Anunciam lista de finalistas do IBC Innovation Awards: IP, 4K e OTT entre as tendências da indústria abordadas pelos participantes

LONDRES, Reino Unido--()--Foi anunciada a lista para os IBC2016 Innovation Awards. Os nove finalistas são de seis países, tão distantes entre si como a China e os EUA. Cada um reflete a maneira como os avanços tecnológicos estão promovendo a criatividade e a eficiência do setor de conteúdo.

Isso é o que está no cerne do prêmios IBC Innovation: a aplicação da tecnologia mais avançada no mundo real. Este ano, isto se traduz em tornar o conteúdo mais atraente para os visualizadores, oferecer novas funcionalidades em distribuição e localização e ajudar os criadores a trabalhar de maneira mais eficiente.

“Os prêmios IBC Innovation Awards são exclusivos porque julgamos os benefícios que cada entrada proporciona ao usuário final”, disse Michael Lumley, presidente da comissão julgadora. “Em última análise, o prêmio é entregue no palco não para uma empresa que desenvolve os mais novos widgets, mas sim à empresa de transmissão ou mídia que se beneficia de um processo colaborativo real para desenvolver a melhor solução possível.

“Isso fica mais difícil de julgar a cada ano” acrescentou Lumley. “Os finalistas deste ano representam os últimos avanços em alguns dos temas mais atuais, como a distribuição on-line e o conteúdo em Ultra HD.”

Existem três categorias no programa IBC Innovation Awards para as melhores aplicações da tecnologia na criação, gerenciamento e distribuição de conteúdo. Este ano, três projetos foram selecionados para cada categoria, mas os vencedores não serão anunciados até a cerimônia do IBC Awards, às 18h30min no domingo, 11 de setembro.

Criação de conteúdo

Dois dos três finalistas em criação de conteúdo aumentaram o envolvimento do visualizar no canal de esportes, embora de maneiras muito diferentes. A BT Sport quis adicionar ainda mais impacto quando ganhou os direitos de transmissão do futebol da Liga dos Campeões da Europa e acrescentou elementos muito sofisticados para melhoria de realidade para sua cobertura de estúdio, incluindo um chute a gol de assinatura voando sobre um mapa da Europa para os estádios que irão sediar cada jogo. Trabalhar em um imenso estúdio preto foi um desafio para a empresa de monitoramento com câmera, a Ncam, que trabalhou com a Moov, Software RT e Timeline TV para criar uma solução.

As câmeras de ponto de vista para os esportes não são novas, mas a câmera de bastão (pylon), desenvolvida pela ESPN, leva isso a um novo nível. Ao substituir as torres de canto no esporte de alto impacto de futebol americano, a câmera de bastão terá que ter zonas de impacto para evitar ferir os jogadores, mas ainda proporcionando vários pontos de vista de cada bastão. As imagens não são apenas sensacionais, elas ajudam os árbitros a julgar jogadas de pontos fundamentais em jogos importantes. Os parceiros de tecnologia incluem a BSI e Gilman.

O terceiro finalista é o notável estúdio IP ao vivo criado pela EBU e sediado na VRT Sandbox em Bruxelas. Ao utilizar padrões abertos, ele demonstra a interconexão entre equipamentos de múltiplos fornecedores. Mais do que isso, ele demonstra que o estúdio de produção real, de trabalho e sem compromissos pode ser desenvolvido em torno de fluxos de trabalho IP para a televisão ao vivo. A longa lista de parceiros de tecnologia inclui a Axon, D&MS, Dwesam, EVS, Genelec, Grass Valley, Lawo, LSB, Nevion, Tektronix e Trilogy.

Gerenciamento de conteúdo

Tão essencial quanto a criação de um excelente conteúdo é administrá-lo para criar uma visão atraente. A MoovIT Production Services foi confrontada com o desafio de filmar o reality show Wild Island do Endemol Shine Germany em duas ilhas afastadas da costa da América Central, mas que recebe a pós-produção em Colônia, Alemanha, para colocação do show no ar. Trabalhando com o Editshare, um fluxo de trabalho remoto permitiu que o conteúdo ficasse protegido em um ambiente hostil, com uma fonte de alimentação imprevisível, e fosse editado na Alemanha, economizando 50% em tempo e recursos padrão.

Ketnet, o canal infantil da VRT na Bélgica, foi transformado em uma experiência interativa on-line com curadoria. O primeiro aplicativo visava crianças de dois a cinco anos de idade e concentrou-se em estimular experiências educacionais em vez de simplesmente oferecer programas e clipes. A solução foi desenvolvida pela empresa local Small Town Heroes e foi um sucesso imediato, onde os jovens espectadores passam 50% de seu tempo jogando.

O terceiro finalista nos leva de volta à reality TV, desta vez na China, para a produção ‘Nós 15’, do Tencent Video. A diferença é que Tencent é um portal de vídeo em vez de um canal convencional, que quis disponibilizar todas as 120 câmeras HD e duas câmeras de 360˚ em todos os momentos: 3000 horas de conteúdo por dia durante um ano inteiro. Eles trabalharam com o parceiro de tecnologia Grass Valley para gerenciar o conteúdo para edição, preparação e aprovação.

Distribuição do conteúdo

A BT Sport tem um segundo lugar na lista de indicados, desta vez por uma solução de distribuição. Em 2015, ela lançou o BT Sport Ultra HD e, desde então, produz um grande número de eventos esportivos em 4K, incluindo jogos de futebol, rugby, MotoGP, squash e jogos de basquete da NBA. A empresa trabalhou com sua parceira de transmissão externa, a Timeline Television, para montar o primeiro caminhão Ultra HD 4K da Europa, que incluiu câmeras da Sony e um comutador SAM.

A Swisscom está de olho em um futuro onde muita televisão pode ser vista por demanda, em vez de seguir uma programação linear, e considerou como poderia ajudar os usuários a descobrir seu conteúdo desejado. Trabalhando com a ThinkAnalytics, ela desenvolveu uma nova experiência de usuário, que permite aos clientes navegar por todo o conteúdo transmitido em mais de 250 canais de televisão, com recomendações personalizadas e com tudo funcionando continuamente em todos os quatros idiomas falados na Suíça.

Para o indicado final, os juízes retornaram mais uma vez aos esportes, desta vez, para a UEFA, o órgão que rege o futebol europeu. Ao reconhecer que os fãs do futebol querem muito mais do que apenas uma simples cobertura dos jogos, a UEFA trabalhou com os parceiros de tecnologia deltatre, EVS e UER para desenvolver o seu Projeto de Serviços de Última Geração, oferecendo uma série de conteúdos adicionais de feeds de dados para vários ângulos e vinculou experiências de uma segunda tela, permitindo que as emissoras detentoras de direitos autorais atraíssem o espectador para a Liga dos Campeões.

Cerimônia

Os vencedores dos prêmios IBC2016 Innovation Awards são um segredo bem guardado até o dia da cerimônia de premiação, que acontecerá durante o IBC2016, às 18h30min no domingo, 11 de setembro, no Auditório da RAI Amsterdã.

Este show animado e de ritmo rápido inclui algumas surpresas e ofertas altamente divertidas para o público, assim como a apresentação de todos os prêmios do IBC, incluindo o prêmio do júri –também na seleção da mesma comissão de editores e consultores internacionais, que selecionou os IBC Innovation Awards (Prêmios de Inovação IBC)– e o IBC International Honour for Excellence.

A cerimônia é livre para todos os visitantes da IBC e sempre demonstra ser um evento popular.

Comissão julgadora

Os prêmios IBC Innovation Awards são julgados por uma comissão internacional:

Michael Lumley (presidente)

Carolyn Giardina (Estados Unidos)

David Crawford (Reino Unido)

Dick Hobbs (Reino Unido)

Fergal Ringrose (Irlanda)

Phil Sandberg (Austrália)

Vijaya Cherian (Emirados Árabes Unidos)

## FIM ##

Sobre a IBC

IBC é o principal evento anual para profissionais envolvidos na criação, gerenciamento e fornecimento de conteúdo de entretenimento e notícias em todo o mundo. Ao atrair mais de 55.000 participantes de mais de 170 países, o evento IBC combina uma conferência altamente respeitada e com profissionais do ramo, com uma exposição que exibe os mais de 1.600 principais fornecedores de tecnologia de mídia eletrônica de ponta, além de oferecer inigualáveis oportunidades para networking.

Para mais informações, acesse IBC.org

Para saber mais sobre a Conferência do IBC: IBC.org/conference