Toshiba desenvolve um conversor CC-CC com capacitor comutado de alta eficiência com ampla faixa de tensão de entrada para CI sem fio

TÓQUIO--()--A Toshiba Corporation (TOKYO:6502) anunciou hoje o desenvolvimento de um conversor CC-CC (entre correntes contínuas) com capacitor comutado no chip para circuitos internos (CI) sem fio que oferece até 95,8% de eficiência com uma ampla faixa de tensão de entrada de 0,85 a 3,6 V e uma ampla faixa de tensão de saída de 0,1 a 1,9 V. O conversor CC-CC amplia a vida útil da bateria de dispositivos sem fio e suporta o uso de bateria de lítio de 3 V e de pilhas alcalinas de 1,5 V com o mesmo desenho. Esse avanço foi anunciado em 2 de fevereiro na Conferência Internacional de Circuitos no Estado Sólido da IEEE de 2016 (International Solid-State Circuits Conference, ISSCC) em San Francisco, Califórnia.

Muitos CIs sem fio atuais possuem conversores CC-CC embutidos, em vez de reguladores LDO para reduzir o consumo de energia dos CIs. Mas os conversores CC-CC baseados em indutor convencionais exigem um indutor relativamente volumoso e caro. Recentemente, os conversores CC-CC baseados em capacitor ganharam atenção devido à capacidade de oferecer um módulo compacto e de baixo custo. Contudo, os conversores CC-CC com capacitor comutado oferecem alta eficiência apenas em faixas de tensão de entrada e de saída limitadas, já que se baseiam em uma taxa de conversão discreta; os conversores CC-CC baseados em indutor apresentam uma taxa de conversão contínua. As técnicas convencionais solucionam essa questão conectando várias unidades de capacitores comutados em série, mas isso acarreta penalidades de eficiência.

A Toshiba solucionou o tema desenvolvendo uma nova topologia unificada de capacitor comutado com três capacitores e uma arquitetura de controle de múltiplos interruptores, atingindo dessa forma várias taxas de conversão. Alternado entre as configurações adequadas dos capacitores, esse conversor CC-CC com capacitor comutado oferece até 95,8% de eficiência com uma ampla faixa de tensão de entrada de 0,85 a 3,6 V e uma ampla faixa de tensão de saída de 0,1 a 1,9 V. Além disso, ele suporta conversões de energia elevadoras e abaixadoras, sendo capaz de oferecer dois canais de tensão de saída regulada.

A Toshiba continuará desenvolvendo pesquisas sobre essa tecnologia para oferecer módulos de dispositivos sem fio mais finos e de menor custo, e planeja aplicar o capacitor comutado em CIs sem fio de baixa energia com lançamento previsto para daqui a três anos.

Sobre a Toshiba

A Toshiba Corporation, uma empresa Fortune Global 500, canaliza recursos de nível internacional em sistemas e produtos eletrônicos e elétricos avançados em cinco áreas comerciais estratégicas: Energia e Infraestrutura, Soluções Comunitárias, Sistemas e Serviços de Assistência Médica, Dispositivos e Componentes Eletrônicos e Produtos e Serviços de Estilo de Vida. Guiada pelos princípios do Compromisso Básico do Grupo Toshiba, "Comprometido com as pessoas, comprometido com o futuro", a Toshiba promove operações globais e está contribuindo para a realização de um mundo no qual as próximas gerações possam viver melhor.

Fundada em Tóquio em 1875, a Toshiba de hoje está no centro de uma rede global de mais de 580 empresas consolidadas, com mais de 199 mil funcionários em todo o mundo e vendas anuais que ultrapassam 6,6 trilhões de ienes (US$55 bilhões).
Para saber mais sobre a Toshiba, visite www.toshiba.co.jp/index.htm

Toshiba Corporation
Semiconductor & Storage Products Company