GSMA Anuncia Diretrizes de Segurança para Dar Suporte ao Crescimento da Internet das Coisas

Apoiadas pela Indústria da Telefonia Móvel, Novas Diretrizes Delineiam a Abordagem Habitual da Segurança para Serviços de IdC

LONDRES--()--A GSMA anunciou hoje a disponibilidade de novas diretrizes concebidas para promover o desenvolvimento e implantação com segurança de serviços no crescente mercado de Internet das Coisas (IdC). O documento, ‘Diretrizes de Segurança de IdC da GSMA’, foi desenvolvido em consulta com a indústria de telefonia móvel e oferece aos provedores de serviços de IdC e ao ecossistema mais amplo de IdC consultoria prática sobre o combate às ameaças comuns à segurança cibernética, bem como questões de privacidade de dados associadas aos serviços de IdC.

O projeto recebeu o apoio e o suporte da indústria de telefonia móvel, incluindo operadoras de telefonia móvel como AT&T, China Telecom, Etisalat, KDDI, NTT DOCOMO, Orange, Telefónica, Telenor e Verizon, bem como fornecedores e parcerias de infraestrutura como 7Layers, Ericsson, Gemalto, Morpho, Telit e u-blox.

“Como bilhões de aparelhos ficam conectados na Internet das Coisas, oferecendo novos serviços inovadores e interconectados, aumenta a possibilidade de vulnerabilidades potenciais”, disse Alex Sinclair, Diretor de Tecnologia da GSMA. “Isto pode ser superado se a segurança de ponta de um serviço de IdC for considerado com cuidado pelo provedor de serviços quando planeja seu serviço e é implantada uma tecnologia apropriada e atenuante. Uma abordagem comprovada e robusta à segurança irá criar serviços confiáveis que são escalados conforme cresce o mercado.”

As Diretrizes de Segurança de IdC da GSMA foram concebidas para todos os participantes do ecossistema de IdC, incluindo provedores de serviços de IdC, fabricantes e desenvolvedores de aparelhos de IdC. Elas irão ajudar os provedores de serviços a criar serviços seguros ao delinear tecnologias e métodos para enfrentar ameaças potenciais, e como implementar os mesmos. Elas também estabelecem a necessidade de avaliação de riscos de todos os componentes de um serviço de IdC a fim de assegurar que sejam concebidas para coletar, armazenar e trocar dados com segurança, bem como atenuar com sucesso ataques à segurança cibernética. Recentemente, pediu-se a opinião de acadêmicos, analistas e outros especialistas da indústria sobre as diretrizes para assegurar que estas sejam as mais robustas possíveis.

“Há uma quantidade significativa de evidências de que já estão ocorrendo ataques cibernéticos no florescente espaço de IdC. Se não forem tratados de modo adequado, estes ataques provavelmente irão inibir o crescimento e estabilidade da Internet das Coisas”, comentou Don A. Bailey, fundador e Diretor Executivo do Lab Mouse Security. “É imperativo que a indústria adote uma abordagem padrão para lidar com os riscos à segurança e sua atenuação, ajudando a assegurar que todo o ecossistema de IdC não esteja sujeito a fraudes, exposições de privacidade ou ataques que afetam a vida humana.”

As Diretrizes de Segurança de IdC da GSMA foram desenvolvidas através do programa ‘Connected Living’ da GSMA. O programa é concebido para auxiliar as operadoras a acelerar o fornecimento de novos aparelhos conectados e serviços no mercado M2M. Tem foco na condução da cooperação industrial, promovendo a regulação apropriada e otimizando redes para dar suporte ao crescimento da M2M no futuro imediato e na IdC a longo prazo.

As Diretrizes de Segurança de IdC estão disponíveis para baixar aqui www.gsma.com/connectedliving/IdC-security-guidelines.

-FIM-

CITAÇÕES DE OPERADORAS

AT&T

“A IdC trata de tornar mais inteligentes todas as coisas da sua vida. A segurança é suprema em tudo que é tocado e influencia nossas vidas quanto mais profunda é a IdC. Estas diretrizes são uma iniciativa vital ao compreender a visão de um ecossistema robusto e altamente seguro de IdC.”

- Cameron Coursey, Vice-Presidente de Desenvolvimento de Produtos em Soluções de IdC da AT&T.

ETISALAT

“A Internet das Coisas apresenta grandes oportunidades de agregar valor a empresários e clientes, mas a interconexão de sistemas e tecnologias heterogêneos aumenta a chance de expor áreas de vulnerabilidade. As Diretrizes de Segurança de IdC da GSMA compila as melhores recomendações práticas para desenvolvimento de serviços, as quais, se adotadas, irão minimizar as oportunidades de exploração com más intenções, e, por sua vez, irão reassegurar a confiança do mercado e facilitar a adoção maciça. Na Etisalat, buscamos utilizar as mesmas ao criar novas ou aumentar nossas ofertas existentes de serviço de IdC.”

- Ángel David García Barrio, Vice-Presidente de M2M, Etisalat.

KDDI

“A KDDI dá suporte às iniciativas da GSMA sobre segurança para Internet das Coisas e está disposta a contribuir para um desenvolvimento ainda maior da Sociedade Conectada, como a segurança automotiva.”

- Keiichi (Keith) Mori, Diretor Executivo e Gerente Geral da Divisão de Promoção de Convergência da KDDI.

ORANGE

“Uma vez que a tecnologia envolve e se adapta às novas oportunidades que serão realizadas através de coisas e objetos conectados, será o consumidor quem determine por último quais produtos e serviços terão sucesso. Os consumidores estão se tornando cada vez mais conscientes das vulnerabilidades da segurança e ameaças a suas próprias identidades digitais, e a proteção dos consumidores será uma consideração chave para adoção de serviços de IdC. A Orange dá as boas-vindas a estas diretrizes e recomendações da GSMA e as vê como cruciais para ajudar a definir o ecossistema de segurança que a indústria deve fornecer para construir a confiança de consumidores; a proteção de suas identidades digitais e a presença na Internet é parte inerente da solução que adquirem.”

- Mari-Noëlle Jégo-Laveissière, Diretora Executiva Sênior de Inovação, Marketing e Tecnologias da Orange

TELEFÓNICA

“Estas diretrizes se baseiam na longa experiência de comunicações seguras através de redes de celulares. A segurança de soluções de IdC é de extrema importância, e estes documentos representam um passo importante no suporte de nossos clientes para fornecer serviços seguros de ponta.”

- Vicente Muñoz Boza, Diretor de IdC da Telefónica

TELENOR

“Para permitir que a Internet das Coisas decole em sua trajetória, segurança e privacidade previstas, deve ser adotada em todo o ecossistema e incorporada desde o início. Estas diretrizes irão ajudar empresas estabelecidas e que iniciam suas atividades a implementar a segurança e a privacidade em seus processos para fornecer serviços e produtos seguros.”

- Jimmy Johansson, Diretor de Segurança da Informação e Privacidade da Telenor Connexion

CITAÇÕES DE PARCERIAS DE ECOSSISTEMA

7LAYERS

“Consideramos o lançamento das diretrizes de segurança de IdC da GSMA como uma grande conquista que nos fornece um modo prático de atender às demandas deste mercado em crescimento. As diretrizes não apenas descrevem ataques potenciais contra os sistemas de IdC, mas também fornecem uma metodologia para preveni-los o máximo possível. Isto é muito útil aos nossos clientes no ecossistema de IdC. A 7layers esteve envolvida nesta iniciativa da GSMA junto com outros especialistas da indústria desde o início. Embora esperemos que o aperfeiçoamento das normas de segurança de IdC continuem ao longo do tempo, consideramos as diretrizes da GSMA como uma importante referência que pode ajudar a estabelecer mais confiança em processos de Serviços Inteligentes.”

- Thomas Jaeger, Diretor de Desenvolvimento Empresarial Global da 7layers

ERICSSON

“A Internet das Coisas traz grandes oportunidades para inovação a partir de um ecossistema em crescimento de parcerias. Ao mesmo tempo, esta mudança rápida com mercado ágil prosperando com novas operadoras também introduz demandas complexas de segurança. A Ericsson tem cooperado ativamente por muito tempo no desenvolvimento e implementação de normas industriais. Acreditamos que as Diretrizes de Segurança de IdC da GSMA irão representar um importante papel na manutenção do nível de segurança requerido para avançar a IdC de modo significativo.”

- Ove Anebygd, Vice-Presidente e Chefe da Área de Soluções da Unidade de Negócios de OSS/BSS da Ericsson.

GEMALTO

“A Gemalto dá suporte e contribui ativamente para o desenvolvimento das melhores práticas industriais com as Diretrizes de Segurança de IdC da GSMA. Estas diretrizes irão ajudar operadoras de rede, provedores de serviços e fabricantes de aparelhos a avaliar de modo adequado as ameaças e os riscos como parte de uma abordagem de tipo ‘segurança por projeto’ em toda a cadeia de valor. Confiança e segurança agora são reconhecidas como fatores centrais de sucesso para a implantação de soluções de IdC.”

- Norbert Muhrer, Vice-Presidente Sênior de IdC da Gemalto

TELIT

“A segurança está emergindo como o tópico de discussão mais importante na IdC. A Telit dá as boas-vindas às iniciativas da GSMa relacionadas à IdC. Como participantes ativos no desenvolvimento das Diretrizes de Segurança de IdC, consideramos que elas são um passo crucial e estabelecem um patamar no qual soluções podem ser construídas. Estas diretrizes devem ser vistas como a base para segurança pertencente aos elementos mais críticos do ecossistema de IdC: etapas finais, serviços e rede.”

- Dr. Mihai Voicu, Diretor de Segurança da Telit

Sobre a GSMA

A GSMA representa o interesse de operadoras de telefonia móvel em todo o mundo, unindo quase 800 operadoras com mais de 250 empresas no ecossistema mais amplo de telefonia móvel, incluindo fabricantes de aparelhos e celulares, empresas de software, fornecedores de equipamentos e empresas de Internet, bem como organizações em setores industriais adjacentes. A GSMA também promove eventos com liderança industrial como o Congresso Mundial de Telefonia Móvel, Congresso Mundial de Telefonia Móvel de Xangai e as conferências da Série 360 de Telefonia Móvel.

Para mais informação, visite o site corporativo da GSMA: www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Para GSMA
Charlie Meredith-Hardy
+44 7917 298428
CMeredith-Hardy@webershandwick.com
ou
Assessoria de Imprensa da GSMA
pressoffice@gsma.com

Contacts

Para GSMA
Charlie Meredith-Hardy
+44 7917 298428
CMeredith-Hardy@webershandwick.com
ou
Assessoria de Imprensa da GSMA
pressoffice@gsma.com