Duas milhões de pessoas se beneficiam com os projetos de Mobilidade para o Desenvolvimento de Serviços Públicos da GSMA

A tecnologia móvel potencializa o aumento das iniciativas de energia elétrica, água potável e saneamento básico

DAR ES SALAAM, Tanzânia--()--O programa Mobilidade para o Desenvolvimento de Serviços Públicos da GSMA (M4D Utilities) divulgou um novo relatório descrevendo os progressos realizados a partir do uso da tecnologia móvel na prestação de serviços de energia elétrica, água potável e saneamento básico para comunidades carentes. O último relatório anual do M4D Utilities, ‘Unlocking access to utility services: The transformational value of mobile’ (em tradução livre, “Desbloqueando o acesso aos serviços de utilidade pública: o valor transformacional da tecnologia móvel”), foi publicado hoje no GSMA Mobile 360 – África, evento que está sendo realizado em Dar es Salaam, na Tanzânia, entre 26 e 28 de julho.

“Bilhões de pessoas nos mercados emergentes ainda não têm acesso a serviços essenciais de utilidade pública, como energia elétrica, água potável e saneamento básico”, afirmou Mats Granryd, diretor geral da GSMA. “Uma nova onda de tecnologia móvel inovadora pode melhorar e aumentar o acesso a estes serviços básicos e, ao mesmo tempo, estimular os mercados, fortalecer as pequenas empresas e, inclusive, salvar vidas. A indústria móvel está dedicada à criação de parcerias comercialmente sustentáveis que podem aproveitar essas tecnologias emergentes.”

A tecnologia móvel pode desbloquear novos modelos de serviços, tais como dinheiro móvel para pagamentos acessíveis e remotos, serviços móveis para se comunicar com os clientes e conectividade de máquina-para-máquina para monitorar de forma remota os serviços distribuídos. Essas inovações na prestação de serviços tornam os serviços essenciais de utilidade pública mais acessíveis e fiáveis para as comunidades carentes.

O programa Mobilidade para o Desenvolvimento de Serviços Públicos da GSMA, lançado em 2013 com o apoio do Departamento Britânico para o Desenvolvimento Internacional (DFID), concedeu subsídios a 34 organizações que oferecem serviços de utilidade pública habilitados para a internet móvel, beneficiando quase 2 milhões de pessoas de maneira direta. Os testes financiados até agora apresentam resultados de donatários obtendo 40,5 milhões de libras adicionais em investimentos do setor privado, o que reforça a viabilidade comercial dos projetos. O programa tem financiado iniciativas e estudos em 24 mercados do mundo todo, a maioria (15) na África. Este trabalho contribui significativamente para a GSMA e oferece suporte da indústria móvel nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas1, abordando o Objetivo 6 (assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos) e o Objetivo 7 (assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos).

O novo relatório examina o setor de utilidade pública habilitada para a internet móvel e identifica as seguintes tendências:

A mobilidade está desbloqueando o crescimento de serviços de utilidade pública com pagamento por utilização

Aproximadamente 650 mil sistemas solares domésticos conectados por internet móvel com “pay-as-you-go” (PAYG, ou “pagamento por utilização”) foram fornecidos no mundo inteiro, com mais de 30 empresas operando em pelo menos 32 países. Os canais móveis estão permitindo o florescimento deste e de outros modelos pré-pagos/de pagamento por utilização, atraindo investimentos significativos no setor de energia elétrica e possibilitando o surgimento de modelos de negócios no setor de água potável.

A Internet das Coisas está transformando os modelos de utilidade pública

A Internet das Coisas já é a chave para alguns modelos autônomos de energia elétrica e as infraestruturas conectadas vão mudar o panorama dos sistemas de serviços públicos centralizados e descentralizados, com vários projetos pilotos em andamento.

Os desafios para potencializar as torres de telecomunicações como um negócio fundamental no fortalecimento da comunidade

As empresas autônomas de energia elétrica, em particular as microrredes de serviços, podem tentar consolidar os seus negócios para potencializar as torres de telecomunicações – uma forma viável de fortalecer as empresas e comunidades do entorno. Os modelos de “Poder para a comunidade a partir da mobilidade” têm observado a tração em alguns mercados, mas alinhar os incentivos de todas as partes continua sendo um desafio.

Os serviços de água habilitados para a internet móvel estão avançando, enquanto os modelos de saneamento ainda são incipientes

As empresas de água potável e saneamento básico têm crescido com menos velocidade do que aquelas do setor de energia elétrica, mas há sinais de que as informações sobre a prestação de serviços e os novos mecanismos de pagamento estão impulsionando novos modelos de negócios e parcerias governamentais.

As parcerias com as operadoras de redes móveis estão crescendo

Muitos prestadores de serviços fizeram uma parceria para alavancar os ativos das operadoras de internet móvel, tais como plataformas de pagamento móvel ou pontos de venda para melhorar a eficiência, ampliar o alcance e oferecer novos serviços. Através destas parcerias, as operadoras de internet móvel se beneficiam do aumento da utilização dos serviços móveis e uma melhor percepção da marca. Além disso, com a crescente valorização da oportunidade, algumas operadoras estão tomando a liderança em serviços de utilidade pública.

O investimento em pagamento por utilização de energia elétrica ganha força

A oportunidade de mercado para a energia elétrica, especialmente o pagamento por utilização de energia, tem atraído a atenção dos investidores, com cerca de US$ 295 milhões concedidos a empresas de pagamento por utilização de energia elétrica, principalmente na África. No entanto, os níveis de capital privado em setores de água e saneamento têm sido mais fracos, destacando o papel crucial de subsídios no financiamento de modelos inovadores de negócios, onde o risco de investir em empresas em fase inicial continua sendo elevado.

O relatório anual do programa M4D Utilities da GSMA, ‘Unlocking access to utility services: The transformational value of mobile’, está disponível para download em: http://www.gsma.com/mobilefordevelopment/programme/m4dutilities/unlocking-access-utility-services-transformational-value-mobile

-FIM-

Sobre a GSMA

A GSMA representa os interesses de operadoras de telefonia móvel em todo o mundo, e une cerca de 800 operadoras com quase 300 empresas no mais amplo ecossistema de telefonia móvel, incluindo fabricantes de celulares e aparelhos portáteis, empresas de software, fornecedores de equipamentos e provedores de Internet, bem como organizações de setores adjacentes à indústria. A GSMA também produz eventos com liderança na indústria como o Congresso Mundial de Telefonia Móvel, Congresso Mundial de Telefonia Móvel de Xangai e conferências da Série Mobile 360.

Para mais informações, acesse o site corporativo da GSMA em www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.

1 Em setembro de 2015, a ONU introduziu uma série de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Este plano tem o objetivo de acabar com a pobreza, combater a mudança climática e lutar contra a injustiça e a desigualdade. A GSMA apoia os ODS como parte de sua campanha #betterfuture. http://www.gsma.com/betterfuture/

Para a GSMA
Charlie Meredith-Hardy