Novo estudo da GSMA descreve a economia em constante transformação do ecossistema digital

Relatório explora a dinâmica que está modelando o futuro da Internet

(Graphic: Business Wire)

BRUXELAS--()--A GSMA publicou hoje um novo relatório que analisa a estrutura, os fatores econômicos que a impulsionam e o desempenho financeiro da economia global da Internet e de seus respectivos segmentos. “The Internet Value Chain” (A cadeia de valor da Internet), desenvolvido por A.T. Kearney para a GSMA, analisa como o ecossistema da Internet foi desenvolvido, o impacto sobre as operadoras de rede móveis e como as posições de mercado das grandes operadoras se deslocaram. A pesquisa fornece uma base de referência factual que as operadoras, os formuladores de políticas e as partes interessadas podem usar para avaliar as oportunidades, a dinâmica competitiva e a saúde geral do ecossistema da Internet.

“A cada dia, mais de 600.000 pessoas entram na internet pela primeira vez, apoiadas por um ecossistema de empresas fortemente interdependentes, incluindo operadoras móveis”, disse John Giusti, diretor de política regulatória da GSMA. “Esse estudo proporciona uma riqueza de insights sobre a natureza evolutiva da Internet e as empresas que, em conjunto, a impulsionam.”

Principais achados nas mudanças da cadeia de valor da Internet para o setor móvel

O relatório apresenta uma visão esclarecedora sobre o desenvolvimento da Internet nos últimos cinco anos. O estudo destaca especialmente as principais implicações destas mudanças para o setor móvel:

• Cada vez mais, o valor criado pelo ecossistema da Internet é captado pelas provedoras de serviços on-line. Em 2015, os serviços on-line captaram quase metade das receitas de todo o ecossistema da Internet (47%, 1,4 trilhão de euros). Entre estes, algumas empresas poderosas estão expandindo sua influência em todo o ecossistema da Internet através da aquisição de outras empresas em outros segmentos.
  • Embora as receitas de conectividade com a internet estejam crescendo, a proporção do valor captado pelas operadoras de conectividade está em declínio. As receitas de conectividade cresceram de 199 bilhões de euros em 2008 para 508 bilhões de euros em 2015, mas isto representa uma participação menor do total da cadeia de valor da Internet, um declínio de 18% para 17%, com uma queda contínua esperada para 14% em 2020. Para as operadoras de redes móveis, as receitas de conectividade geradas pelo aumento do uso da internet não estão compensando a queda nas receitas dos serviços de comunicação tradicionais. Além disso, as receitas de dados móveis também deverão crescer a uma taxa menor do que o crescimento de outros segmentos. Estas tendências impõem desafios para um investimento em redes móveis que sustente o crescimento do ecossistema da Internet.
  • O ecossistema da Internet está amadurecendo. A inovação e o desenvolvimento técnico ainda prosseguem em bom ritmo, mas as maiores operadoras em qualquer segmento oferecem retornos e margens de lucro mais elevados. Elas garantiram sua posição de liderança e poucas empresas novas conseguem alcançar escala. Por exemplo, onze dos quinze principais sites norte-americanos visitados por usuários em 2009 ainda estavam entre os top 15 em 2015.

Implicações para a política e estratégia corporativas

Baseando-se em seus achados sobre a dinâmica de mudanças na cadeia de valor da Internet, o relatório destaca implicações importantes para os agentes corporativos e formuladores de políticas:

• As interdependências entre os segmentos da cadeia de valor são poderosas e complexas. Decisões tomadas com uma visão estreita poderão ser seriamente falhas, seja para uma empresa que pode não considerar ameaças competitivas mais amplas ou para um regulador que julga incorretamente a verdadeira natureza da dinâmica competitiva.
  • A mudança do cenário exige um enquadramento holístico da política. Embora a Internet tenha transformado os setores e impulsionado a produtividade em um nível global, seu impacto pode ser diferente em nível setorial ou nacional. Um enquadramento político holístico que reconheça a mudança no cenário competitivo, a presença de mercados mais amplos e multifacetados e o dinamismo dos ecossistemas digitais, é necessário.
  • Um maior debate sobre os aspectos da política da concorrência em toda a cadeia de valor da Internet é necessário. A forte concentração de retornos e entradas de capital para alguns segmentos da Internet, a crescente influência de algumas entidades da Internet através da sua abordagem de portfólio e a mudança na dinâmica da concorrência indicam a necessidade de um debate sobre o quadro da política de concorrência no futuro.

“A conectividade é o cerne do ecossistema digital, mas os enquadramentos políticos e regulatórios não foram modernizados para refletir essas novas dinâmicas do mercado provocadas pela Internet”, continuou Giusti. “Esperamos que esse estudo seja uma contribuição útil em um momento em que os formuladores de políticas estão pensando sobre as implicações políticas do ecossistema digital e os incentivamos a eliminar a regulamentação desnecessária para fomentar a inovação e promover benefícios para o consumidor.”

O relatório completo está disponível em http://www.gsma.com/internet-value-chain.

Sobre a GSMA

A GSMA representa os interesses das operadoras móveis de todo o mundo e reúne cerca de 800 operadoras com mais de 250 empresas no ecossistema móvel ampliado, que inclui fabricantes de celulares e dispositivos, empresas de software, fornecedores de equipamentos e empresas de internet, assim como organizações em setores industriais afins. A GSMA também realiza os principais eventos do setor, como o Mobile World Congress, o Mobile World Congress de Xangai e as conferências Mobile 360 Series.

Para mais informações, acesse o site corporativo da GSMA em www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.

Mídia:
GSMA