General Cable divulga resultados do primeiro trimestre de 2016

HIGHLAND HEIGHTS, Ky.--()--General Cable Corporation (NYSE: BGC) divulgou hoje os resultados do primeiro trimestre finalizado em 1.º de abril de 2016. Para o trimestre, a empresa registrou ganhos ajustados por ação de operações continuadas da empresa de US$ 0,19 e lucro operacional ajustado de operações continuadas de US$ 42 milhões. A perda informada por ação de operações contínuas divulgadas no trimestre foi de US$ 0,17 e o lucro operacional divulgado de operações continuadas foi de US$ 15 milhões. Consulte a página 3 deste comunicado de imprensa para verificar a conciliação dos resultados ajustados e divulgados e as publicações relacionadas.

Michael T. McDonnell, presidente e diretor executivo, declarou: “Estamos muito satisfeitos com a melhoria sequencial dos resultados do primeiro trimestre que reflete tanto uma melhoria da procura no ambiente de determinadas empresas, particularmente na América do Norte e os benefícios da melhoria de nossos negócios e iniciativas de reestruturação. Nossos resultados do primeiro trimestre demonstram que nosso negócio está no rumo certo à medida que nós mobilizamos nosso roteiro estratégico e lançamos iniciativas adicionais de redução de custos, eficiência e crescimento que contribuem para a criação de valor substancial no futuro”.

Resumo do primeiro trimestre

• A receita operacional ajustada do primeiro trimestre foi US$ $42 milhões, um aumento de US$ 14 milhões sequencialmente e US$ 16 milhões acima ponto médio de orientação, refletindo a melhora na demanda por cabos de energia elétrica na América do Norte, forte desempenho do negócio de projetos submarinos em regime turnkey na Europa e economias de iniciativas de reestruturação
  • O preço dos metais afetou negativamente os resultados para o primeiro trimestre de 2016 por US$ 4 milhões (que foi de US$ 4 milhões a menos que a estimativa de orientação) em relação ao impacto negativo de 8 milhões de dólares registrado no quarto trimestre de 2015. O impacto do custo do metal é calculado como a diferença entre o preço que compramos os metais e o preço pelo qual vendemos os metais como uma passagem através do componente dos nossos produtos
  • Em relação ao ano anterior, o lucro operacional ajustado teve uma queda US$ 6 milhões devido à fraca demanda por cabos de petróleo e gás e menor atividade do projeto submarino na Europa no primeiro trimestre de 2016
  • Acordo definitivo assinado para vender operações no Egito; venda das operações na Índia concluída; programa de alienação gerou US$ 187 milhões de receitas das vendas com mais por vir
  • A empresa continua atenta para cumprir a meta de reestruturação de poupança de US$ 80 a US$ 100 milhões; economias de reestruturação geradas da ordem de US$ 9 milhões no primeiro trimestre

Demanda por segmento

América do Norte – o volume por unidade subiu 18% em relação ao quarto trimestre de 2015, principalmente devido à forte recuperação na demanda por produtos de energia elétrica após a o final lento do ano anterior. O volume por unidade diminuiu 3% em relação ao ano anterior, principalmente devido à demanda por cabos industriais particularmente para estes produtos vinculados a aplicações para o setor de petróleo e gás.

Europa – o volume por unidade aumentou 8% em relação ao quarto trimestre de 2015 à medida que a demanda melhorou em toda a região liderada por remessas de cabos para projetos terrestres em regime turnkey. Excluindo o impacto da atividade de reestruturação, incluindo a saída de determinados mercados finais de valor agregado, o volume de unidade em relação ao ano anterior ano unidade de volume em relação ao ano foi estável.

América Latina – excluindo as remessas de produtos de transmissão aérea no Brasil, o volume por unidade aumentou 2% em relação ao quarto trimestre de 2015 à medida que a demanda estabilizou em toda a região no primeiro trimestre. O volume por unidade excluindo remessas de produtos de transmissão aérea caiu 11% em relação ao ano anterior à medida que a demanda do mercado final continua sob pressão em toda a região devido às difíceis condições econômicas em curso e a redução dos gastos do governo.

Outras despesas

Outras despesas de um milhão para o primeiro trimestre consistiram em ganhos de margens ajustadas ao mercado de US$ 3 milhões com instrumentos derivativos contabilizados como hedges econômicos e perdas com transações de câmbio US$ 4 milhões, dos quais US$ 2 milhões estão relacionados a perdas de transações em moeda estrangeira na Ásia e África.

Liquidez

O endividamento líquido foi de US$ 1.060 milhões no final do primeiro trimestre de 2016, um aumento de US$ 73 milhões em relação ao final de 2015. O aumento do endividamento líquido se deve principalmente ao calendário de cobrança de projetos turnkey submarinos de US$ 43 milhões, que devem ser cobrados no segundo trimestre. Independentemente dos pagamentos destes projetos, o aumento do endividamento líquido de US$ 30 milhões é principalmente devido ao resultado de contas a receber mais altas motivadas principalmente pelo aumento do volume de unidade na América do Norte para o primeiro trimestre. A empresa continua a gerir bem os níveis de estoque.

Perspectivas para o segundo trimestre de 2016 para as operações continuadas da América do Norte, América Latina e Europa

“No segundo trimestre, esperamos melhorar sequencialmente os volumes sazonais e mais benefícios de iniciativas de reestruturação e melhoria de negócios, parcialmente compensados pelo abrandamento do desempenho do nosso projeto submarino em regime turnkey. Somos incentivados pela demanda experiente em nossos mercados finais de serviços públicos, construção não residencial e comunicações para iniciar o ano enquanto o volume por unidade recuperou acentuadamente após a suave conclusão de 2015. No entanto, a demanda em nossos mercados finais, especificamente mineração, petróleo e gás, permanece fraca. Enquanto o ambiente operacional continua a ser um desafio, detectamos algum otimismo na nossa base de clientes e demanda do mercado final é consistente com as nossas expectativas à medida que pensamos sobre o primeiro semestre de 2016. Estamos muito empolgados com o progresso que estamos fazendo à medida que nos concentramos na mobilização do nosso roteiro estratégico e execução das melhorias operacionais e nos negócios", McDonnell concluiu.

Estima-se que as receitas do segundo trimestre fiquem a faixa de US$ 950 milhões a US$ 1.000 milhão. O volume por unidade está previsto para ficar estável acima de meio dígito sequencialmente. A receita operacional ajustada está prevista para ficar na faixa de US$ 40 a US$ 55 milhões no segundo trimestre. O lucro ajustado por ação deverá ficar na faixa de US$ 0,15 a US$ 0,35 por ação no segundo trimestre. Não há previsão de impacto material no movimento do preço de metais na perspectiva do segundo trimestre que pressupõe que os preços do cobre (COMEX) e alumínio (LME) fiquem em US$ 2,25 e US$ 0,70 respectivamente. Estima-se que as taxas de câmbio em moeda estrangeira se mantenham constantes na perspectiva do segundo trimestre. A perspectiva para o primeiro trimestre não inclui os resultados operacionais da África e região Ásia-Pacífico.

Medidas financeiras não-GAAP

A receita operacional ajustada de operações continuadas (definida como lucro operacional de operações continuadas antes de encargos extraordinários, não recorrentes ou não usuais e outros itens determinados), os lucros ajustados por ação de operações continuadas (definido como o lucro diluído por ação de operações continuadas antes de encargos extraordinários, não recorrentes ou não usuais e outros itens determinados) e a dívida líquida (definida como a dívida de longo prazo, mais a parcela atual da dívida de longo prazo menos o caixa e equivalentes do caixa) são “medidas financeiras não-GAAP”, como definido sob as regras da Securities and Exchange Commission (Comissão de Valores Mobiliários) As receitas ajustadas dos metais, o lucro operacional ajustado, e o retorno sobre as vendas ajustadas de metais de forma segmentada, as medidas financeiras não-GAAP, também são aqui fornecidas. Consulte "Informações por segmento".

Estas medidas financeiras não-GAAP definidas pela empresa excluem dos resultados divulgados os itens que a administração acredita que não sejam indicativas do desempenho atual e estão sendo aqui fornecidas por serem consideradas úteis pela administração na análise do desempenho operacional da empresa e por serem compatíveis com a forma como a administração analisa nossos resultados operacionais e as tendências subjacentes dos negócios. O uso destas medidas financeiras não-GAAP pode estar inconsistente com medidas similares apresentadas por outras empresas e estas devem ser apenas utilizadas em conjunto com os resultados informados pela empresa, de acordo com os princípios GAAP. Os resultados ajustados, para períodos anteriores ao quarto trimestre de 2015, refletem a remoção do impacto das nossas operações na Venezuela de modo independente. A partir do final do terceiro trimestre de 2015, desconsolidamos nossa filial na Venezuela e passamos a ser responsáveis por nossos investimentos nesta filial usando o método de custo para contabilização. O endividamento líquido e alguns resultados históricos das nossas operações na Venezuela realizados de modo independente estão divulgados na Apresentação para Investidores do primeiro trimestre de 2016, disponível no site da empresa. Os resultados ajustados e a orientação do segundo trimestre de 2016 refletem a eliminação dos resultados operacionais de operações continuadas na Ásia-Pacífico e África, já que estamos no processo de desinvestimento destas operações e, portanto, não é possível prever os montantes de qualquer receita ou despesas operacionais que podemos incorrer. Para fins contábeis, as operações atuais na região Ásia-Pacífico e na África (que consistem principalmente de negócios localizados na África), não preenchem os requisitos para serem apresentadas como operações descontinuadas.

Com relação às receitas estimadas da empresa para o segundo trimestre de 2016, a empresa não pode fornecer uma conciliação de medidas financeiras não-GAAP porque ela não fornece orientação específica para os vários encargos extraordinários, não recorrentes ou não usuais e outros determinados itens. Esses itens ainda não ocorreram, estão fora do controle da empresa e/ou não podem ser razoavelmente previstos. Em consequência disso, a conciliação das medidas de orientação não-GAAP para princípios GAAP não está disponível sem esforço razoável e a empresa não pode abordar a importância provável das informações indisponíveis.

Uma reconciliação do lucro operacional GAAP de operações continuadas e o lucro por ação de operações continuadas para o lucro operacional ajustado de operações continuadas, além do lucro por ação de operações continuadas são apresentados a seguir:

1.º trimestre   4.º trimestre

2015(1)

Em milhões, exceto valores por ação

Lucro por ação
De operações continuadas $ 15,3 $ (0,17 ) $ 16,2 $ (0,69 ) $ (36,4 ) $ (0,91 )
Ajustes para conciliar Lucro operacional/Lucro por ação
Despesas de juros de dívida conversível não monetária - 0,01 - 0,01 - 0,01
Prejuízo (ganho) de mercado sobre instrumentos derivativos - (0,04 ) - 0,01 - 0,08
Encargos com reestruturação e indenizações 14,1 0,19 17,2 0,23 15,3 0,23
Custos legais e de consolidação 5,8 0,08 7,4 0,10 7,3 0,11
(Lucro) perda sobre venda de ativo - - (0,9 ) (0,01 ) - -
Acréscimo Lei Sobre Práticas de Corrupção no Exterior (FCPA) - - - - 4,0 0,08
Venezuela (lucro)/prejuízo(2) - - 5,1 0,59 - -
Operações continuadas (lucro)/prejuízo – Ásia-Pacífico e África(3)   6,4   0,12     3,4     0,11     38,0     0,45
Total de ajustes   26,3   0,36     32,2     1,04     64,6     0,96
Ajustado $ 41,6 $ 0,19   $ 48,4   $ 0,35   $ 28,2   $ 0,05
NOTA:   A tabela acima reflete uma alíquota fiscal,efetiva ajustada de 50% e 40% para 2016 e 2015, respectivamente
(1) Reclassificado para refletir a apresentação das operações descontinuadas
(3) O quarto trimestre de 2015 reflete o impacto do custo de imparidade de ativos não monetários de US$ 30,6 milhões para os negócios da empresa na Argélia

Teleconferência e apresentação para investidores

A General Cable discutirá os resultados do terceiro trimestre em uma teleconferência a ser transmitida ao vivo às 8h30, ET, no dia 28 de abril de 2016. O webcast ao vivo da teleconferência da empresa estará disponível apenas no modo escuta e pode ser acessado através da página Relações com Investidores em nosso site: www.generalcable.com. Também disponível em nosso site uma cópia da Apresentação para Investidores que será mencionada durante a teleconferência.

General Cable Corporation (NYSE:BGC), uma empresa listada na Fortune 500, é líder global no desenvolvimento, projeto, fabricação, comercialização e distribuição de sistemas e produtos em fios e cabos de cobre, alumínio e fibra óptica para os mercados de energia, industriais, especializados e de comunicações. Visite nosso site: www.generalcable.com.

Ressalvas com relação às declarações prospectivas

Algumas declarações neste comunicado à imprensa são declarações prospectivas que envolvem riscos e incertezas, preveem ou descrevem eventos ou tendências futuras e que não se relacionam exclusivamente aos fatores históricos. As declarações prospectivas incluem, entre outros, as expectativas expressas quanto ao seguinte: “acreditar”, “esperar”, “poder”, “dever”, “prever”, “pretender”, “estimar”, “projetar”, “planejar”, “presumir”, “tentar” e expressões semelhantes, embora nem todas as declarações prospectivas contenham essas palavras de identificação. Os resultados reais podem ser materialmente diferentes dos resultados discutidos nas declarações prospectivas em vista de vários fatores, riscos e incertezas sobre muitos dos quais não temos controle. Esses fatores incluem, dentre outros: força econômica e natureza competitiva dos mercados geográficos que a Empresa atende; nossa competência para aumentar a capacidade de fabricação e produtividade; nossa capacidade de aumentar nossos preços de venda durante períodos de elevação de custos de matérias-primas; nossa capacidade de atender e satisfazer todos os requisitos sob nossa responsabilidade, além de manter linhas de crédito nacionais e internacionais; nossa capacidade de estabelecer e manter controles internos; o impacto de julgamentos ou afirmações futurísticas inesperadas de queixas e litígios; impacto das flutuações de câmbio; conformidade com as leis estrangeiras e dos EUA, incluindo a Foreign Corrupt Practices Act [Lei Sobre Práticas de Corrupção no Exterior dos EUA]; nossa capacidade alcançar as economias de custo, eficiências e outros benefícios almejados relacionados ao nosso programa de reestruturação e outras iniciativas estratégicas e outros riscos detalhados oportunamente nos arquivos da Empresa enviados para a Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”), incluindo, dentre outros, seu relatório anual no Formulário 10-K entregue para a CVM em 2 de março de 2015, bem como arquivos posteriores. Você não deve confiar demasiadamente nessas declarações prospectivas. A General Cable não assume e renuncia por meio desta qualquer obrigação, a menos que exigida pelas leis aplicáveis, de atualizar as declarações prospectivas em decorrência de novas informações, eventos futuros e outros fatores.

TABELAS PARA ACOMPANHAR

Demonstrações consolidadas de operações
(em milhões, exceto dados por ações)
(não auditadas)

Trimestre fiscal findo em
1.º de abril de 3 de abril de
2016 2015
Vendas líquidas $ 974,0 $ 1.171,1
Custo das vendas   867,9     1.057,4
Lucro bruto 106,1 113,7

Despesas gerais, administrativas e de vendas

88,9 97,5
Despesas de depreciação de fundo de comércio 1,6 -
Despesas de depreciação de ativos intangíveis   0,3     -
Lucro operacional (prejuízo) 15,3 16,2
Outras receitas (despesas) (1,4 ) (25,8 )
Receitas de juros (despesas):
Despesas de juros (21,5 ) (24,4 )
Receitas de juros   0,3     0,5
  (21,2 )   (23,9 )

Lucro (prejuízo) antes do imposto de renda (7,3 ) (33,5 )
Benefício (provisão) do imposto de renda (0,8 ) (1,4 )
Resultado da equivalência patrimonial das empresas afiliadas   0,1     0,2
Lucro líquido (prejuízo) de operações continuadas (8,0 ) (34,7 )
Lucro líquido (prejuízo) de operações descontinuadas, sem incluir impostos   3,6     (6,2 )
Lucro líquido (prejuízo) incluindo participações minoritárias (4,4 ) (40,9 )
Menos: lucro líquido (prejuízo) atribuível participações minoritárias   0,3     (2,8 )
Lucro líquido (prejuízo) atribuível aos acionistas ordinários da empresa $ (4,7 ) $ (38,1 )

Lucro (prejuízo) por ação de operações continuadas
Lucro (prejuízo) por ação ordinária - básico $ (0,17 ) $ (0,69 )
Média ponderada de ações ordinárias - básico   49,1     48,8

Lucro (prejuízo) por ação ordinária - presumindo diluição

$ (0,17 ) $ (0,69 )

Média ponderada de ações ordinárias - presumindo diluição

49,1     48,8

Lucro (prejuízo) por ação - Lucro líquido (prejuízo)
Lucro (prejuízo) por ação ordinária - básico $ (0,10 ) $ (0,78 )
Média ponderada de ações ordinárias - básico   49,1     48,8

Lucro (prejuízo) por ação ordinária - presumindo diluição

$ (0,10 ) $ (0,78 )

Média ponderada de ações ordinárias - presumindo diluição

49,1     48,8

Demonstrações consolidadas de operações
Informações por segmento
(em milhões)
(não auditadas)

Trimestre fiscal findo em
1.º de abril de   3 de abril de
2016 2015
Receitas (conforme divulgado)
América do Norte $ 538,2 $ 638,2
Europa 221,9 261,8
América Latina 155,0 205,3
Ásia-Pacífico e África   58,9   65,8
Total $ 974,0 $ 1.171,1

Receitas (ajustadas para metal) (1)
América do Norte $ 538,2 $ 579,8
Europa 221,9 243,8
América Latina 155,0 175,2
Ásia-Pacífico e África   58,9   57,0
Total $ 974,0 $ 1.055,8

Libras de metal vendidas
América do Norte 142,0 146,1
Europa 38,2 41,7
América Latina 55,1 68,4
Ásia-Pacífico e África   19,0   17,4
Total   254,3   273,6

Lucro operacional (prejuízo)
América do Norte $ 17,7 $ 29,6
Europa 7,7 5,9
América Latina (3,7) (15,9)
Ásia-Pacífico e África   (6,4)   (3,4)
Total $ 15,3 $ 16,2

Lucro operacional ajustado (prejuízo) (2)
América do Norte $ 31,5 $ 38,9
Europa 11,3 15,0
América Latina   (1,2)   (5,5)
Total $ 41,6 $ 48,4

Retorno sobre vendas ajustadas de metal (3)
América do Norte 5,9% 6,7%
Europa 5,1% 6,2%
América Latina -0,8% -3,1%
Total 4,5% 4,8%

Despesas de capital
América do Norte $ 7,0 $ 6,6
Europa 4,1 3,0
América Latina 3,1 5,6
Ásia-Pacífico e África   0,1   3,0
Total $ 14,3 $ 18,2

Depreciação e Amortização
América do Norte $ 10,9 $ 10,3
Europa 5,6 8,0
América Latina 4,1 5,2
Ásia-Pacífico e África   0,6   1,3
Total $ 21,2 $ 24,8

Receitas por principais linhas de produtos
Concessionária de energia elétrica $ 351,1 $ 390,3
Infraestrutura elétrica 279,7 343,5
Construção 172,9 218,3
Comunicações 114,5 138,0
Produtos laminadores de fios   55,8   81,0
Total $ 974,0 $ 1.171,1
(1) A receita ajustada de metal, uma medida financeira não-GAAP, foi fornecida visando eliminar uma estimativa da volatilidade dos preços do metal a partir da comparação das receitas de um período em relação ao outro.

(2) A receita operacional ajustada é uma medida financeira não-GAAP. A empresa está fornecendo a receita operacional ajustada em base de segmento, porque a administração acredita que é útil na análise do desempenho operacional do negócio e consistente com a forma como a administração revisa as tendências de negócio implícitas. Uma reconciliação do lucro operacional divulgado do segmento até o lucro operacional ajustado do segmento é fornecida no anexo da Apresentação para Investidores do primeiro trimestre de 2016, localizada no site da empresa.

(3) O retorno sobre as vendas ajustadas de metal foi calculado sobre a receita operacional ajustado

Balanços patrimoniais consolidados
(em milhões, exceto dados por ação)

Ativo