ZTE declara mais de RMB 100,1 bilhões em receitas em 2015

Fluxo de caixa operacional e dividendos pagos atingem picos históricos

SHENZHEN, China--()--A ZTE Corporation (“ZTE” ou o “Grupo”) (Código da ação H: 0763.HK / Código da ação A: 000063.SZ) anunciou hoje receitas operacionais totais de RMB 100,19 bilhões referentes ao ano encerrado em 31 de dezembro de 2015. Enquanto o fluxo de caixa operacional e os dividendos pagos atingiram picos históricos nos produtos 4G, cidades inteligentes e as tecnologias ICT emergentes tiveram receitas 23% maiores em comparação com 2014.

O Grupo declarou lucro líquido a ser distribuído aos acionistas de ações ordinárias da empresa listada de RMB 3,21 bilhões para 2015, com lucro básico por ação chegando a RMB 0,78. O fluxo de caixa operacional do Grupo foi de RMB 7,405 bilhões de acordo com PRC ASBE, representando um recorde histórico para o Grupo. Enquanto isso, o dividendo pago totalizou RMB 1,038 bilhões e foi o maior de todos em toda a história do Grupo.

O crescimento da receita refletiu o aumento das vendas dos produtos 4G e produtos de acesso ópticos nos mercados nacional e internacional, bem como produtos de transmissão óptica no mercado nacional. Os roteadores e dispositivos celulares de alta qualidade no mercado internacional, juntamente com os terminais familiares nos mercados nacional e internacional também apresentaram crescimento significativo. Um dos principais destaques de 2015 foi o rápido crescimento dos projetos da Cidade inteligente do grupo e dos centros de dados e unidades de negócios ICT, que são os principais pilares de sustentação da visão e estratégia de M-TIC da ZTE para oferecer soluções tecnológicas convergentes e inovação na era da banda larga móvel e Internet das Coisas.

A escalada dos lucros proporcionará uma proposta de pagamento de RMB 2,5 em dinheiro (antes dos impostos) para cada 10 ações detidas com base no número de ações detidas pelos acionistas (incluindo ações A e ações H).

Os gastos financeiros totais de 2015 foram significativamente reduzidos em comparação com o ano anterior, pois o Grupo aperfeiçoou o controle das despesas financeiras e sua estrutura de débitos. Enquanto isso, também foi relatado um crescimento substancial no fluxo de caixa líquido decorrente de atividades operacionais com relação ao ano anterior, acompanhando crescentes esforços do recebimento de receitas de vendas.

Destaques de 2015:

Em 2015, as operadoras nacionais ampliaram a escala de construção de redes 4G planejadas e instalações auxiliares após a emissão de licenças FDD-LTE. As operadoras estavam extremamente preocupadas e aumentaram os investimentos em computação na nuvem, internet das coisas, big data, cidade inteligene e roteadores de alta qualidade, embora os investimentos em equipamentos continuassem direcionados para os setores sem fio, transmissão, acesso e banda larga.

A tendência de aumento no investimento em equipamentos na indústria de telecomunicações global continuou em 2015, com enormes oportunidades para inovação fornecidas pela Indústria 4.0, Cidades inteligentes, informatização do setor médico, informatização do setor educacional, e-commerce móvel, modernização agrícola e outros desenvolvimentos.

A nívelo local, o Grupo declarou receita operacional de RMB 53,11 bilhões, representando 53% da receita operacional total do Grupo. A emissão das licenças FDD-LTE, “Internet+” e a corrida para atualizações de fibra óptica direcionaram mais crescimento nos investimentos em equipamentos 4G e redes de banda larga. Enquanto isso, o Grupo também ampliou vigorosamente seus serviços de computação na nuvem e Big data, Cidades inteligentes e roteadores de alta qualidade.

Com relação ao mercado internacional, o Grupo declarou receita operacional de RMB 47,08 bilhões, representando 47,0% da receita operacional do Grupo. O Grupo continuou implementando sua estratégia com foco em nações populosas e nas principais operadoras, aprofundando as parcerias com as principais operadoras do mercado global para ajudá-las a agregar valor através de aplicativos on-line. A estratégia do operador global do Grupo direcionada para as 125 maiores operadoras gerou mais de 25,2% de crescimento em receitas provenientes das maiores operadoras da Europa e EUA. Na Europa, parcerias significativas e iniciativas foram celebradas com a Telefonica da Espanha, Hutchison Drei da Áustria, Telenor da Noruega e a holandesa VimpelCom.

Durante o ano, o Grupo declarou uma receita operacional de RMB 57,22 bilhões para redes de operadoras. A receita operacional de empresas governamentais e privadas chegou a RMB 10,50 bilhões. A receita operacional do nicho de consumo representou RMB 32,47 bilhões.

Redes de operadoras

Com relação às redes de operadoras e produtos sem fio, o Grupo persistiu na priorização e entrada nos mercados de alto nível da Europa e América do Norte, com inovações de ponta nas tecnologias Massive MIMO, Cloud Radio, QCell, UBR e Magic Radio. O Grupo também fez avanços significativos na pesquisa das principais tecnologias 5G e implementou com sucesso sua tecnologia pré-5G comercialmente pronta. A ZTE fez parcerias de sucesso com a China Mobile, Softbank, Deutsche Telekom, Orange, KT Corporation e U Mobile nas iniciativas 5G e pré-5G.

Em relação aos produtos para comunicação com fio e óptica, o Grupo manteve um crescimento estável graças aos esforços dedicados em inovação de produto e operações de soluções. O crescimento também resultou de melhorias contínuas na competitividade do produto, liderança em termos de novas categorias tecnológicas, desenvolvimento de mercado global otimizado e estratégia reforçada com foco em nações populosas em nas principais operadoras.

Empresas governamentais e privadas

Em relação a computação na nuvem e tecnologias ICT emergentes, o Grupo fortaleceu seu departamento de P&D e investimentos em RCS, Big Video, computação na nuvem, Big Data e Internet das Coisas como elementos centrais da estratégia principal M-TIC. O estabelecimento de centros de dados nos mercados nacional e doméstico foi acelerado e alcances inovadores foram conquistados na pesquisa de desenvolvimentos de ponta, como as soluções Big Video e os sistemas de Q&A inteligentes.

Em busca das oportunidades trazidas pela digitalização global, construção de Cidades inteligentes, “Internet+” e segurança de informação autônoma e controlável, a ZTE atingiu rápido crescimento em setores como finanças, internet, nova energia, transporte e Cidades inteligentes.

Negócios de consumo

O Grupo persistiu na mudança do foco para produtos de consumo e uma mentalidade direcionada pela internet. As remessas de smartphones da ZTE atingiram mais de 56 milhões, com crescimento de 16% ao ano, sendo que as remessas internacionais tiveram crescimento superior a 70%, estabelecendo a liderança de mercado em vários dos principais países. Em 2015, a ZTE vendeu 15 milhões de smartphones nos EUA, crescimento superior a 30% ao ano, ficando entre os quatro principais fornecedores. A ZTE foi número um no mercado pago da Austrália, ficou em terceiro lugar na Rússia (10% de participação no mercado) e entre as 4-5 primeiras na Turquia, México e África do Sul.

Em relação aos terminais de aparelhos, o Grupo continuou com sua estratégia global elaborada e a levou para novos horizontes com um forte foco nas principais nações, produtos refinados, melhoria de canal, definição de marca, controle de qualidade do produto e construção de equipes, enquanto ainda prestou bastante atenção na experiência do consumidor e direcionou vigorosamente a transformação.

Projeção para 2016

“Conexões múltiplas e ultra banda larga” serão as novas marcas registradas da era M-TIC que é direcionada pela interconexão móvel de todas as coisas. O desenvolvimento da indústria de telecomunicações tradicional será confrontado com o aumento das oportunidades, bem como desafios. Em relação às redes das operadoras, a maior sofisticação das tecnologias 4G proporcionou um reforço tremendo para as demandas de usuários relacionadas aos terminais móveis inteligentes e todos os tipos de aplicativos móveis que, em troca, direcionaram as exigências de investimento na indústria de telecomunicações. Enquanto isso, os conceitos da evolução de operações e redes de telecomunicações, como “acesso ubíquo, rede elástica e serviços digitais” estão por baixo da transformação das operadoras de telecomunicações em operadoras de informações.

Estes desenvolvimentos apresentarão novas oportunidades para a ZTE e a indústria como um todo. Com relação às empresas governamentais e privadas, a revolução das informações foi desencadeada pelas novas tendências tecnológicas, como computação na nuvem, Internet das Coisas, Big Data e desenvolvimento da “Internet+” na China. Além disso, a ênfase do governo em segurança da informação, bem como a velocidade acelerada da construção de cidades inteligentes, digitalização do transporte ferroviário e informatização do setor energético, também apresentarão novas oportunidades de desenvolvimento.

Considerando os desafios e oportunidades descritos acima, o Grupo vai buscar a “agregação de valor através da informação pelo nivelamento das oportunidades presentes da era da reestruturação” em 2016, com foco em três principais direções estratégicas: “desenvolvimento profundo do mercado das operadoras; criação de valor nas empresas governamentais e privadas, integração e inovação no mercado de consumidores”, e direcionando o desenvolvimento empresarial em “novos setores”. A ZTE vai melhorar os esforços em inovação e transformação e continuar fortalecendo a gestão de projetos para promover diferenciais competitivos em M-TIC e garantir um desenvolvimento positivo e sustentável em longo prazo.

Sobre a ZTE

A ZTE é uma fornecedora de sistemas avançados de telecomunicações, dispositivos móveis e soluções de tecnologia corporativa para consumidores, operadoras, empresas e clientes do setor público. Como parte da estratégia de M-TIC da ZTE, a empresa está empenhada em proporcionar aos clientes inovações completas e integradas, a fim de oferecer excelência e valor à medida que os setores de tecnologia de informação e telecomunicações se convergem. Listada nas bolsas de valores de Hong Kong e Shenzhen (código de ações H: 0763.HK / código de ações A: 000063.SZ), os produtos e serviços da ZTE são vendidos a mais de 500 operadoras em mais de 160 países. A ZTE investe 10% da sua receita anual em pesquisa e desenvolvimento e tem posição de liderança em diversos órgãos internacionais dedicados a estabelecer padrões. A ZTE está comprometida com a responsabilidade social corporativa e é membro do programa "UN Global Compact" da ONU. Para mais informações, acesse www.zte.com.cn.

ZTE Corporation
Margrete Ma, +86 755 26775207