CMOC Adquire 56% de Participação Indireta da Freeport em Tenke Fungurume por US$ 2,65 Bilhões

• Acrescenta ao portfólio da CMOC uma rara mina de classe internacional produzindo cobre e cobalto com crescimento substancial
  • Estabelece a CMOC como líder na produção de cobre e um dos maiores produtores de cobalto a nível mundial
  • Diversifica o portfólio geográfico da CMOC com uma posição estratégica na região central africana do cinturão do cobre
  • Posiciona a CMOC quanto a benefícios a partir da crescente demanda por cobalto, particularmente de veículos elétricos
  • Aumenta os ganhos da CMOC e o fluxo de caixa, dada à posição de menor quartil de custos da Tenke na indústria

HONG KONG & XANGAI--()--China Molybdenum Co., Ltd (“CMOC”) anunciou hoje que sua subsidiária totalmente própria CMOC Limited iniciou um acordo definitivo com a Freeport-McMoRan Inc. (“Freeport”) para adquirir 100% de sua participação na Freeport-McMoRan DRC Holdings Ltd., que mantém 56% de participação indireta da Freeport na mina de cobre e cobalto de Tenke Fungurume ("Tenke"), localizada na República Democrática do Congo ("RDC") (a "Transação").

O preço de compra acordado é de US$ 2,65 bilhões em espécie mais consideração contingente de até US$ 120 milhões, que consiste em um pagamento de US$ 60 milhões se o preço médio de cobre efetuado exceder a US$ 3,50 por libra, e um pagamento de US$ 60 milhões se o preço médio de cobalto efetuado exceder a US$ 20 por libra, ambos durante o período de dois anos terminando em 31 de dezembro de 2019. A consideração estará consolidada em espécie e meios de crédito abertos de recursos financeiros existentes da CMOC. A CMOC anticipa que a Transação será concluída no quatro trimestre de 2016.

Além disto, a Freeport concedeu à CMOC a exclusiva opção de adquirir participações da Freeport na Refinaria de Cobalto de Kokkola, localizada na Finlândia, por US$ 100 milhões e no projeto de exploração de Kisanfu, localizada na RDC, por US$ 50 milhões, sujeito ao início de acordos definitivos das partes referentes a tais transações em separado antes de 31 de dezembro de 2016.

O Presidente da CMOC, Sr. Steele, Li disse, "Sentimos o prazer de ter a oportunidade em adquirir esta renomada mina de cobre e cobalto que é a única em produção em grande escala, baixo custo e longa vida útil. A Tenke está bem posicionada para gerar intenso fluxo de caixa em todo o ciclo de matéria-prima e, em virtude de sua substancial dotação mineral, continuar a produzir cobre em grande escala nas próximas décadas. Além disto, como líder na produção de cobalto, a Tenke posiciona a CMOC quanto a benefícios a partir de bases altamente favoráveis a curto e longo prazo do mercado de cobalto.

"Esta aquisição é consistente com nosso objetivo estratégico de expandir e diversificar nosso portfólio internacional com ativos de alta qualidade localizados em regiões mineiras produtivas, que são úteis ao significativo crescimento a longo prazo. Estamos entusiasmados quanto à participação na RDC, que abriga um dos maiores cinturões de cobre conhecidos no mundo e alguns dos depósitos minerais mais promissores de alto grau já descobertos."

O Diretor Executivo da CMOC International, Sr. Kalidas Madhavpeddi, disse, "Esta transação é particularmente importante para mim e aos outros executivos da CMOC que têm uma longa história com a Tenke, a RDC e a parceria de joint venture, Lundin Mining, através de nosso domínio na Phelps Dodge, que inicialmente conduziu o desenvolvimento da Tenke durante nosso período ali.

"Temos um profundo respeito pela administração e empregados desta operação de classe internacional, estando comprometidos a manter toda a força de trabalho e preservar práticas de operação com liderança industrial que têm sido empregadas pela Freeport, com foco principal em saúde, segurança e meio ambiente. Reconhecemos a importância da Tenke para o Governo da RDC, comunidades locais e nossas parcerias Gécamines e Lundin Mining, estando comprometidos a continuar e aprofundar estas relações de longa data."

Tenke Fungurume

A Tenke é uma mina de classe internacional que produz cobre e cobalto localizada na RDC dentro da produtiva região central africana do cinturão do cobre. Em 2015, a Tenke produziu 204 mil toneladas de cobre e 16 mil toneladas de cobalto (base de 100%) a um custo líquido de caixa de cerca de US$ 1,21 por libra de cobre. A partir de 31 de dezembro de 2015, a Tenke tinha comprovado reservas minerais prováveis de 3,8 milhões de toneladas de cobre contido e 0,5 milhões de toneladas de cobalto contido, que suportam uma vida útil da reserva de cerca de 25 anos, e, além disto, recursos medidos e indicados de 13,1 milhões de toneladas de cobre contido e 1,3 milhões de toneladas de cobalto contido, bem como recursos deduzidos de 11,6 milhões de toneladas de cobre contido e 1,3 milhões de toneladas de cobalto contido (base de 100%), que representam potencial de crescimento substancial.

Os resultaos financeiros atribuíveis à Tenke (base de 10o%) para os dois anos finalizados em 31 de dezembro de 2014 e 31 de dezembro de 2015, são os seguintes:

2014     2015
      US$ (milhões)     HK$ (milhões) (2)     US$ (milhões)     HK$ (milhões) (2)
Receita     1.558     12.075     1.384     10.726
EBITDA (1)     776     6.014     513     3.976

(1) Baseado em Rendimentos Operacionais mais Depreciação, Depleção e Amortização.

(2) Taxa de câmbio de US$ para HK$ de 1,00 para 7,75.

Detalhes da Transação

A Transação está sujeita a:

i.   Parceria de joint venture da Freeport Lundin Mining Corporation não exercendo seu direito de preferência;
ii. Aprovações Regulatórias da República Popular da China;
iii. Aprovação de acionistas da CMOC; e
iv. Condições habituais de encerramento.

Cathay Fortune Corporation e Luoyang Mining Group Co., Ltd., as duas maiores acionistas da CMOC que juntas mantêm cerca de 63% de participação na CMOC, se comprometeram a votar em favor das resoluções a fim de aprovar a Transação.

Mais detalhes da Transação serão revelados oportunamente em conformidade com as regras de cotação das Bolsas de Valores de Hong Kong e de Xangai.

Em conexão com a Transação, a CMOC manteve a Citigroup Global Markets Inc. como consultoria financeira, Osler, Hoskin & Harcourt LLP como consultoria jurídica principal, bem como Herbert Smith Freehills LLP, King & Wood Mallesons LLP e Covington & Burling LLP como consultorias jurídicas.

Sobre a CMOC

A CMOC está engajada principalmente na mineração, processamento e marketing de produtos minerais. A CMOC é uma das maiores produtoras mundiais de molibdênio e tungstênio, sendo a quarta maior produtora de cobre da Austrália. Ativos operacionais chave da CMOC incluem a mina de molibdênio e tungstênio de Sandaozhuang e instalações localizadas em Luoyang, China bem como a mina de cobre e ouro de Northparkes localizada em Nova Gales do Sul, Austrália. A CMOC está duplamente cotada na Bolsa de Valores de Hong Kong (HK3993) e de Xangai (SH603993).

Sobre a Freeport

A Freeport é uma empresa de mineração com liderança em cobre, ouro e molibdênio. A Freeport opera através de diversos segmentos: Minas de Cobre na América do Norte, Minas de Cobre na América do Sul, Mineração na África, Mineração na Indonésia, Mineração de Molibdênio e Petróleo & Gás.

Finsbury
Faeth Birch, +44-20-7251-3801
Parceria (Londres)
faeth.birch@finsbury.com