Nova tecnologia de transmissão é testada no novo satélite para o Brasil e América Latina pela Eutelsat e Space Systems Loral

A Q/V, que é uma evolução da banda Ka, poderá moldar os sistemas de comunicação por satélite no futuro

PARIS & PALO ALTO, Calif.--()--A Eutelsat Communications (NYSE Euronext Paris: ETL) e Space Systems Loral (SSL) anunciam que realizaram com sucesso diversas transmissões na frequência EHF no novo satélite EUTELSAT 65 West A, utilizando uma carga útil experimental.

A Eutelsat e a SSL estão analisando o potencial da banda Q/V (40-50 GHz), que é uma evolução da banda Ka, em futuros programas de banda larga de terabites por satélite. Os dados recolhidos vão ajudar no desenvolvimento de novas técnicas que irão moldar os sistemas de comunicações de banda larga do futuro.

Frequências extremamente altas irão melhorar o desempenho da próxima geração de satélites tipo HTS (satélites com alta capacidade de transmissão de dados por segundo). O sistema opera com a transferência de dados do satélite para diversos links terrestres da banda Ka para a banda Q/V, tendo como resultados um aumento expressivo da capacidade de banda, diminuição de hubs e de custo por bit para os usuários.

Um dos primeiros operadores comerciais a testar trafego de dados em altas frequências, a Eutelsat tem uma visão que é importante investir na adoção de tecnologias que melhorem a eficiência e a rentabilidade dos futuros satélites HTS.

Para a SSL, o teste com a banda Q/V é um avanço no seu projeto para a implementação de novas tecnologias que irão apoiar a nova geração de soluções de telecomunicações.

Lançado ao espaço em 9 de março deste ano, e em fase de testes para entrar em operação, o EUTELSAT 65 West A fornecerá cobertura premium para o Brasil e América Latina. O satélite “tri-band” foi desenvolvido para atender mercados de rápido crescimento em toda a América Latina. A alta potência na banda Ku foi otimizada para a recepção de DTH e prover conectividade ao mercado corporativo brasileiro, bem como na América Central, no Caribe e na região andina. O satélite também dispõe de uma cobertura em banda C transatlântica que ajudará na tarefa de distribuir vídeo (canais de TV) entre continentes; além de possuir múltiplos feixes (spotbeams) em banda Ka que irão contribuir para promover o acesso de banda larga via satélite em toda a América Latina, especialmente no Brasil, México, Colômbia e Peru.

Sobre a Eutelsat Communications

Estabelecida em 1977, a Eutelsat Communications (Euronext Paris: ETL, código ISIN: FR0010221234) é uma das maiores operadoras de satélites de comunicação do mundo. A empresa mantém uma frota de 40 satélites e atende clientes que incluem radiodifusores (TV aberta), operadoras de TV paga, provedores de serviços de Internet, dados e vídeos, empresas e agências governamentais. Os satélites da Eutelsat têm cobertura total na Europa, Oriente Médio, África, Ásia e Pacífico e nas Américas, permitindo que comunicações de vídeo, dados, banda larga e de governos sejam realizadas de modo independente por seus próprios usuários. Sediada em Paris, com escritórios e centrais de telecomunicação ao redor do mundo, a Eutelsat tem uma força de trabalho formada por mais de 1.000 pessoas de 37 países que são especialistas em suas áreas e que trabalham com seus clientes para fornecer a mais alta qualidade de serviço.

Para mais informações sobre a Eutelsat, visite www.eutelsat.com

Contacts

Eutelsat Communications
Christina Darvasi, + 52 55 2629 5847
cdarvasi@eutelsat.com

Contacts

Eutelsat Communications
Christina Darvasi, + 52 55 2629 5847
cdarvasi@eutelsat.com