Panasonic desenvolve tecnologia de obturador global altamente funcional e com saturação 10 vezes superior, controlando filme fotocondutor orgânico em um sensor de imagem CMOS

Captured images of a rotating propeller using different shutter modes (Graphic: Business Wire)

OSAKA, Japão--()--Panasonic Corporation anunciou hoje que desenvolveu uma nova tecnologia de obturador global altamente funcional para um sensor de imagem CMOS usando filme fotocondutor orgânico (OPF)*1. Esta tecnologia permite a captura do objeto em movimento em alta velocidade em cenas até 10 vezes mais brilhantes*2 no modo de obturação global. Com o sensor de imagem CMOS OPF, a função de armazenamento de carga e a função de conversão fotoelétrica podem ser definidas de forma independente. Utilizando esta característica única do sensor de imagem CMOS OPF, esta tecnologia resolve a degradação do sinal de saturação numa sensor de imagem convencional com função de obturador global. A direção de movimento pode ser detectada a partir do nível de sinal de um objecto numa imagem adquirida através de um controle fino da sensibilidade do obturador mudando a voltagem aplicada para OPF, que não pode ser realizada por sensores de imagem CMOS convencionais.

Esta tecnologia de obturador global altamente funcional recém desenvolvida contribui para a detecção de imagem em alta velocidade da movimentação de objetos sem a distorção da imagem que aparece em uma operação de obturação convencional sob condições muito brilhantes. Esperamos que esta tecnologia seja usada amplamente em aplicações de captura de movimento e que também seja estendida a outras aplicações consideradas difíceis de realizar-se sem um obturador global de alta saturação ou múltiplas exposições de sensibilidade variável.

A nova tecnologia oferece as seguintes vantagens.

1. Amplo ângulo de incidência (60 graus), alta sensibilidade, alta saturação e circuitos altamente funcionais devido à característica única de OPF, em que um OPF para circuitos de conversão fotoelétrica e leitura são independentes.
  2. Alta saturação de sinal até 10 vezes superior aos sensores de imagem convencionais com função de obturador global, devido à tecnologia de obturador global de conversão fotoelétrica controlada.

Este desenvolvimento baseia-se nas seguintes tecnologias novas

1. Tecnologia de projeto do Sensor de imagem CMOS (CMOS Image Sensor Design), onde a parte de conversão fotoelétrica OPF e a parte do circuito podem ser projetados de forma independente.
  2. Tecnologia de obturador global de conversão fotoelétrica controlada (Photoelectric Conversion Controlled Global Shutter) conseguida pelo controle da sensibilidade do filme fotocondutor orgânico.
  3. Tecnologia de exposição de sensibilidade múltipla variável (Variable Sensitivity Multiple Exposure) que pode detectar o movimento e sua direção mudando a sensibilidade de captura da imagem em cada quadro.

A Panasonic detém 60 patentes japonesas e 41 patentes no exterior (incluindo pendentes) relacionadas com esta tecnologia.

A Panasonic apresentou parte da pesquisa na Conferência Internacional de Circuitos em Estado Sólido (International Solid-State Circuit Conference, ISSCC) 2016 que foi realizada em São Francisco, EUA de 31 de janeiro a 4 de fevereiro.

Notas:
*1: Usamos um filme fotocondutor orgânico (OPF) desenvolvido pela FUJIFILM Corporation.
*2: Sinal de saturação por área de pixel em comparação com sensores de imagem CMOS baseado em silício convencional com função de obturador global.

Sobre a Panasonic
A Panasonic Corporation é líder mundial no desenvolvimento de diversas tecnologias e soluções eletrônicas para os clientes nos setores de eletrônicos, habitação, automotivo, soluções corporativas e indústrias de dispositivos. Desde sua fundação em 1918, a empresa se expandiu globalmente e hoje opera 468 subsidiárias e 94 empresas associadas em todo o mundo, registrando vendas líquidas consolidadas de 7,715 trilhões de ienes para o ano encerrado em 31 de março de 2015. Empenhada na busca de novos valores através da inovação das linhas divisionais, a empresa emprega suas tecnologias para criar uma vida melhor e um mundo melhor para seus clientes. Para saber mais sobre a Panasonic: http://www.panasonic.com/global

Media Contacts:
Global Communication Department