Uganda implementa tecnologia biométrica para melhorar a transparência geral de processos eleitorais

LONDRES--()--Daqui a dez dias, em 18 de fevereiro, as eleições gerais serão realizadas em Uganda. A Comissão Eleitoral de Uganda formou uma parceria com a Smartmatic, empresa líder mundial em tecnologia de votação eletrônica, para utilizar uma solução de tecnologia de autenticação biométrica do eleitor que valida a identidade dos eleitores antes preencherem a cédula.

A Smartmatic desenvolveu um sistema central para armazenar e gerenciar os dados biográficos e biométricos de todos os eleitores cadastrados. Esse sistema, que será sincronizado com o banco de dados nacional de identidade de Uganda, realizará um controle de qualidade e verificações de integridade, e converterá todos os dados a um formato capaz de ser utilizado para processar os votos com precisão e agilidade no dia das eleições.

“O gerenciamento da identidade dos eleitores é uma tarefa fundamental em qualquer eleição. Graças a essa parceria, ofereceremos aos nossos operadores de campo a tecnologia, os serviços e o know-how necessários para garantir uma eleição bem-sucedida e transparente. Ao validar a identidade de cada eleitor via biometria de forma precisa e rápida, garantiremos o princípio de "um eleitor, um voto” em Uganda, afirmou o Sr. Sam Rwakoojo, secretário da Comissão Eleitoral de Uganda.

A Smartmatic irá fornecer e configurar todos os equipamentos e softwares para a execução da plataforma de verificação biométrica de eleitores, com a implementação de cerca de 30.500 dispositivos biométricos em trinta mil estações eleitorais. Além disso, estão sendo prestados os serviços de armazenamento, manutenção e envio dos equipamentos, gerenciamento de projetos e treinamento para as pessoas que trabalharão nas eleições e também aos funcionários eleitorais.

Com a tecnologia de verificação biométrica cada vez mais utilizada no mundo todo, Uganda é um dos muitos países a adotar medidas para o combate de uma das formas mais frequentes de fraude eleitoral: a falsificação de identidade do eleitor.

“Damos boas-vindas a oportunidades como esta para pôr em prática nossa experiência e o trabalho de nossos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento. A biometria é uma ferramenta extremamente eficiente para aumentar a transparência nas eleições e facilitar o gerenciamento das estações eleitorais. A apenas dez dias das eleições, temos o orgulho de ajudar Uganda a realizar este importante avanço”, declarou o Dr. Khodr Akil, vice-presidente de vendas da Smartmatic para a África.

Sobre a Smartmatic

Fundada nos EUA em 2000, o compromisso da Smartmatic com tecnologia inovadora e a democracia já ajudou a torná-la líder mundial no mercado de votações eletrônicas. Hoje, a Smartmatic fornece tecnologia e serviços a seis dos oito países pioneiros em automação eleitoral.

Smartmatic
Alice Macdonald, +44 7525149995