A A.M. Best afirma as classificações da IRB-Brasil Resseguros S.A.

OLDWICK, NOVA JERSEY--()--A A.M. Best afirmou o rating de solidez financeira A- (Excelente) e o rating de crédito de emissor “a-” do IRB-Brasil Resseguros S.A. (IRB) (Brasil), ambos em escala global, com perspectiva estável.

Os ratings refletem o forte perfil de negócios do IRB no mercado de resseguros brasileiro, o sólido desempenho financeiro em geral e a excelente capitalização de risco ajustado. Desde a abertura do mercado de resseguros no Brasil, o IRB detém com uma ampla margem a maior participação de mercado, apesar da competição intensa. Nos últimos anos, com a transição do mercado de resseguros brasileiro para um mercado mais aberto, o IRB tomou várias iniciativas tanto para manter a participação de mercado e a rentabilidade quanto para posicionar-se em direção à expansão além do Brasil e da América Latina. Embora essas iniciativas ajudarão a diversificar geograficamente a carteira de negócios do IRB, a expansão em novos mercados com diferentes níveis de exposição de subscrição traz consigo um certo grau de risco de execução. O IRB, bem como outros participantes de mercado, deve lidar com as difíceis condições macroeconômica e política atualmente vividas no Brasil.

O IRB teve sua privatização completada quando o governo brasileiro reduziu a sua participação e deixou de ser o único acionista controlador. A reestruturação deve dar ao IRB uma estrutura de gestão de risco mais eficaz, bem como melhorar a agilidade e a eficiência operacional. Em geral, o IRB continua a ter uma posição ímpar e forte no crescente mercado de (res)seguros brasileiro, juntamente com uma estratégia definida e um experiente quadro de funcionários para executar a sua expansão internacional. A A.M. Best reconhece que o IRB ainda está em um estado de transição e continuará a acompanhar de perto qualquer acontecimento.

Fatores que poderiam levar a uma perspectiva positiva ou a uma elevação do rating seriam a estabilização no crescimento dos prêmios, mantendo ao mesmo tempo uma sólida capitalização de risco ajustado e um forte desempenho operacional, assim como uma bem sucedida implementação do plano de expansão internacional da empresa.

Fatores que poderiam mudar a perspectiva para negativa ou rebaixar o rating seriam um declínio substancial na capitalização de risco ajustado ou no desempenho operacional. Outros fatores que poderiam contribuir para um movimento negativo no rating incluem perdas excepcionalmente grandes com subscrição ou investimentos quando comparados a seus concorrentes, uma falha na execução da estratégia de crescimento internacional da empresa, ou um rebaixamento no nível de risco-país do Brasil.

Este comunicado de imprensa refere-se a classificação (ões) que foram publicadas no website de A.M. Best. Para todas as informações deste comunicado de imprensa e as suas divulgações relevantes, incluindo os dados do escritório responsável pela emissão de cada uma das classificações individuais referenciadas neste comunicado, por favor veja a página de atividade recente de Rating da A.M. Best.

A.M. Best é a empresa mais antiga e de maior autoridade de ratings e fonte de informação do mundo. Para mais informações, visite www.ambest.com.

Copyright © 2016 pela A.M. Best Company, Inc. e/ou os seus afiliados.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Contacts

A.M. Best
Scott Mangan
Analista Financeiro Sênior
(908) 439-2200, ramal 5593
scott.mangan@ambest.com
ou
Greg Reisner
Vice-presidente Adjunto
(908) 439-2200, ramal 5224
greg.reisner@ambest.com
ou
Christopher Sharkey
Gerente de Relações Públicas
(908) 439-2200, ramal 5159
christopher.sharkey@ambest.com
ou
Jim Peavy
Vice-presidente assistente de Relações Públicas
(908) 439-2200, ramal 5644
james.peavy@ambest.com

Contacts

A.M. Best
Scott Mangan
Analista Financeiro Sênior
(908) 439-2200, ramal 5593
scott.mangan@ambest.com
ou
Greg Reisner
Vice-presidente Adjunto
(908) 439-2200, ramal 5224
greg.reisner@ambest.com
ou
Christopher Sharkey
Gerente de Relações Públicas
(908) 439-2200, ramal 5159
christopher.sharkey@ambest.com
ou
Jim Peavy
Vice-presidente assistente de Relações Públicas
(908) 439-2200, ramal 5644
james.peavy@ambest.com