Empresas globais de alimentos e bebidas se comprometem a eliminar gradualmente a gordura trans em todo o mundo

Onze das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo se comprometem a eliminar gradualmente a gordura trans produzida industrialmente até o final de 2018

GENEBRA--()--Membros da International Food & Beverage Alliance (IFBA - Aliança Internacional de Alimentos e Bebidas) deram outro passo para impulsionar os compromissos assumidos com a Organização Mundial de Saúde em 2008 com a adoção de um compromisso a nível mundial para eliminar gradualmente os ácidos graxos trans (AGTs) de origem industrial nos seus produtos.

Com base no progresso individual significativo até agora realizado e com o objetivo de minimizar a ingestão de AGTs produzidos industrialmente, os membros do IFBA acordaram um objetivo mundial comum para reduzir os AGTs em seus produtos a níveis nutricionalmente insignificantes (menos de 1 grama de gordura trans por 100 gramas de produto) em todo o mundo até o final de 2018, o mais tardar.

Os membros do IFBA têm reformulado voluntariamente seus produtos para remover parcialmente os óleos hidrogenados - a principal fonte de gordura trans em alimentos processados - e aumentar a utilização de gorduras saudáveis, tais como ácidos graxos mono ou poli-insaturados. Para ajudar os consumidores a fazer escolhas alimentares informadas, os membros do IFBA também estão listando o conteúdo de gordura trans nos rótulos de nutrição.

O Plano Global de Ação para a Prevenção e Controle de Doenças Não Transmissíveis, 2013 - 2020, da Organização Mundial de Saúde, convida os Estados-membros a implantarem políticas para substituir as AGTs produzidas industrialmente por gorduras não saturadas. O novo compromisso da IFBA reflete seu apoio a esta recomendação.

Comentando sobre o novo compromisso, Rocco Renaldi, secretário geral da IFBA, disse: “A redução da ingestão de gorduras trans industriais para níveis nutricionalmente insignificantes foi identificada como uma prioridade em saúde pública e nutrição. O compromisso assumido pelas empresas associadas à IFBA para atingir isto a nível mundial nos próximos dois anos e meio apoia este objetivo. Estamos prontos para apoiar a indústria mais ampla para atingir o mesmo e trabalhar para definir medidas eficazes para garantir a igualdade de condições nesta área.”

O texto do compromisso pode ser acessado aqui.

Sobre a International Food & Beverage Alliance (IFBA): IFBA é um grupo de onze empresas de alimentos e bebidas não alcoólicas - The Coca-Cola Company, Ferrero, General Mills, Grupo Bimbo, Kellogg, Mars, McDonald’s, Mondelēz International, Nestlé, PepsiCo e Unilever - que compartilham uma meta comum de ajudar as pessoas ao redor do mundo a ter dietas equilibradas e estilos de vida ativos e saudáveis. A IFBA é uma organização não comercial, sem fins lucrativos, com status consultivo especial junto ao Conselho Econômico e Social da ONU (ECOSOC). Para mais informações sobre a IFBA, acesse www.ifballiance.org

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

International Food & Beverage Alliance
Jane Reid, +202-986-9807
press@ifballiance.org

Contacts

International Food & Beverage Alliance
Jane Reid, +202-986-9807
press@ifballiance.org