The Coca-Cola Company anuncia nova estrutura internacional e promove principais líderes

Brian Smith (Photo: Business Wire)

ATLANTA--()--A The Coca-Cola Company anunciou hoje uma nova estrutura internacional simplificada para adequar melhor suas unidades operacionais à sua presença mundial de envase, além de promover e desenvolver importantes líderes da Coca-Cola.

“O anúncio de hoje define importantes mudanças em nossa estrutura internacional de operações que garantem melhor apoio à nossa presença em evolução na atividade de envase e demonstram o grande acúmulo de experiência em gestão com a qual temos a sorte e a felicidade de contar no sistema Coca-Cola”, declarou Muhtar Kent, presidente do conselho e diretor executivo da empresa. “Essas mudanças continuarão fundamentando nossa forte liderança e a continuidade da gestão.”

James Quincey, presidente e diretor de operações, acrescentou: “À medida que continuamos implementando nossas cinco ações estratégicas para o crescimento, é essencial que nossa estrutura organizacional permita a rapidez, a agilidade e a liderança inspiradora necessárias para vencer hoje e no futuro. As mudanças que estamos anunciando hoje simplificam nossa estrutura internacional, além de refletir a vigorosa sucessão de talentos e um compromisso com o desenvolvimento da próxima geração de líderes em nossa empresa.”

Com vigência a partir de 1.º de agosto (a não ser que outra data seja observada), as mudanças na estrutura internacional de operações e na equipe de liderança incluem:

Grupo Europa, Oriente Médio e África

A empresa criará um Grupo Europa, Oriente Médio e África (Europe, Middle East and Africa, EMEA), formado pelas unidades de negócios que compõem atualmente o Grupo Europa e o Grupo Eurásia e África.

Na área europeia, as unidades de negócios da Europa Central, Meridional, Rússia, Ucrânia e Bielorrússia serão agrupadas em uma nova unidade de negócios – Europa Central e Oriental – para prestar melhor apoio à presença de engarrafadoras naquela região.

Na África, duas unidades de negócios serão reconfiguradas para se adequarem melhor às operações de envase no continente, com a formação de uma nova unidade de negócios da África Austral e Oriental, e uma unidade de negócios da África Ocidental.

Brian Smith, atual presidente do Grupo América Latina da empresa, se tornará presidente do Grupo EMEA e se reportará a Quincey. Um veterano há 19 anos na Coca-Cola, Smith possui uma trajetória comprovada na impulsão de resultados de negócios, desenvolvimento e exportação de talentos, e fornecimento de uma vigorosa liderança de franquia por toda a América Latina, incluindo seus cargos anteriores de presidente de divisão no Brasil e presidente de unidade de negócios no México.

Estará entre a equipe de liderança de Smith:

• Dan Sayre, que continuará como presidente para a Europa Ocidental;
  • Nikos Koumettis, que ampliará seu papel atual para tornar-se presidente para a Europa Central e Oriental;
  • Kelvin Balogun, atual presidente para a África Central, Oriental e Ocidental (Central, East and West Africa, CEWA), que se tornará presidente para a África Austral e Oriental;
  • Zoran Vucinic, atual presidente para Rússia, Ucrânia e Bielorrússia, que passará a ser presidente para o Oriente Médio e Norte da África;
  • Galya Molinas, que continuará como presidente para Turquia, Cáucaso e Ásia Central; e
  • Peter Njonjo, atual gerente geral de franquia da África Oriental na CEWA, que passará a ocupar o cargo de presidente da nova unidade de negócios da África Ocidental.

Enquanto o novo Grupo EMEA é criado, Nathan Kalumbu, atual presidente do Grupo Eurásia e África, se concentrará nas principais iniciativas de negócios da África, inclusive na consolidação de engarrafadoras no continente, além de atuar em diversos conselhos, até se aposentar da empresa em 31 de dezembro de 2016.

Grupo América Latina

Alfredo Rivera, atual presidente da unidade de negócios Latina Central, se tornará presidente do Grupo América Latina, subordinado diretamente a Quincey. Rivera trabalha no sistema Coca-Cola há 19 anos e, ao longo de sua carreira, ocupou cargos de liderança na empresa e em engarrafadoras no México, Guatemala, El Salvador, Brasil e Equador. Como presidente da unidade de negócios Latina Central, sua equipe se qualificou durante os últimos três anos para o importante prêmio interno da empresa concedido a unidades de negócios, The Woodruff Cup, tendo vencido a premiação em 2014.

Comporá a equipe de liderança de Rivera:

• Francisco Crespo, que seguirá como presidente para o México;
  • Henrique Braun, atual presidente para Grande China e Coreia, que se tornará presidente para o Brasil a partir de 1.º de setembro;
  • Therese Gearhart, hoje presidente para a África Austral, que sucederá Rivera como presidente da Latina Central;
  • João Marcelo Ramires, atual vice-presidente de operações de franquia do Brasil, que passará a ser presidente da Latina Sul; e
  • Xiemar Zarazua, atual presidente para o Brasil, que ocupará o cargo de vice-presidente de empreendimentos estratégicos da América Latina a partir de 1.º de setembro.

Grupo Ásia-Pacífico

John Murphy, atualmente presidente da unidade de negócios Latina Sul, se tornará presidente do Grupo Ásia-Pacífico e se reportará a Quincey. Durante sua carreira de 28 anos, Murphy ocupou cargos seniores na empresa e em engarrafadoras de diversos mercados, entre eles Japão, Cingapura, Indonésia e América do Norte, além de outros cargos na América Latina.

Em sua equipe de liderança, Murphy contará com:

• Curt Ferguson, hoje presidente para Oriente Médio e Norte da África, que passará a atuar como presidente para Grande China e Coreia em 1.º de setembro;
  • Iain McLaughlin, que continuará como presidente da unidade de negócios da ASEAN;
  • Tim Brett, que seguirá como presidente para o Japão;
  • Roberto Mercade, que se manterá no cargo de presidente para o Pacífico Sul; e
  • Venkatesh Kini, que continuará como presidente para Índia e Sudoeste Asiático.

Atul Singh, atual presidente do Grupo Ásia-Pacífico, fará a transição para o cargo de presidente do conselho do Grupo Ásia-Pacífico. Singh continuará dedicado à gestão de diversas e importantes partes interessadas, relações governamentais, iniciativas-chave de fusão e aquisição, e seguirá atuando em diversos conselhos até março de 2017, quando se aposentará da empresa.

Mais informações sobre cada um dos líderes nomeados hoje podem ser consultadas aqui.

Os investimentos da empresa nos grupos de Investimentos de Envase e América do Norte não sofrerão impactos pelos anúncios de hoje.

Sobre a The Coca-Cola Company

A The Coca-Cola Company (NYSE: KO) é a maior empresa de bebidas do mundo, refrescando clientes com mais de 500 marcas de bebidas com e sem gás, e mais de 3.800 opções de bebidas. Conduzido pela Coca-Cola, uma das marcas mais valiosas e reconhecidas do mundo, o portfólio da nossa empresa possui 20 marcas bilionárias, 18 delas disponíveis em opções de calorias reduzidas, baixas ou sem calorias. Estão entre essas marcas Diet Coke, Coca-Cola Zero, Fanta, Sprite, Dasani, vitaminwater, Powerade, Minute Maid, Simply, Del Valle, Georgia e Gold Peak. Através do maior sistema mundial de distribuição de bebidas, somos a fornecedora n.º 1 de bebidas com e sem gás. Diariamente, mais de 1,9 bilhão de porções de nossas bebidas são apreciadas por consumidores em mais de 200 países. Com um compromisso duradouro de desenvolver comunidades sustentáveis, nossa empresa se concentra em iniciativas para reduzir nosso impacto ambiental, criar um ambiente de trabalho seguro e inclusivo para nossos colaboradores, e aprimorar o desenvolvimento econômico das comunidades em que atuamos. Juntamente com nossos parceiros de engarrafamento, estamos classificados entre os dez melhores empregadores privados do mundo, com mais de 700 mil colaboradores no sistema. Para obter mais informações, acesse a Coca-Cola Journey em www.coca-colacompany.com, siga-nos no Twitter em twitter.com/CocaColaCo, visite o nosso blog Coca-Cola Unbottled em http://www.coca-colablog.com ou encontre-nos no LinkedIn em www.linkedin.com/company/the-coca-cola-company.

The Coca-Cola Company
Petro Kacur, +01-404-676-2683