General Cable divulga resultados do segundo trimestre de 2016

HIGHLAND HEIGHTS, Kentucky--()--General Cable Corporation (NYSE: BGC) divulgou hoje os resultados do segundo trimestre finalizado em 1º de julho de 2016. Para o trimestre, os ganhos diluídos por ação de operações continuadas foram de US$ 0,68 e lucro operacional de operações continuadas foi de US$ 58 milhões. A empresa gerou lucros ajustados por ação de operações continuadas para o trimestre de US$ 0,30 e receita operacional ajustada de operações continuadas de US$ 49 milhões. Consulte as páginas 3 e 4 deste comunicado de imprensa para a conciliação dos resultados ajustados e divulgados e as publicações relacionadas.

Michael T. McDonnell, presidente e diretor executivo, disse: “Nosso sólido desempenho financeiro neste trimestre, gerado, apesar de um ambiente de demanda relativamente fraco e instável, reflete os resultados de nossa execução focada e as melhorias operacionais significativas que fizemos na empresa. A receita operacional ajustada das operações continuadas ficou no topo da faixa de orientação, excluindo-se o impacto desfavorável do preço do metal no trimestre em relação aos pressupostos de orientação. Também continuamos a simplificar e concentrar o nosso portfólio com a venda de três empresas e aplicamos os recursos para reduzir nossos empréstimos pendentes”.

Resumo do segundo trimestre

• O segundo trimestre registrou lucro operacional de operações continuadas de US$ 58 milhões, aumento de US$ 43 milhões em sequência e US$ 34 milhões anuais, principalmente devido ao ganho na venda do setor de cabos de ignição automotivos da América do Norte e economias de reestruturação da empresa.
  • O lucro operacional ajustado de operações continuadas do segundo trimestre foi de US$ 49 milhões, aumento de US$ 7 milhões sequencialmente e US$ 2 milhões acima do ponto médio de orientação, motivado, principalmente, pela melhoria do desempenho continuado e economias de reestruturação.
  • A receita operacional ajustada de operações continuadas foi de queda de US$ 6 milhões anuais, motivada pelo desempenho flexibilizado do setor de projetos submarinos em regime turnkey da empresa e pelo impacto da demanda mais fraca para cabos industriais e especializados (petróleo e gás).
  • Em comparação com a orientação, os preços dos metais representam um impacto negativo de aproximadamente US$ 4 milhões para o segundo trimestre de 2016. Os preços dos metais para o segundo trimestre de 2016 foram neutros quando comparados ao primeiro trimestre de 2016 e segundo trimestre de 2015. O impacto do custo do metal é calculado como a diferença entre o preço pelo qual compramos os metais e o preço pelo qual vendemos os metais como um componente do custo do produto.
  • Concluída a venda do setor da América do Norte de cabos de ignição automotivos gerando recursos de US$ 71 milhões.
  • Concluída a venda de operações no Egito da empresa, trazendo recursos totais de caixa gerados a partir do programa de alienação de US$ 193 milhões, com mais ainda por vir.
  • Subsequente ao segundo trimestre, concluída a venda do setor da Venezuela da empresa gerando recursos de caixa de US$ 6 milhões.
  • A empresa continua no bom caminho para cumprir o objetivo de poupança de reestruturação de US$ 80 milhões a US$ 100 milhões; economia de reestruturação adicional gerada de US$ 9 milhões no segundo trimestre.

Demanda por segmento

América do Norte – excluindo-se as remessas de produtos por via aérea, o volume unitário foi estável em relação ao primeiro trimestre de 2016 e com aumento de 4% anuais. Para o segundo trimestre, a demanda mais forte pela distribuição e construção de cabos de distribuição de energia elétrica e construção foi parcialmente compensada por uma demanda mais fraca de produtos industriais e especializados, especialmente aqueles ligados às aplicações de petróleo e gás.

Europa – o volume unitário foi de aumento de 7% em relação ao primeiro trimestre de 2016, motivado pela demanda por cabos de energia elétrica, incluindo projetos terrestres do tipo turnkey e produtos de energia. Excluindo-se o impacto da atividade de reestruturação, como a saída de certos mercados finais de baixo valor agregado, o volume unitário anual foi estável.

América Latina – excluindo-se as remessas de produtos por via aérea no Brasil, o volume unitário foi um aumento de 8% em relação ao primeiro trimestre de 2016, já que a demanda sazonal melhorou em toda a região. O volume unitário, anual, excluindo-se as remessas de produtos por via aérea foi de queda de 1%, já que a demanda do mercado final permanece sob pressão por toda a região devido às difíceis condições econômicas em vigor e aos gastos reduzidos do governo.

Outras receitas

Outras receitas de US$ 9 milhões para o segundo trimestre consistiram em ganhos da marcação a mercado de US$ 4 milhões em instrumentos derivativos contabilizados como hedges econômicos e ganhos de transações em moeda estrangeira de US$ 5 milhões, dos quais US$ 3 milhões referem-se a ganhos de transações em moeda estrangeira na África.

Dívida líquida

No final do segundo trimestre de 2016, primeiro trimestre de 2016 e quarto trimestre de 2015, a dívida total era de US$ 1.024 milhões, US$ 1.147 milhões e US$ 1.067 milhões, respectivamente, e o caixa era de US$ 63 milhões, US$ 87 milhões e US$ 79 milhões, respectivamente. No final do segundo trimestre 2016, a dívida líquida de US$ 961 milhões diminuiu US$ 99 milhões no primeiro trimestre de 2016 e US$ 27 milhões em relação ao final de 2015. A redução da dívida líquida é principalmente devido aos recursos de caixa de alienações e à gestão eficiente do capital de giro, incluindo os níveis de estoque e coletas dos projetos submarinos do tipo turnkey.

Atualização sobre a transição do diretor financeiro

O conselho de administração da empresa nomeou Chris Kreidler para servir como diretor financeiro interino, efetivo em 12 de agosto de 2016. Kreidler irá substituir Brian Robinson, que, como comunicado em março de 2016, está deixando a empresa em busca de outras oportunidades. A procura da empresa, com o auxílio de Heidrick & Struggles, por um diretor financeiro substituto permanente está avançando. Chris Kreidler atuou mais recentemente como vice-presidente executivo e diretor financeiro na Sysco Corporation e, durante sua carreira de 28 anos, também ocupou vários cargos de liderança em na Yum! Brands e C&S Wholesale Grocers. Kreidler obteve o grau de bacharel e MBA pela Rice University. “Estamos muito satisfeitos de dar as boas-vindas a Chris na General Cable como diretor financeiro interino”, continuou McDonnell. “Chris traz décadas de experiência no apoio a empresas com operações globais, assim como uma capacidade de liderança distinta para gerenciar equipes e aplicar conhecimentos financeiros à gestão de empresas. Estamos confiantes de que ele será um forte trunfo para a empresa, enquanto concluímos nossa busca ativa por um direito financeiro permanente.”

Outros assuntos

Estamos revendo, com a ajuda de consultores externos, o nosso uso e pagamento de agentes em conexão com, e algumas outras transações envolvendo, nossas operações em Angola, Tailândia, Índia, China e Egito (os “países em questão”). A nossa análise incidiu sobre os pagamentos e presentes realizados, oferecidos, contemplados ou prometidos por alguns empregados em um ou mais dos países em questão, direta e indiretamente, e por diversas vezes, a funcionários de empresas de serviços públicos e/ou outros de entidades estatais, que levantam preocupações sob o FCPA e, possivelmente, sob as leis de outras jurisdições. Durante 2015, concluímos substancialmente a nossa revisão interna dos países em questão e, com base em nossos resultados, aumentamos nossa provisão de reserva excepcional relacionada ao FCPA para US$ 28 milhões em 31 de dezembro de 2015. Neste momento, estamos nos estágios iniciais de discussões com a SEC e DOJ (Departamento de Justiça) relacionadas aos termos de uma resolução potencial das investigações em curso e, com base nestas discussões, acreditamos que a quantidade total de restituição provável dos lucros, incluindo os juros pré-julgamento, necessários para a resolução das investigações, está na faixa de US$ 33 milhões a US$ 59 milhões. Consequentemente, aumentamos nossa restituição existente a partir de 1o de julho de 2016 de US$ 5 milhões para US$ 33 milhões, o que representa o segmento inferior do intervalo. O montante provisionado apenas reflete os lucros e juros pré-julgamento, que pode ser restituída e não inclui, e não somos capazes de estimar razoavelmente, a quantidade de quaisquer multas possíveis, sanções civis ou penais ou outras medidas, qualquer uma ou todas das quais poderiam ser substanciais. As investigações da SEC e DOJ para estas questões continuam em vigor e continuamos a cooperar com o Departamento de Justiça e a SEC com relação a essas questões. Neste momento, não somos capazes de prever a natureza de qualquer ação que possa ser tomada pelo DOJ ou SEC ou quaisquer soluções que essas agências podem buscar como resultado de tais ações.

Perspectivas para o terceiro trimestre de 2016

“No terceiro trimestre, somos encorajados pelas tendências de demanda em nossos mercados de distribuição de energia elétrica e construção não residencial, que estão em torno de 5% anuais até agora este ano, mas ainda esperamos certa demanda do mercado final seja desigual, particularmente em nossos mercados industriais e especializados. Também esperamos a desaceleração sazonal normal em nossas empresas europeias e uma maior flexibilização do nosso setor de projetos submarinos do tipo turnkey. Desenvolvemos o nosso mapa estratégico precisamente por este ambiente de demanda fraca e desigual. Tenho o prazer de dizer que todas as nossas principais iniciativas de roteiro na otimização do portfólio, posição de liderança dos custos, crescimento orientado e cultura altamente empenhada estão em andamento e no caminho certo para a criação de valor substancial”, concluiu McDonnell.

Espera-se que as receitas do terceiro trimestre fiquem no intervalo de US$ 900 milhões a US$ 950 milhões. Presume-se que o volume unitário seja estável a em torno de 5% sequencialmente. Antecipa-se que o lucro operacional divulgado das operações continuadas fique no intervalo de US$ 32 milhões a US$ 47 milhões e o lucro operacional ajustado de operações continuadas fique no intervalo de US$ 35 milhões a US$ 50 milhões para o terceiro trimestre. Presume-se que os ganhos diluídos por ação fiquem no intervalo de US$ 0,06 a US$ 0,26 por ação e os ganhos ajustados fiquem no intervalo de US$ 0,10 a US$ 0,30 por ação para o terceiro trimestre. Não se prevê que o movimento dos preços dos metais tenha um impacto material nas perspectivas para o terceiro trimestre, que assume os preços do cobre (COMEX) e do alumínio (LME) de US$ 2,20 e US$ 0,73, respectivamente. As taxas de câmbio de moeda estrangeira são consideradas constantes nas perspectivas para o terceiro trimestre. As perspectivas para o terceiro trimestre dos resultados operacionais ajustados não incluem os resultados da Ásia-Pacífico e África.

Medidas financeiras não-GAAP

A receita operacional ajustada de operações continuadas (definida como lucro operacional de operações continuadas antes de encargos extraordinários, não recorrentes ou não usuais e outros itens determinados), os lucros ajustados por ação de operações continuadas (definidos como o lucro diluído por ação de operações continuadas antes de encargos extraordinários, não recorrentes ou não usuais e outros itens determinados) e a dívida líquida (definida como a dívida de longo prazo, mais a parcela atual da dívida de longo prazo menos o caixa e os equivalentes do caixa) são “medidas financeiras não-GAAP”, como definido sob as regras da Securities and Exchange Commission (Comissão de Valores Mobiliários). As receitas ajustadas dos metais, o lucro operacional ajustado e o retorno sobre as vendas ajustadas de metais de forma segmentada, medidas financeiras não-GAAP, também são aqui fornecidas. Consulte “Informações por segmento”.

Estas medidas financeiras não-GAAP definidas pela empresa excluem, dos resultados divulgados, os itens que a administração acredita que não sejam indicativas do desempenho atual e estão sendo aqui fornecidas por serem consideradas úteis pela administração na análise do desempenho operacional da empresa e por serem compatíveis com a forma como a administração analisa nossos resultados operacionais e as tendências subjacentes dos negócios. O uso destas medidas financeiras não-GAAP pode ser inconsistente com medidas similares apresentadas por outras empresas e somente devem ser utilizadas em conjunto com os resultados informados pela empresa, de acordo com os princípios GAAP. Os resultados ajustados, para períodos anteriores ao quarto trimestre de 2015, refletem a remoção do impacto das nossas operações na Venezuela de modo independente. A partir do final do terceiro trimestre de 2015, desconsolidamos nossa filial na Venezuela e passamos a ser responsáveis por nossos investimentos nesta filial usando o método de custo para contabilização. Os resultados históricos de nossas operações ajustadas no segmento da Venezuela foram divulgados na Apresentação para Investidores do segundo trimestre de 2016, disponível no site da empresa.

Uma reconciliação do lucro operacional GAAP (perda) de operações continuadas e os ganhos diluídos (perda) por ação das operações continuadas para o lucro operacional ajustado de operações continuadas, além dos ganhos (perda) por ação de operações continuadas, são apresentados a seguir:

Segundo trimestre de 2016 em relação ao segundo trimestre de 2015 e primeiro trimestre de 2016

2º Trimestre   1º Trimestre
2016   2015 2016
Lucro Lucro Lucro
Em milhões, exceto valores por ação operacional EPS operacional EPS operacional   EPS
De operações continuadas US$ 58,1 US$ 0,68 US$ 23,7 US$ (0,03 ) US$ 15,3 US$ (0,17 )
Ajustes para a reconciliação do lucro operacional/EPS
Despesa de juros de dívida conversível não monetária (1) - 0,01 - 0,01 - 0,01
Prejuízo (ganho) de mercado sobre instrumentos derivativos (2) - (0,05 ) - 0,04 - (0,04 )
Encargos com reestruturação e indenizações (3) 16,7 0,25 9,3 0,10 14,1 0,19
Custos de atualização e forenses (4) 1,1 0,02 2,9 0,02 5,8 0,08
(Lucro) perda sobre venda de ativos (5) (46,5 ) (0,86 ) 11,6 0,13 - -
Incentivos para novos clientes (6) - - 4,6 0,06 - -
Acréscimo Lei Sobre Práticas de Corrupção no Exterior (FCPA) (7) 5,0 0,09 - - - -
Venezuela - (lucro)/perda(8) - - (0,6 ) (0,01 ) - -
Ásia-Pacífico e África - (lucro)/perda (9)   14,6     0,16     3,5     0,04     6,4     0,12
Total de ajustes   (9,1 )   (0,38 )   31,3     0,39     26,3     0,36
Ajustado US$ 49,0   US$ 0,30   US$ 55,0   US$ 0,36   US$ 41,6   US$ 0,19

A reconciliação a seguir do lucro operacional estimado de operações continuadas e os ganhos diluídos por ação de operações continuadas para o lucro operacional ajustado de operações continuadas e ganhos ajustados por ação de operações continuadas para o terceiro trimestre de 2016 contém informações prospectivas. Todas as informações prospectivas envolvem riscos e incertezas. Os resultados reais podem diferir materialmente daqueles contemplados pelas informações prospectivas, como resultado de fatores, riscos e incertezas sobre muitos dos quais não temos controle. Consulte “Declaração de advertência com relação às declarações prospectivas” no final de comunicado de imprensa.

Perspectivas para o terceiro trimestre de 2016 e terceiro trimestre real de 2015

Perspectivas do
3o trimestre de 2016   2015 real
Lucro Lucro
Em milhões, exceto valores por ação operacional EPS operacional EPS
De operações continuadas US$ 32 – 47 US$ 0,06 – 0,26 US$ 17,1 US$ (0,69 )
Ajustes para a reconciliação do lucro operacional/EPS
Despesa de juros de dívida conversível não monetária (1) - 0,01 - 0,01
Prejuízo (ganho) de mercado sobre instrumentos derivativos (2) - - - 0,15
Encargos com reestruturação e indenizações (3) 6,0 0,05 14,2 0,27
Custos de atualização e forenses (4) 2,0 0,02 2,1 0,04
(Lucro) perda sobre venda de ativos (5) (6,0 ) (0,05 ) - -
Perda sobre a desconsolidação da Venezuela (8) - - 12,0 0,25
Venezuela - (lucro)/perda (8) - - (0,8 ) (0,02 )
Ásia-Pacífico e África - (lucro)/perda (9)   1,0     0,01     2,8     0,25
Total de ajustes   3,0     0,04     30,3     0,95
Ajustado US$ 35 – 50   US$ 0,10 - US$ 0,30   US$ 47,4   US$ 0,26

NOTA: as tabelas acima refletem os ajustes EPS com base na taxa de imposto eficaz do ano inteiro da empresa para 2016 e 2015 de 50% e 40%, respectivamente.
(1)   O ajuste da empresa para a despesa de juros de dívida conversível não monetária reflete o acréscimo da componente de capital das 2.029 notas conversíveis, o que é refletido na demonstração de resultados como despesa de juros.
(2) Marcação a mercado (ganhos) e perdas sobre instrumentos derivativos representam as mudanças do período corrente no valor justo de instrumentos de commodities designados como hedges econômicos. A empresa faz ajustes para as mudanças no valor justo destes instrumentos de commodities, já que os ganhos associados aos contratos subjacentes não foram registrados no mesmo período.
(3) Os custos de reestruturação e alienação representam os custos associados a programas de reestruturação e alienação anunciados pela empresa. Exemplos consistem de, mas não estão limitados a, os custos com o afastamento de empregados, redução do valor nominal de ativos, depreciação acelerada, reduções do valor nominal do capital, equipamentos de deslocalização, rescisões de contrato, taxas de consultoria e custos legais incorridos como resultado dos programas de trabalho. A empresa se ajusta para esses encargos, já que a administração acredita que estes custos não continuarão na conclusão dos programas de reestruturação e alienação.
(4) Custos forenses e investigativos representam os custos incorridos com consultoria jurídica e empresas de contabilidade forense em associação com a consolidação das nossas demonstrações financeiras e a investigação das Lei de Práticas Corruptas no Exterior. A empresa se ajusta para esses encargos, já que a administração acredita que estes custos não continuarão na conclusão das investigações que são consideradas fora do curso normal das operações.
(5) Ganhos e perdas com a venda de ativos são o resultado do desinvestimento de certas empresas da General Cable. A empresa se ajusta para esses ganhos e perdas, já que a administração acredita que os ganhos e as perdas são únicos em sua natureza e não ocorrerão como parte das operações em curso.
(6) Novo incentivo ao cliente reflete uma taxa única relacionada a um programa de intercâmbio de inventário da empresa executado dentro de seu negócio de cabo de ignição automotivo. Lucro operacional da empresa ajustado a este incentivo ao cliente, já que a administração acredita que esta é uma taxa única que não irá ocorrer como parte das operações em curso. Além disso, a empresa vendeu este negócio no segundo trimestre de 2016.
(7) A provisão da Lei de Práticas Corruptas no Exterior (FCPA) é a estimativa de lucros e os juros de pré-julgamento que podem ser restituídos para solucionar a investigação em curso da empresa. Consulte "Outros assuntos" na página 2 deste comunicado de imprensa. A empresa se ajusta a esta provisão, já que a administração acredita que esta é uma taxa única e não irá ocorrer como parte das operações em curso.
(8) O ajuste da perda da Venezuela (receita) reflete a redução do impacto das operações venezuelanas antes de sua desconsolidação, efetiva a partir do final do terceiro trimestre de 2015. Em vigor a partir do final do terceiro trimestre de 2015, a filial venezuelana foi desconsolidada e contabilizada pelo método do custo da contabilidade. A perda na desconsolidação da Venezuela é a taxa única associada à desconsolidação. A empresa se ajusta para esta perda, já que a administração acredita que a desconsolidação da Venezuela foi um evento único em sua natureza e não ocorrerá como parte das operações em curso.
(9) O ajuste exclui o impacto das operações nos segmentos Ásia-Pacífico e África, que não são considerados "operações fundamentais", de acordo com a nova orientação estratégica da empresa. A empresa está no processo de desenvestimento ou encerramento destas operações que não se espera que continuem como parte das operações em curso. Para fins de contabilidade, as operações continuadas na Ásia-Pacífico e África (que consistem principalmente da empresa localizada na África) não satisfazem os requisitos que devem ser apresentados como operações descontinuadas.

Teleconferência e apresentação para investidores

A General Cable discutirá os resultados do segundo trimestre em uma teleconferência que será transmitida ao vivo às 8h30, ET, no dia 4 de agosto de 2016. O webcast ao vivo da teleconferência da empresa estará disponível apenas no modo de escuta e pode ser acessado através da página Relações com Investidores em nosso site www.generalcable.com. Também disponível em nosso site uma cópia da Apresentação para Investidores que será mencionada durante a teleconferência.

General Cable Corporation (NYSE:BGC) é líder global no desenvolvimento, projeto, fabricação, comercialização e distribuição de sistemas e produtos em fios e cabos de cobre, alumínio e fibra óptica para os mercados de energia, industriais, especializados, construção e comunicações. Visite nosso site em www.generalcable.com.

Declaração de advertência com relação às Declarações Prospectivas

Certas declarações neste comunicado de imprensa são declarações prospectivas que envolvem riscos e incertezas, preveem ou descrevem eventos ou tendências futuras e que não dizem respeito unicamente às questões históricas. Declarações prospectivas incluem, entre outros, expectativas expressas quanto ao seguinte: “acreditar”, “esperar”, “poder”, “irá”, “antecipar”, “pretender”, “estimar”, “projetar”, “planejar”, “presumir”, “buscar” ou outras expressões semelhantes, embora nem todas as declarações prospectivas contenham estas palavras identificadoras. Os resultados reais podem diferir materialmente daqueles discutidos nas declarações prospectivas, como resultado de fatores, riscos e incertezas sobre muitos dos quais não temos controle. Estes fatores incluem, mas não estão limitados a: a força econômica e natureza competitiva dos mercados geográficos que a empresa atende, a nossa habilidade para aumentar a capacidade de fabricação e produtividade, a nossa capacidade para aumentar os preços de venda durante os períodos de aumento dos custos das matérias-primas, a nossa capacidade para atender e cumprir todos os requisitos abaixo, a nossa dívida, e manter as linhas de crédito nacionais e internacionais adequadas, o impacto de sentenças futuras inesperadas ou liquidações de reclamações e litígios, o impacto das flutuações nas taxas de câmbio de moeda estrangeira, o impacto de imparidades futuras, a conformidade com as leis estrangeiras e com as leis americanas, incluindo a Lei Contra Práticas de Corrupção no Exterior (Foreign Corrupt Practices Act), a nossa capacidade de conseguir as economias previstas de custos, eficiência e outros benefícios relacionados ao nosso programa de reestruturação e outras iniciativas estratégicas, incluindo o nosso plano para sair de todas as nossas operações na Ásia-Pacífico e África, além de outros riscos detalhados de tempos em tempos nos registros da empresa junto à Comissão de Valores Mobiliários (“SEC” - Securities and Exchange Commission), incluindo, mas não limitado ao seu relatório anual no Formulário 10-K protocolado junto à SEC em 29 de fevereiro de 2016, e registros posteriores junto à SEC. Advertimos a todos que não depositem confiança indevida nessas declarações prospectivas. A General Cable não assume e aqui renuncia a qualquer obrigação, a menos que obrigada a fazê-lo pelas leis de valores mobiliários aplicáveis, de atualizar quaisquer declarações prospectivas, como resultado de novas informações, eventos futuros ou outros fatores.

TABELAS PARA ACOMPANHAMENTO

General Cable Corporation e subsidiárias
Demonstrações consolidadas de operações
(em milhões, exceto dados por ações)
(não auditadas)

Trimestre fiscal findo em Semestre fiscal findo em
1o de julho de 3 de julho de 10 de julho de 3 de julho de
2016 2015 2016 2015
Vendas líquidas US$ 990,0 US$ 1.113,4 US$ 1.964,0 US$ 2.284,5
Custo das vendas   873,8     990,2     1.741,7     2.047,6
Lucro bruto 116,2 123,2 222,3 236,9

Despesas de venda, gerais e administrativas

55,6 97,8 144,5 195,3
Taxa de deterioração do ágio - - 1,6 -
Despesas de depreciação de ativos intangíveis   2,5     1,7     2,8     1,7
Lucro operacional (prejuízo) 58,1 23,7 73,4 39,9
Outras receitas (despesas) 9,1 (6,0 ) 7,7 (31,8 )
Receita (despesa) de juros:
Despesa de juros (22,7 ) (25,3 ) (44,2 ) (49,7 )
Receita de juros   0,3     0,5     0,6     1,0
  (22,4 )   (24,8 )   (43,6 )   (48,7 )

Lucro (prejuízo) antes dos impostos dos rendimentos 44,8 (7,1 ) 37,5 (40,6 )
Benefício do imposto dos rendimentos (provisão) (11,4 ) 5,5 (12,2 ) 4,1
Equivalência nos ganhos líquidos (prejuízos) de empresas afiliadas   0,3     -     0,4     0,2
Lucro líquido (prejuízo) de operações continuadas 33,7 (1,6 ) 25,7 (36,3 )
Lucro líquido (prejuízo) de operações descontinuadas, sem incluir impostos   (5,4 )   (6,8 )   (1,8 )   (13,0 )
Lucro líquido (prejuízo) incluindo participações minoritárias 28,3 (8,4 ) 23,9 (49,3 )
Menos: lucro líquido (prejuízo) atribuível participações minoritárias   (1,5 )   (1,5 )   (1,2 )   (4,3 )
Lucro líquido (prejuízo) atribuível aos acionistas ordinários da empresa US$ 29,8   US$ (6,9 ) US$ 25,1   US$ (45,0 )
Ganhos (prejuízo) por ação de operações continuadas
Ganhos (prejuízo) por ação ordinária - básico US$ 0,71   US$ (0,03 ) US$ 0,54   US$ (0,72 )
Média ponderada das ações ordinárias - básico   49,6     48,9     49,5     48,8

Ganhos (prejuízo) por ação ordinária - presumindo diluição

US$ 0,68   US$ (0,03 ) US$ 0,52   US$ (0,72 )

Média ponderada das ações ordinárias - presumindo diluição

52,1     48,9     52,0     48,8
Ganhos (prejuízo) por ação atribuível aos acionistas ordinários da empresa
Ganhos (prejuízo) por ação ordinária - básico US$ 0,60   US$ (0,14 ) US$ 0,51   US$ (0,92 )
Média ponderada de ações ordinárias - básico   49,6     48,9     49,5     48,8

Ganhos (prejuízo) por ação ordinária - presumindo diluição

US$ 0,57   US$ (0,14 ) US$ 0,48   US$ (0,92 )

Média ponderada de ações ordinárias - presumindo diluição

52,1     48,9     52,0     48,8

General Cable Corporation e Subsidiárias
Demonstrações consolidadas de operações
Informações por segmento
(em milhões)
(não auditadas)

Trimestre fiscal findo em   Semestre fiscal findo em
1o de julho de   3 de julho de 1o de julho de   3 de julho de
2016 2015 2016 2015
Receitas (conforme divulgado)
América do Norte US$ 530,9 US$ 609,4 US$ 1.069,1 US$ 1.247,6
Europa 229,5 250,9 451,4 512,7
América Latina 168,2 188,8 323,2 394,1
Ásia-Pacífico e África   61,4     64,3     120,3     130,1
Total US$ 990,0   US$ 1.113,4   US$ 1.964,0   US$ 2.284,5

Receitas (ajustadas para metal) (1)
América do Norte US$ 530,9 US$ 561,3 US$ 1.069,1 US$ 1.141,1
Europa 229,5 235,1 451,4 478,9
América Latina 168,2 163,2 323,2 338,4
Ásia-Pacífico e África   61,4     55,8     120,3     112,8
Total US$ 990,0   US$ 1.015,4   US$ 1.964,0   US$ 2.071,2

Libras de metal vendidas
América do Norte 137,3 138,7 279,3 284,8
Europa 40,8 41,4 79,0 83,1
América Latina 63,9 56,7 119,0 125,1
Ásia-Pacífico e África   22,9     16,4     41,9     33,8
Total   264,9     253,2     519,2     526,8

Lucro operacional (prejuízo)
América do Norte US$ 73,8 US$ 30,9 US$ 91,5 US$ 60,5
Europa (1,5 ) (1,2 ) 6,2 4,7
América Latina 0,4 (2,5 ) (3,3 ) (18,4 )
Ásia-Pacífico e África   (14,6 )   (3,5 )   (21,0 )   (6,9 )
Total US$ 58,1   US$ 23,7   US$ 73,4   US$ 39,9

Lucro operacional ajustado (prejuízo) (2)
América do Norte US$ 40,1 US$ 43,8 US$ 71,6 US$ 82,7
Europa 8,6 11,2 19,9 26,2
América Latina   0,3     -     (0,9 )   (5,5 )
Total US$ 49,0   US$ 55,0   US$ 90,6   US$ 103,4

Retorno sobre vendas ajustadas de metal (3)
América do Norte 7,6 % 7,8 % 6,7 % 7,2 %
Europa 3,7 % 4,8 % 4,4 % 5,5 %
América Latina 0,2 % 0,0 % -0,3 % -1,6 %
Total 5,3 % 5,7 % 4,9 % 5,3 %

Despesas de capital
América do Norte US$ 9,5 US$ 5,0 US$ 16,5 US$ 11,6
Europa 4,8 5,5 8,9 8,5
América Latina 3,5 1,1 6,6 6,7
Ásia-Pacífico e África   -     0,5     0,1     3,5
Total US$ 17,8   US$ 12,1   US$ 32,1   US$ 30,3

Depreciação e amortização
América do Norte US$ 11,0 US$ 10,3 US$ 21,9 US$ 20,6
Europa 5,8 5,9 11,4 13,9
América Latina 4,3 4,9 8,4 10,1
Ásia-Pacífico e África   0,5     1,5     1,1     2,8
Total US$ 21,6   US$ 22,6   US$ 42,8   US$ 47,4

Receitas por principais linhas de produtos
Concessionária de energia elétrica US$ 357,8 US$ 373,3 US$ 708,9 US$ 763,6
Infraestrutura elétrica 256,2 318,7 535,9 662,2
Construção 189,5 221,0 362,4 439,3
Comunicações 126,2 142,3 240,7 280,3
Produtos de laminador de vergalhão   60,3     58,1       116,1     139,1
Total US$ 990,0   US$ 1.113,4     US$ 1.964,0   US$ 2.284,5

(1) Receita ajustada pelo metal, uma medida financeira não-GAAP, é fornecida para eliminar uma estimativa da volatilidade dos preços do metal a partir da comparação da receita de um período para outro. Receita ajustada pelo metal, uma medida financeira não-GAAP, é fornecida a fim de eliminar uma estimativa da volatilidade dos preços do metal a partir da comparação da receita de um período para outro.
(2) A receita operacional ajustada (prejuízo) é uma medida financeira não-GAAP. A empresa está fornecendo a receita operacional ajustada (prejuízo) em base de segmento, porque a administração acredita que é útil na análise do desempenho operacional do negócio e consistente com a forma como a administração revisa as tendências de negócio implícitas. Uma reconciliação do lucro operacional divulgado do segmento (prejuízo) até o lucro operacional ajustado do segmento (prejuízo) é fornecida no anexo da Apresentação para Investidores do primeiro trimestre de 2016, localizada no site da empresa.
(3) O retorno sobre as vendas ajustadas de metal foi calculado sobre a receita operacional ajustado (prejuízo).

GENERAL CABLE CORPORATION E SUBSIDIÁRIAS
Balanços patrimoniais consolidados
(em milhões, exceto dados por ação)
  1o de julho   31 de dezembro