EIG apresenta proposta vinculativa para a aquisição da Pacific Exploration & Production Corporation

Valor de recuperação de pelo menos 15,4 ¢ por dólar, um prêmio de 67,1% em relação à proposta da Catalyst

Solução amplamente superior para estabilizar a empresa, incluindo injeção de capital adicional de US$ 75 milhões e oferta de "resgate" de US$ 400 milhões

Pacific E&P irá beneficiar-se da experiência operacional e recursos financeiros da EIG

Proposta de vinculação da EIG

WASHINGTON--()--EIG Global Energy Partners anunciou hoje que a EIG Management Company, LLC (em nome dos fundos, contas e empresas gerenciadas por ela, incluindo a Harbour Energy Ltd., coletivamente “EIG”) apresentou uma proposta vinculativa para oferecer financiamento DIP (dept-in-possession ou financiamento da empresa em recuperação) e patrocinar uma reestruturação da Pacific Exploration & Production Corporation (TSX:PRE) (BVC:PREC) (“Pacific E&P” ou a “Empresa”) nos termos dos procedimentos formais previstos pelas leis do Canadá, Colômbia e Estados Unidos. A proposta, que expira em 31 de maio de 2016, foi apresentada ao conselho de administração da Pacific E&P em 07 de maio de 2016 e, simultaneamente, fornecida ao supervisor indicado pelo tribunal canadense da Empresa.

A proposta da EIG representa uma solução superior para a Pacific E&P e seus credores, oferecendo um valor de recuperação significativamente mais elevado aos credores e um balanço mais forte para a empresa. Em comparação com o financiamento DIP proposto pelo The Catalyst Capital Group, o financiamento DIP proposto de US$ 250 milhões da EIG se converteria em capital menor da empresa reorganizada do que na proposta da Catalyst. Além disso, a EIG contribuiria com um valor adicional de US$ 75 milhões, sem uma análise mais aprofundada, para reforçar o balanço patrimonial da empresa reorganizada e compensá-la pela taxa de quebra de contrato de US$ 25 milhões a pagar em associação com a proposta da Catalyst, com os restantes US$ 50 milhões a serem utilizados como capital operacional - um benefício substancial para a empresa, seus funcionários e economia colombiana. A proposta da EIG também prevê US$ 80 milhões em notas adicionais do mercado aos credores, aumentando ainda mais sua recuperação. Coletivamente, essas alterações resultam em um valor de recuperação para os credores afetados que seria 67% mais alto do que a recuperação nos termos da proposta da Catalyst.

A proposta da EIG também permite que os acionistas existentes (além dos credores) da Pacific E&P participem na transação através do financiamento de uma parte do capital para “regaste” dos credores, que preferem até US$ 400 milhões em dinheiro, em vez de capital próprio como sua forma de recuperação. Juntamente com um fundo a ser estabelecido fora da reestruturação em benefício de certas partes interessadas colombianas da empresa, se o plano de reestruturação da EIG for bem-sucedido, esses recursos oferecem uma oportunidade significativa aos acionistas de participar no valor da empresa.

R. Blair Thomas, diretor executivo da EIG, disse: “a proposta vinculativa da EIG é inegavelmente superior e é claramente no melhor interesse dos credores, da empresa e de outras partes interessadas. Nos termos de nossa proposta, os credores terão mais dinheiro ou lucrarão com os retornos mais vantajosos disponíveis e a empresa se beneficiará da força financeira sólida e experiência operacional da EIG, obtida através de décadas de investimento estratégico com foco e de longo prazo no setor de energia global. Nossa proposta oferece o melhor caminho para todos os interessados, incluindo os credores, acionistas, funcionários, contrapartes comerciais e comunidades e países em que a empresa atua. Os números falam por si mesmo.”

A tabela a seguir fornece uma visão geral da recuperação econômica muito superior oferecida pela proposta da EIG, que pode ser indicada na sua totalidade no PDF em anexo.

Resumo das Ofertas
(em milhões de US$, a menos que de outra forma indicado)

Oferta

Financiamento para recuperação das notas de crédito   250     250
Total do financiamento para recuperação dos credores $ 400 $ 357 $ 43 12,2 %
Recuperação implícita em dólar $ 1,600 $ 1,427 $ 0,173 12,2 %

Capital próprio do patrocinador contribuído para a empresa $ 300 $ 250 $ 50 20,0 %
Total em dinheiro contribuído para a empresa $ 550 $ 500 $ 50 10,0 %

Sobre a EIG Global Energy Partners e Harbour Energy Ltd.

EIG Global Energy Partners (“EIG”) é especializada em investimentos privados em energia e infraestrutura relacionada à energia em base global e tinha US$ 13,8 bilhões sob gestão em 31 de março de 2016. Durante sua história de 34 anos, a EIG investiu US$ 22,2 milhões no setor através de 310 projetos ou empresas em 36 países em seis continentes. A EIG está sediada em Washington, DC, com escritórios em Houston, Londres, Sydney, Rio de Janeiro, Hong Kong e Seul. Para mais informações, acesse www.eigpartners.com.

A Harbour Energy é um veículo de investimento de energia formado pela EIG e Noble Group para buscar o controle e quase controle dos investimentos em ativos de energia upstream e midstream de alta qualidade a nível global. Harbour Energy é gerenciada externamente pela EIG e administrada por uma equipe de gestão que inclui Linda Z. Cook, uma veterana de 29 anos da Royal Dutch Shell, como diretora executiva, e Terence Jupp, antigo vice-presidente da International Operations para a Anadarko Petroleum, como diretor operacional. Para mais informações, acesse www.harbourenergy.com.

Declarações prospectivas

Este comunicado de imprensa contém “declarações prospectivas”, conforme definidas na Lei de Litígio de Títulos Privados de Reforma de 1995, e informações prospectivas, conforme definidas nas leis de valores mobiliários canadenses (coletivamente “declarações prospectivas”). Estas declarações, que expressam pontos de vista atuais da EIG sobre eventos futuros, contingências ou resultados e utilizam palavras como “antecipar”, “supor”, “acreditar”, “continuar”, “pretender”, “planejar”, “potencial”, “prever”, “projetar”, “estratégia”, “alvo” e termos similares, e verbos nos tempos futuro e condicional, como “poderia”, “pode”, “poderá”, “deverá”, “irá” e “iria”. As declarações prospectivas estão sujeitas a riscos e incertezas inerentes. Fatores que poderiam fazer com que resultados reais difiram materialmente daqueles expressos ou implícitos nas declarações prospectivas incluem, entre outras coisas: o processo de reestruturação em curso da Pacific E&P, eventos na Colômbia relacionados com os procedimentos de reestruturação da Pacific E&P, a resposta pelo conselho de administração da Pacific E&P à proposta da EIG e outros fatores semelhantes.

Mídia:
Sard Verbinnen & Co.