Pesquisa "Situação da nuvem híbrida" sugere que os profissionais de TI devem focar na gestão das informações e não na infraestrutura

Pesquisa global realizada com 1.800 líderes de TI revela que 74% usam atualmente várias infraestruturas na nuvem, salientando a necessidade de estratégias de alta disponibilidade/recuperação de desastres e proteção de dados heterogêneas e prontas para nuvem

MOUNTAIN VIEW, Califórnia--()--A Veritas Technologies, líder em gestão de informações, anunciou hoje os resultados de uma pesquisa global que indica que quase três quartos das empresas continuam adotando várias estratégias de nuvem pública e privada. Os achados destacam a necessidade de que as organizações adotem uma gestão sólida de informações e estratégias de segurança.

O estudo, encomendado pela Veritas e realizado pelo Cicero Group, pesquisou 1.800 tomadores de decisão globais na área de TI em organizações com pelo menos 500 funcionários e 75 TB de dados sob gestão. No geral, a pesquisa revelou que as cargas de trabalho críticas para o negócio localizadas na nuvem pública estão prestes a dobrar nos próximos 24 meses (chegando quase ao mesmo volume que as cargas de trabalho não críticas), colocando pressão nos departamentos de TI para garantir que todos os serviços empresariais da organização, não só a sua infraestrutura, estejam altamente disponíveis e seguros.

O estudo examinou tanto a velocidade com que as organizações estão movendo dados para a nuvem, utilizando serviços de nuvem privada e pública, quanto o raciocínio por trás de suas decisões. A pesquisa também aparenta contestar algumas percepções comuns sobre a adoção da nuvem. Por exemplo, uma visão tradicional é que cargas de trabalho menos importantes migrarão para a nuvem pública primeiro e a uma velocidade mais rápida. Embora esse possa ter sido o caso anteriormente, o estudo descobriu que isso está mudando: as cargas de trabalho críticas para o negócio, incluindo CRM e ERP, estão mudando para a nuvem com a mesma velocidades, em termos estatísticos, (de 25% a 30%) que outras cargas de trabalho menos críticas. Embora esses achados indiquem uma maior confiança na transferência de dados de todos os tipos para a nuvem, eles também apontam a pressão adicional sofrida pelos provedores de serviços para garantir a alta disponibilidade e evitar interrupções, bem como desafios para os departamentos de TI, que devem ter as estratégias de proteção de dados adequadas para abarcar uma infraestrutura heterogênea, dentro e fora da empresa.

Entre os achados principais do estudo, estão:

• 38% das cargas de trabalho estão hoje em nuvem privada e 28%, em nuvem pública. Entretanto, esperam-se que esses números cresçam a taxas de 7% e 18%, respectivamente, nos próximos 12 meses.
  • 74% das empresas estão acionando atualmente dois ou mais provedores de infraestrutura na nuvem para sustentar suas exigências de carga de trabalho, e 23% estão usando quatro ou mais provedores. Isso significa que o ônus de proteger, gerenciar e utilizar os dados em todos esses ambientes heterogêneos cairá, em grande parte, sobre os departamentos de TI.
  • Geograficamente, o Japão e o Brasil lideram o caminho na utilização de nuvem pública, com quase 50% mais carga de trabalho se movendo para a nuvem pública do que os EUA, o Canadá, a França e a Alemanha.
  • Quando examinados por setor, o setor de manufatura liderou o caminho da migração para a nuvem pública, com 30% das suas cargas de trabalho nessa nuvem, comparados com 24% no setor de telecomunicações, 23% em saúde e financeiro e 16% no setor público.
  • Mais de um terço dos avaliados relatou que o custo é o primeiro determinante na migração para a nuvem pública, enquanto o principal inibidor do uso da nuvem pública continua sendo a segurança; 50% relatou que as estruturas de segurança e proteção ainda são a principal razão para evitar a migração. Curiosamente, daqueles que adotaram a nuvem pública, a segurança foi o principal determinante de satisfação com a decisão tomada, o que pode significar que os provedores de nuvem pública precisam articular e promover melhor seus recursos e êxitos relacionados com a segurança.
  • Um número considerável de avaliados observou que certas cargas de trabalho sempre permanecerão na empresa, em vez de migrar para a nuvem. Por exemplo, 28% afirmam que back-up e recuperação permanecerão in-loco, 27% manterão a recuperação de desastre fora da nuvem e 26% continuarão a guardar arquivos, armazenamento de dados e bancos de dados relacionais ou OLTP na empresa.
  • Das empresas avaliadas, 81% contam com os provedores de serviços para ajudar com implementação da nuvem, bem como para operações contínuas, indicando que a natureza heterogênea e "bagunçada" da nuvem continuará a ser um desafio para os departamentos de TI. Além disso, os provedores de serviços com altos níveis de suporte e habilidades serão inestimáveis para as organizações, particularmente à medida em que elas migram as cargas de trabalho para a nuvem pública.

"Esta pesquisa salienta a situação atual do universo da nuvem híbrida", disse Simon Jelley, vice-presidente de Gestão de Produtos da Veritas Technologies. "Este universo está cada vez mais (e não menos) heterogêneo, o que pode significar um aumento na complexidade do ponto de vista de gestão de informações. As organizações devem ser mais precavidas do que nunca no que diz respeito a identificar os pontos cegos de TI e riscos de segurança em potencial, para evitar interrupções imprevistas ou uma crise de informação."

O relatório completo da "Situação da nuvem híbrida" pode ser baixado aqui.

Sobre a Veritas Technologies

A Veritas Technologies possibilita às organizações utilizarem todo o poder de suas informações, com soluções de gestão da informação que atendem aos maiores e mais complexos ambientes do mundo. A Veritas trabalha com organizações de todos os portes, incluindo 86% das empresas globais que compõem a lista Fortune 500, melhorando a disponibilidade dos dados e revelando percepções que geram vantagens competitivas. www.veritas.com

Veritas, o logotipo da Veritas, NetBackup e Backup Exec são marcas registradas ou comerciais da Veritas Technologies LLC ou de suas afiliadas, nos EUA e em outros países. Outros nomes podem ser marcas registradas de seus respectivos titulares.

Text100
Sami Asiri, 415-593-8447