 115 por cento da água usada nas bebidas Coca-Cola no ano passado.

“Essa conquista marca um momento de orgulho para a Coca-Cola e para nossos parceiros. Uma meta que começou como uma aspiração em 2007 e hoje tornou-se uma realidade e um marco mundial que planejamos manter mesmo com o crescimento do nosso negócio”, disse Muhtar Kent, presidente e diretor-executivo da The Coca-Cola Company. “Agora, todas as vezes que um consumidor bebe um produto Coca-Cola, ele pode ter a certeza de que nossa empresa e nossos parceiros engarrafadores estão comprometidos com o uso responsável da água, hoje e no futuro. Temos a consciência de que nosso trabalho de administração hídrica está incompleto e permanecemos focados em explorar os próximos passos para desenvolver nossos programas e desempenho no uso da água.

O sistema Coca-Cola atingiu suas metas de reposição de água por meio de 248 projetos comunitários de parcerias hídricas em 71 países, focados no acesso seguro à água, proteção aos mananciais e água para uso produtivo. Em muitos casos, os projetos também fornecem acesso ao saneamento e à educação, ajudam a melhorar os meios de subsistência locais, ajudam comunidades a se adaptar às mudanças climáticas, melhoram a qualidade da água, estimulam a biodiversidade, envolvem-se em políticas e desenvolvem conscientização sobre questões que envolvem a água. Os aspectos do programa mencionados na sentença acima não contribuem para o volume reposto da Coca-Cola.

O desempenho da reposição é revisado de forma independente pela LimnoTech e conferido pela Deloitte. Esse trabalho consta de um relatório de 1.188 páginas. A metodologia para calcular os benefícios da reposição de água foi criada em colaboração com The Nature Conservancy e LimnoTech. Foi objeto de uma revisão técnico-científica por pares para confirmar sua precisão e usa métodos técnicos e científicos aceitos de modo geral. Os projetos são revisados e avaliados anualmente com base nessa metodologia.

Alguns projetos de reposição retornam a água diretamente à fonte que usamos, enquanto outros ficam fora do manancial que nossa fábrica usa, mas são importantes para ajudar a compor as necessidades de governos locais, comunidades e parceiros, onde há uma necessidade premente. A Coca-Cola e seus parceiros buscam projetos que gerem um benefício direto, que possam ser ampliados para ter um maior impacto ao atingir mais pessoas e partes de um ecossistema, que sejam fáceis de se aprender com eles e de replicá-los em outros lugares onde os desafios são similares, e que possam ser desenvolvidos de modo a serem sustentáveis pela comunidade ao longo do tempo, continuando a repor a água. Esses esforços, além de novos projetos, lidam frequentemente com vulnerabilidades locais de suprimento de água e compensam o volume de vendas adicional à medida em que o negócio da Coca-Cola segue crescendo a cada ano.

Em cada uma das suas 863 fábricas em todo o mundo, a Coca-Cola exige que as operações determinem a sustentabilidade do suprimento de água que compartilham com outros em termos de qualidade, quantidade e outras questões como a infraestrutura para tratar e distribuir água. Por meio desse processo, um dos fatores que as fábricas da Coca-Cola precisam examinar é se o uso que fazem da água e a descarga de água têm ou não têm o potencial de causar impacto negativo na capacidade de outros membros da comunidade de acessar a água em quantidade e qualidade suficientes. Caso positivo, ou se houver áreas onde as fontes de água possam ainda ser insustentáveis em algum aspecto, os requisitos da Coca-Cola exigem que cada fábrica desenvolva e implemente um Plano de proteção das fontes de água. O plano, entre outras coisas, envolve outros para buscar soluções mútuas que promovam a sustentabilidade da fonte de água local. Isso pode resultar em projetos de reposição ou outras oportunidades. Apesar de cada fábrica poder não ter a capacidade de repor toda a água à sua fonte direta, a política da Coca-Cola exige que todas as fábricas trabalhem para assegurar que elas não causem impacto negativo nas fontes de água e trabalhem com a comunidade para soluções em longo prazo.

A estratégia de reposição da Coca-Cola apoia a meta geral de águas para retornar com segurança às comunidades e à natureza uma quantidade de água igual àquela usada em suas bebidas em na sua produção. No lado da produção, o sistema Coca-Cola devolveu aproximadamente 145,8 bilhões de litros de água usados em seus processos de fabricação aos mananciais locais próximos às nossas unidades de engarrafamento, por meio de águas residuais tratadas em 2015.

“Toda a vida depende da água, mas menos de 1 por cento da água do planeta é doce e acessível. De glaciares de montanhas a estuários, precisamos contar com todo o sistema se quisermos assegurar água doce para todos”, disse Carter Roberts, presidente e diretor-executivo do World Wildlife Fund (WWF). “Isso significa que as parcerias são importantes. Este é um marco importante na liderança contínua da Coca-Cola na administração hídrica e estabelece um ponto de partida para outros usuários de água”.

A Coca-Cola colabora com projetos de reposição, juntamente com governos, a sociedade civil e outros membros do setor privado. Algumas das muitas organizações com quem a Coca-Cola tem parceria incluem Global Environment & Technology Foundation (GETF), Millennium Challenge Corporation, TNC, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), ONU-Habitat, Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), WaterAid, Water and Sanitation for the Urban Poor (WSUP), Water for People, WWF e World Vision.

Quatro programas com uma contribuição significativa para as atividades de reposição de águas da Coca-Cola são nossas parcerias globais de conservação com o WWF, Replenish Africa Initiative (RAIN) da The Coca-Cola Africa Foundation, a parceria Every Drop Matters da empresa com o PNUD, que foi ampliada para New World em 2014, e o investimento da Coca-Cola em 50 fundos de águas em 12 países na África, América Latina e Caribe, com os parceiros-chave TNC, Fundação FEMSA e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Todos esses programas estão ativos e estamos comprometidos com eles até 2020.

Projetos de reposição trabalham para compensar ou balancear o uso direto da água pela The Coca-Cola Company e seus parceiros engarrafadores em operações em mais de 200 países. O uso da água inclui a água usada no processo de fabricação, assim como nas bebidas acabadas, o que inclui água de vendas de fontes. A utilização de água por partes de ingredientes agrícolas fornecidos pelo sistema Coca-Cola não está incluída nessa meta. No entanto, as práticas de uso sustentável da água são parte dos Princípios Orientadores para a Agricultura Sustentável da Coca-Cola, os quais são um requisito para seus fornecedores.

Para obter mais informações sobre o programa de administração hídrica da Coca-Cola, acesse orelatório de administração hídrica da empresa.

Sobre a The Coca-Cola Company

A The Coca-Cola Company (NYSE: KO) é a maior empresa de bebidas do mundo, refrescando clientes com mais de 500 marcas de bebidas com e sem gás, e mais de 3.800 opções de bebidas. Conduzido pela Coca-Cola, uma das marcas mais valiosas e reconhecidas do mundo, o portfólio da nossa empresa possui 20 marcas bilionárias, 18 delas disponíveis em opções de calorias reduzidas, baixas ou sem calorias. Estão entre nossas marcas bilionárias Diet Coke, Coca-Cola Zero, Fanta, Sprite, Dasani, vitaminwater, Powerade, Minute Maid, Simply, Del Valle, Georgia e Gold Peak. Através do maior sistema mundial de distribuição de bebidas, somos a fornecedora n.º 1 de bebidas com e sem gás. Diariamente, mais de 1,9 bilhão de porções de nossas bebidas são apreciadas por consumidores em mais de 200 países. Com um compromisso duradouro de desenvolver comunidades sustentáveis, nossa empresa se concentra em iniciativas para reduzir nosso impacto ambiental, criar um ambiente de trabalho seguro e inclusivo para nossos colaboradores, e aprimorar o desenvolvimento econômico das comunidades em que atuamos. Juntamente com nossos parceiros de engarrafamento, estamos classificados entre os dez melhores empregadores privados do mundo, com mais de 700 mil colaboradores no sistema. Para obter mais informações, acesse a Coca-Cola Journey em www.coca-colacompany.com, siga-nos no Twitter em twitter.com/CocaColaCo, acesse nosso blog Coca-Cola Unbottled em www.coca-colablog.com ou encontre-nos no LinkedIn em www.linkedin.com/company/the-coca-cola-company.

1Reconhecemos que o uso de água por diferentes empresas e setores varia de acordo com seus produtos e meios de produção. A declaração da Coca-Cola baseia-se em declarações e informações públicas de 1° de junho de 2016 e inclui o retorno de água contra o uso direto de água.

The Coca-Cola Company
Serena Levy, 404-676-2683