GSMA Dá as Boas Vindas à Conclusão 3GPP de Tecnologias de LPWA

Novos Padrões Irão Ajudar as Operadoras de Telefonia Móvel a Conduzir a Adoção de Soluções Comerciais de LPWA

LONDRES--()--A GSMA dá as boas vindas ao Projeto de Parceria da 3ª Geração (3GPP) na decisão de padronizar três tecnologias de Baixa Potência e Ampla Área (LPWA) no espectro licenciado na Versão 13. As especificações que foram concluídas hoje, fazem frente ao crescente mercado de Internet das Coisas, incluindo uma nova tecnologia chamada Banda Estreita de Internet das Coisas (NB-IoT), bem como tecnologias evoluídas pré-existentes, EC-GSM-IoT e LTE MTC Cat-M1, que irão cobrir todos os casos de uso de LPWA, assegurando a escolha dos clientes e ajudando o mercado de Internet das Coisas (IoT) a prosperar.

"A GSMA estabeleceu a Iniciativa de Internet das Coisas na Telefonia Móvel com o fim específico de alinhar a indústria de telefonia móvel por detrás de tecnologias comuns e complementares de LPWA no espectro licenciado. Estamos muitos satisfeitos que a indústria tenha se movido rapidamente para adotá-las e que agora foram ratificadas pelo 3GPP," disse Alex Sinclair, Diretor de Tecnologia na GSMA. "As operadoras de telefonia móvel já iniciaram vários testes pilotos ao redor do mundo e este acordo além dos padrões comuns irá ajudar a acelerar o desenvolvimento de soluções comerciais e assegurar que estejam no mercado muito mais rápido, fornecendo aos clientes mais opções."

As redes de LPWA estão em áreas emergentes de alto crescimento da Internet das Coisas que complementam e estendem redes convencionais de ampla área, as quais fazem uso de tecnologias de celulares 2G, 3G e 4G. Estes novos padrões irão permitir as operadoras otimizar sua infraestrutura existente de redes de telefonia móvel de alta qualidade através de uma atualização das redes EC-GSM-IoT para 2G e das redes LTE-MTC para LTE, enquanto a NB-IoT pode utilizar os espectros 2G e 4G a fim de fornecer um desempenho seguro, confiável e robusto.

A iniciativa de Internet das Coisas na Telefonia Móvel da GSMA é suportada por 300 operadoras globais de telefonia móvel, fabricantes de aparelhos e conjuntos de circuitos integrados, empresas de infraestrutura e módulos, tendo ajudado a indústria a se alinhar em padrões comuns de tecnologia no espectro licenciado para o mercado emergente de LPWA. As redes de LPWA são projetadas para aplicativos M2M que têm baixas velocidades de dados, requerem baterias de vida longa e operam de modo autônomo por longos períodos de tempo, muitas vezes em locais remotos. Elas serão utilizadas por uma ampla variedade de aplicativos como rastreamento de ativos industriais, monitoramento da segurança, medição de água e gás, grades inteligentes, estacionamento em cidades, máquinas de vendas automáticas e iluminação de cidades.

Para mais informação sobre a Iniciativa de Internet das Coisas na Telefonia Móvel da GSMA, acesse: http://www.gsma.com/connectedliving/mobile-iot-initiative/

-FIM-

Sobre a GSMA

A GSMA representa os interesses de operadoras de telefonia móvel em todo o mundo, e une cerca de 800 operadoras com quase 300 empresas no mais amplo ecossistema de telefonia móvel, incluindo fabricantes de celulares e aparelhos portáteis, empresas de software, fornecedores de equipamentos e provedores de Internet, bem como organizações de setores adjacentes à indústria. A GSMA também produz eventos com liderança na indústria como o Congresso Mundial de Telefonia Móvel, Congresso Mundial de Telefonia Móvel de Xangai e conferências da Série Mobile 360.

Para mais informação, visite o site corporativo da GSMA em www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.

Pela GSMA
Charlie Meredith-Hardy