Panasonic desenvolve primeira*1 tecnologia 123dB de captura simultânea de amplo alcance dinâmico do setor usando sensor de imagem CMOS de filme fotocondutor orgânico

Difference of captured image between the conventional and the developed OPF CMOS image Sensor (Graphic: Business Wire)

OSAKA, Japão--()--A Panasonic Corporation anunciou hoje que desenvolveu uma nova tecnologia de amplo alcance dinâmico[1] que pode melhorar as capturas simultâneas de amplo alcance dinâmico[2] até cem vezes mais que os resultados convencionais, usando um sensor de imagem CMOS com um filme fotocondutor orgânico (OPF) *2.
Com um sensor de imagem CMOS OPF, a função de armazenamento de carga e a função de conversão fotoelétrica podem ser configuradas independentemente. Usando esta única característica do sensor de imagem CMOS OPF, pode-se evitar a superexposição em condições de luz brilhante sem tempo de distorção com objetos em movimento. Além disso, mesmo em condições de pouca luz, pode-se reproduzir uma imagem nítida e rica em texturas. Estas tecnologias permitem imagens de alta velocidade e alta precisão sem tempo de distorção em cenas de alto contraste. - mais -

Esta tecnologia de amplo alcance dinâmico, recentemente desenvolvida, permite imagens precisas e a reprodução de tons de cores mais ricos, mesmo em condições de alto contraste (cena em contraluz ou com iluminação de estúdio). Além disso, torna-se desnecessária a síntese de vários dados de exposição capturados em diferentes momentos, pois permite imagens precisas de objetos em movimento em alta velocidade. A tecnologia permite, assim, imagens de amplo alcance dinâmico, sensoriamento, alta velocidade e alta precisão.

Esta nova tecnologia oferece as seguintes vantagens.

1. Amplo ângulo de incidência (60 graus), alta sensibilidade, alta saturação e circuitos altamente funcionais devido a uma característica única de OPF que permite um OPF para conversão fotoelétrica e circuitos de leitura para serem independentes.
  2. A 123dB captura simultânea de amplo alcance dinâmico (100x mais ampla do que a dos sensores de silício de imagem comuns*3) ao mesmo tempo mantem o tamanho convencional de chip, devido à nossa "estrutura de captura simultânea" original.

Esta tecnologia de amplo alcance dinâmico inclui o seguinte.

1. Tecnologia OPF CMOS Image Sensor Design, onde a peça de conversão fotoelétrica e a peça de circuito podem ser desenhadas independentemente.
  2. Tecnologia Dual-Sensitivity Pixel com duas células de detecção de sensibilidade (uma para brilho; outra para sombra) em cada pixel, aproveita o desempenho de alta saturação e flexibilidade de uma configuração de sensibilidade do sensor de imagem OPF CMOS a fim de guardar uma captura simultânea de amplo alcance dinâmico.
  3. Tecnologia Capacitiva Coupled Noise Canceller que pode cancelar o ruído de recomposição de pixels para melhorar as características S/N[3] ao retratar objetos escuros.

A Panasonic possui 58 patentes japonesas e 44 em outros países (incluindo patentes pendentes) relacionadas com esta tecnologia.

A Panasonic apresentou algumas destas tecnologias na conferência acadêmica internacional: A Conferência Internacional de Circuitos em Estado Sólido (International Solid-State Circuit Conference, ISSCC) 2016 foi realizada em São Francisco de 31 de janeiro a 4 de fevereiro de 2016.

Notas
*1: Em 2 de fevereiro de 2016, com base nos dados disponíveis para a Panasonic.
*2: Usamos um filme fotocondutor orgânico (OPF) desenvolvido pela FUJIFILM Corporation.
*3: Comparação com o sensor de imagem CMOS de silício da Panasonic.

Sobre a Panasonic
A Panasonic Corporation é líder mundial no desenvolvimento de diversas tecnologias e soluções eletrônicas para os clientes nos setores de eletrônicos, habitação, automotivo, soluções corporativas e indústrias de dispositivos. Desde sua fundação em 1918, a empresa se expandiu globalmente e hoje opera 468 subsidiárias e 94 empresas associadas em todo o mundo, registrando vendas líquidas consolidadas de 7,715 trilhões de ienes para o ano encerrado em 31 de março de 2015. Empenhada na busca de novos valores através da inovação das linhas divisionais, a empresa emprega suas tecnologias para criar uma vida melhor e um mundo melhor para seus clientes. Para saber mais sobre a Panasonic: http://www.panasonic.com/global

Media Contacts:
Global Communication Department