TCL Multimedia anuncia cooperação estratégica com a SEMP, uma marca de eletrodomésticos líder brasileira, antes dos Jogos Olímpicos do Rio

Sede no Brasil para penetrar nos segmentos médio a alto do mercado de eletrodomésticos da América do Sul

TCL Multimedia’s Chief Executive Officer Mr. BO Lianming (middle), Chief Financial Officer Mr. Michael Wang (2nd on the left), Executive Deputy General Manager of Overseas Business Centre Mr. Farris Xie (1st on the left), CEO of SEMP TCL JV Company Dr. Ricardo Freitas (2nd of the right) and VP of SEMP Mr. Felipe Hennel Fay (1st on the right) attended the Joint Venture Press Conference (Photo: Business Wire)

HONG KONG--()--TCL Multimedia Technology Holdings Limited (“TCL Multimedia” ou “Group”, código de ação SEHK: 01070.HK) anunciou hoje a assinatura de um memorando de entendimento (MOU) com a SEMP (“SEMP”), a empresa brasileira líder em eletrodomésticos, para investir mutuamente 200 milhões de reais, o equivalente a aproximadamente 60 milhões de dólares, na empresa de joint venture (“empresa de JV”) SEMP TCL constituída no Brasil, com início das operações formais em 1 de agosto de 2016. Este é um passo importante na estratégia de internacionalização da TCL Multimedia e uma etapa essencial de sua expansão para os mercados de eletrodomésticos brasileiro e sul-americano.

A SEMP é uma das maiores empresas de eletrodomésticos no Brasil com forte reconhecimento da marca. Ela fabrica e vende produtos que variam de TVs e eletrodomésticos de pequeno porte a home theaters e outros produtos eletrônicos de consumo. Contando com uma forte capacidade de produção, logística, entrega e distribuição, a SEMP tem mais de 8.000 pontos de venda e cerca de 400 pontos de atendimento pós-venda no Brasil. Nos termos do acordo, as duas partes criarão uma importante sinergia ao colaborar conjuntamente em várias funções, incluindo pesquisa, cadeia de suprimentos, produção e vendas. A empresa de JV vai se concentrar em sua atividade principal de produção e vendas de TVs TCL e SEMP, além de outros eletrodomésticos de pequeno porte com posicionamento do produto, principalmente, nos segmentos médio a alto do mercado. De acordo com o plano de negócios, a empresa de JV pretende aumentar para 10% sua participação no mercado de produtos de TV no Brasil e alcançar uma posição entre os três primeiros colocados no ranking do setor em até três anos. Nesse contexto, espera-se que as vendas de produtos da marca TCL cheguem a 800.000 aparelhos, alcançando uma fatia de mercado de 8% no Brasil.

Farris Xie, vice-gerente geral executivo do Centro de Negócios no Exterior da TCL Multimedia, disse: “O Brasil tem uma população de aproximadamente 209 milhões e é um dos maiores países do mundo em termos de população e capacidade do mercado, apresentando um imenso potencial de crescimento. Essa parceria estratégica é um momento marcante para a expansão da TCL Multimedia no exterior e estabelece um benchmark para o desenvolvimento das marcas chinesas no Brasil. Atualmente, estamos presentes no Sudeste Asiático, Europa, América do Norte e América Central, Oriente Médio e África. Por meio da colaboração com a SEMP, vamos aproveitar sua extensa rede de vendas no Brasil, sua ampla experiência local e a forte gestão da cadeia de suprimentos da TCL (de fabricação de telas até a montagem de toda a unidade), bem como a excelente força do produto, para alcançar sinergias mútuas. Isso também vai acelerar o ingresso da TCL nos segmentos médio a alto do mercado local de eletrodomésticos para penetrar no mercado sul-americano de grande potencial”.

A TCL Multimedia, como uma pioneira na internacionalização de empresas chinesas, leva a vantagem de ser a primeira na expansão para os mercados no exterior. O Group estabeleceu a sua primeira base de produção no exterior no Vietnã, cobrindo o Sudeste Asiático desde 1999, e, em seguida, estabeleceu bases de produção na Polônia e México para otimizar ainda mais o seu plano industrial na Europa e América do Norte e Central. Recentemente, o Group assinou um acordo de cooperação com o ELARABY Group, uma gigante de eletrodomésticos egípcia, para estabelecer uma base de produção no Egito com expansão de vendas para os mercados do Oriente Médio e África. O anúncio desta empresa de JV com a SEMP é feito às vésperas dos Jogos Olímpicos do Rio, visto que o Group pretende se concentrar no Brasil com cobertura de vendas na América do Sul, aumentando ainda mais a sua disposição estratégica para a internacionalização.

Na cooperação com a TCL Multimedia, o ex-CEO da SEMP e agora CEO da empresa de JV SEMP TCL, Dr. Ricardo Freitas , afirmou: “a TCL é uma das três principais fabricantes de TV do mundo, com 23 centros de pesquisa, 21 bases de produção e mais de 80 escritórios nacionais e regionais em todo o mundo, operando em mais de 160 países e regiões. Além disso, é a única empresa verticalmente integrada na China, que se orgulha de contar com a fabricação de painéis de exibição, módulos e chips, assim como com a montagem de produtos sob o mesmo teto, e de possuir tecnologias de exibição de última geração, tais como o ponto quântico e exibição impressa. Acreditamos fortemente que, em virtude dos pontos fortes da TCL em tecnologia de produtos e integração da cadeia de suprimentos, combinados com a capacidade superior da rede de vendas, marketing e distribuição da SEMP, a empresa de JV criará grandes oportunidades para ambos os lados para obter uma maior participação de mercado e trazer excelentes benefícios”.

Sobre a TCL Multimedia

Com sede na China, a TCL Multimedia Technology Holdings Limited (código de ação HKSE: 01070) é uma das principais líderes da indústria mundial de TVs, empenhada na pesquisa e desenvolvimento, fabricação e distribuição de produtos eletrônicos de consumo. Por meio de um novo modelo de negócios orientado para o produto-e-usuário com foco principalmente em uma estratégia “mais que o dobro” (“double +”), que inclui “inteligência + Internet” e “produtos + serviços”, como a principal orientação, a TCL se empenha para se tornar uma “empresa de tecnologia de entretenimento global” que oferece soluções integradas de entretenimento aos clientes. De acordo com os últimos dados do IHS Technology, o Group foi classificado como o No 3 no mercado global de TV LCD com uma participação de mercado de 5,56% e como o No.3 no mercado de PRC TV LCD com uma participação de mercado de 14,04% em 2015. Para mais informações, visite o seu site: http://multimedia.tcl.com.

Sobre a SEMP

A SEMP foi fundada em 1942 em São Paulo, Brasil, e em 1977 deu início a uma joint venture com a Toshiba. Atualmente, a SEMP é uma das maiores empresas locais de eletrônicos de consumo do Brasil, principalmente envolvida na produção e venda de TVs, eletrodomésticos de pequeno porte, home theaters e outros produtos eletrônicos de consumo para o mercado brasileiro. Contando com uma forte capacidade de produção, logística, entrega e distribuição, a SEMP tem mais de 8.000 pontos de venda e cerca de 400 pontos de atendimento pós-venda no Brasil. Para mais informações, acesse: https://www.semptoshiba.com.br/.

Cornerstones Communications Ltd. pela
TCL Multimedia Technology Holdings Limited