Grupo QNB: 27.300 funcionários, operando 1.200 agências em 30 países, acompanhando a aquisição do Finansbank da Turquia pelo QNB

QNB Group HQ Building in Doha (Photo: ME NewsWire)

DOHA, Catar--()--O Grupo QNB, uma das principais instituições financeiras do Oriente Médio e África, anunciou hoje que concluiu a aquisição de 99,81% das ações do Finansbank A.Ş. na Turquia.

Essa transação é um marco significativo na estratégia de expansão internacional do Grupo QNB. Com a adição da Turquia como um novo mercado e com um dos principais bancos turcos em sua rede, o Grupo QNB estende ainda mais a sua presença internacional e se beneficiará cada vez mais do rápido desenvolvimento do comércio e do fortalecimento dos laços econômicos entre a Turquia e o Oriente Médio em geral, assim como entre o Catar e a Turquia em particular. Isso também reflete a confiança do Grupo QNB nas perspectivas de longo prazo do setor financeiro e da economia da Turquia.

O Finansbank é o 5º maior banco universal privado da Turquia em ativos totais, depósitos de clientes e empréstimos. O banco cresceu organicamente até tornar-se uma importante instituição financeira com uma equipe de gestão comprovada e experiente. Com uma rede de distribuição nacional de mais de 620 agências e mais de 12 mil funcionários, o banco tem mais de 5,3 milhões de clientes ativos. Em 31 de março de 2016, o Finansbank tinha US$ 32,0 bilhões em ativos, US$ 21,8 bilhões em empréstimos, US$ 17,3 bilhões em depósitos e capital próprio total no valor de US$ 3,8 bilhões, de acordo com as Normas internacionais para relatórios financeiros.

O diretor executivo do Grupo QNB, Ali Ahmed Al-Kuwari, declarou:

“Esta transação é um avanço na visão do QNB de se tornar um ícone no Oriente Médio e África até 2017. Nossa estratégia é se concentrar nos mercados de alto crescimento, onde vemos uma vantagem competitiva. A Turquia, com seu tamanho de mercado significativo, população, histórico de crescimento, setores econômicos e bancários robustos e localização estratégica como porta de acesso entre a Europa, a Ásia e a África, representa tal mercado. Estamos muito entusiasmados em ser parte do desenvolvimento futuro da Turquia e do Finansbank, e em aprimorar ainda mais a conectividade geral com os mercados internacionais e levar o Finansbank a um nível superior, como parte do Grupo QNB”.

O Grupo QNB possui atualmente 99,81% do Finansbank e lançará uma Oferta pública de aquisição obrigatória (MTO [Mandatory Tender Offer]) na Turquia pelos 0,19% restantes.

Também comentando sobre a aquisição, Ömer Aras, presidente e diretor executivo de grupo do Finansbank, disse:

“A aquisição significa um incrível marco para o Finansbank. Estamos extremamente empolgados em entrar em uma nova era e fazer parte do Grupo QNB, e este negócio representa uma prova perfeita da excelência e dos reconhecidos padrões globais do Finansbank. Acreditamos que esta aquisição nos permitirá levar o Finansbank para um novo patamar e oferecer serviços excepcionais para nossos clientes e partes interessadas, por meio da grande rede internacional do QNB, da qual fazemos parte agora”.

O Grupo QNB cresceu consistentemente até ser o maior banco do Catar e uma das principais instituições financeiras do Oriente Médio e África. Ele é considerado a marca bancária mais valiosa do Oriente Médio e África e é o banco com a mais alta classificação entre os bancos internacionais que operam na Turquia.

A presença do Grupo com a recente inclusão do Finansbank se estende agora por mais de 30 países em três continentes, oferecendo uma gama abrangente de produtos e serviços avançados. O número total de funcionários é superior a 27.300, operando em mais de 1.200 pontos, com uma rede de caixas eletrônicos superior a 4.300 equipamentos.

Para obter mais informações sobre o Grupo QNB, visite: http://www.qnb.com.

Finansbank A.Ş – Turquia

O Finansbank, fundado na Turquia em 1987, é uma subsidiária da QNB e um dos cinco maiores bancos privados que operam no país. O Finansbank atende a mais de 5,3 milhões de clientes por meio de mais de 12.000 profissionais bancários. O Finansbank opera através de uma grande plataforma corporativa e de varejo, suplementada por serviços auxiliares que incluem operações de banco de investimentos, corretagem, leasing, factoring e gestão de ativos. O Finansbank tem mais de 620 agências, cobrindo 71 das 81 cidades da Turquia.

*Fonte: ME NewsWire

Grupo QNB